Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Padrão de Projeto Decorador é formado por uma hierarquia de classes cuja classe mais genérica representa um componente ou um componente abstrato. Para o padrão ser útil, essa classe deve ser diretamente especializada em, pelo menos, outras duas classes que representam um(a)
componente cliente e um componente adaptador
componente cliente e um decorador
componente concreto e um decorador
componente concreto e um componente adaptador
instância única e um decorador
I - P , II - S , III - R
I - R , II - Q , III - S
I - S , II - Q , III - P
I - R , II - P , III - Q
I - S , II - P , III - Q
Ainda existem muitos projetos de software que atrasam, ultrapassam o orçamento e não produzem software que atenda às necessidades do cliente.
PORQUE
Não existem métricas de software padronizadas e universalmente aceitas, e, colocar mais homem/hora em um projeto atrasado, pode atrasar ainda mais a construção desse software.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Na Engenharia de Software, os requisitos que descrevem o comportamento externo do sistema, estabelecendo uma descrição detalhada das funções, dos serviços e das restrições operacionais do referido sistema, são os requisitos
funcionais
externos
de sistema
do usuário
não funcionais
A abordagem multidimensional, também chamada de modelo estrela no Brasil, tem esse nome porque sua representação considera uma tabela central, conhecida como tabela fato, e tabelas ao seu redor, conhecidas como tabelas dimensão. Uma das importantes características da abordagem multidimensional é
ter número de ocorrências em uma tabela dimensão maior que o número de ocorrências na tabela fato.
ser mais flexível que o modelo relacional.
ser organizada de acordo com os requisitos dos usuários e requisitos de processamento.
que, quando mais de uma tabela dimensão é utilizada, o modelo também é chamado de modelo floco de neve ou snowflake.
servir igualmente múltiplos grupos de usuários diversos.
Em um projeto, a quantidade de tempo total que uma determinada atividade pode atrasar sem prejudicar o início mais cedo de atividades imediatamente sucessoras é denominado folga
livre
total
parcial
integral
entre atividades
O Processo Unificado Rational (RUP) descreve uma abordagem disciplinada para alocar e gerenciar tarefas e responsabilidades durante o desenvolvimento de um sistema de software. Trata-se de uma recomendação do RUP
descrever os requisitos funcionais, os não funcionais e as regras do negócio do sistema através de um modelo de caso de uso.
organizar a arquitetura do sistema de software de acordo com cinco visões (views), que são: requisitos, análise, projeto, testes e implantação.
planejar em detalhes, na fase de iniciação, cada iteração das demais fases do desenvolvimento do sistema, o que envolve alocar recursos para cada uma dessas iterações.
verificar, de forma contínua, a qualidade do software em desenvolvimento, desde a fase de iniciação até a fase de transição.
tratar os requisitos mais arriscados mais tarde no desenvolvimento do projeto de modo a evitar a volatilidade dos mesmos.
Um modelador de banco de dados foi incumbido de criar um modelo conceitual para a situação a seguir.
Representantes trabalham em empresas. Cada empresa usa o seu depósito particular, que armazena um conjunto de produtos. É preciso saber que representantes estão associados a que produtos.
Durante a modelagem inicial dessa situação, o modelador construiu o modelo conceitual abaixo, utilizando a notação do diagrama de classes da UML 2.0.
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir. A consulta Que representantes estão associados a que produtos é respondida pelo modelo conceitual apresentado.
PORQUE
A determinação de quais depósitos armazenam quais produtos pode ser respondida pelo modelo conceitual apresentado.
A esse respeito, conclui-se queas duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Uma das principais atividades do processo de teste de um ciclo de vida de um projeto qualquer é
projetar testes que tratem da especificação de procedimentos externos ao computador, tais como: captação das informações, identificação das partes interessadas e distribuição das saídas.
projetar o processo de teste criando casos de teste, rotinas de teste e, eventualmente, desenvolvendo programas que fazem o teste de forma automática.
analisar e definir testes através da manipulação de ferramentas de processos usadas especialmente para obtenção de requisitos de teste de software, tais como: CMMI, BPM e ISO 9001:2000.
produzir testes e o manual de especificação do uso do sistema que é utilizado para ensinar o usuário a manipular o produto final do software.
testar as unidade de software na fase de operação e manutenção do sistema e utilizar os resultados como métricas para eventuais ajustes em projetos anteriores.
Duas equipes de desenvolvimento de software diferentes obtiveram os seguintes resultados durante sua fase de teste:
- a equipe A encontrou 345 erros, por mês, nos testes de software de um sistema antes da entrega;
- a equipe B encontrou 184 erros, por semana, nos testes de software de um sistema antes da entrega.
Considerando-se que o mês de trabalho teve 30 dias e a semana 7 dias, tratando-se de indicadores de desempenho e avaliação,
o sistema da equipe A apresentou um índice de produtividade maior, pois a maior quantidade de erros, por mês, estaria ligada diretamente a mais linhas de código produzidas.
o sistema da equipe B apresentou um grau de confiabilidade melhor do que o sistema da equipe A.
o sistema da equipe B teve, necessariamente, um custo maior do que o sistema da equipe A.
a probabilidade de falha em próxima execução de um teste do sistema da equipe B, considerando-se que foram realizados 33 testes/dia, foi maior que 70%.
os pontos de função ajustados de cada sistema podem ser deduzidos em função dos erros por tempo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...