Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analisando os dados e as informações acima, conclui-se que a
empresa com maior gargalo e a empresa com menor qualidade são, respectivamente, a empresa M e a empresa N.
empresa com menor capacidade de mudança e a empresa com maior qualidade são, respectivamente, a empresa L e a empresa K.
empresa com maior capacidade de mudança e a empresa com menor gargalo são, respectivamente, a empresa N e a empresa M.
ordem das empresas a partir do maior valor de desempenho final, considerando o uso de pontos de função como medida do IP é L, K, N e M.
ordem das empresas a partir do menor valor de desempenho final, considerando o uso de linhas de código como medida do IP é N, L, M e K.
Em uma empresa de software, foram mapeados os processos a seguir.
Desenvolvimento Inicial de Software: processo em que, a partir de um Escopo Inicial de Projeto validado pelo cliente, será desenvolvido o Projeto do sistema. O Desenvolvimento Inicial de Software se inicia a partir do momento em que o Escopo Inicial do projeto esteja documentado, ajustado e aprovado. Esse processo vai ter duração flexível, de acordo com a complexidade do projeto.
Instalação de Infraestrutura: esse processo só é iniciado quando, ocasionalmente, se deseja montar um novo laboratório, ou uma nova sala de apoio da empresa. Ele utiliza o Documento de Infraestrutura gerado por um outro processo, que vai conter todos os dados de execução da montagem da infraestrutura. Sua duração vai depender do tipo de infraestrutura que se está pedindo: se for uma sala, a duração é de 1 semana, se for de um laboratório, será de 2 semanas.
Levantamento de Negócios: esse processo é cumprido pela equipe de vendas, que é fixa, e se destina a fazer um levantamento inicial de um sistema que foi vendido, produzindo um Escopo Inicial de projeto, que será validado pelo cliente ao final do processo; deve ser cumprido em até 2 semanas, independente da complexidade do sistema e inicia-se com um Documento de Viabilidade e um Contrato Inicial de Projeto, indicando que o cliente já acordou os termos desse projeto. Considere as afirmativas abaixo, que são resultados da análise sobre o que foi dito desses processos.
I - O processo de Desenvolvimento Inicial de Software faz parte do grupo de processos principais e críticos da empresa, pois influencia diretamente a satisfação do cliente e a operacionalização do produto da empresa e tem uma séria dependência do tempo, que faz com que haja impactos no resultado financeiro da empresa, caso gere atrasos.
II - O caso de a duração do processo de Instalação de Infraestrutura ser dependente do tipo de ambiente (sala ou laboratório) pode indicar que esse processo possui, na verdade, dois subprocessos principais: um relativo à Instalação de Infraestrutura de Sala e outro, à Instalação de Infraestrutura de Laboratório, sendo que a decisão de qual subprocesso seria ativado dependeria da entrada, que é o Documento de Infraestrutura .
III - Há uma indicação de que os processos de Desenvolvimento Inicial de Software e de Levantamento de Negócios sempre vão depender de forma direta do processo de Instalação de Infraestrutura, pois qualquer atraso em uma atividade do processo de Instalação de Infraestrutura pode paralisar o Levantamento de Negócios e atrasar o Desenvolvimento Inicial de Software e, deste modo, pode-se interpretar o processo de Instalação de Infraestrutura como um processo crítico.
IV - O Levantamento de Negócios é um processo paralelo ao processo de Desenvolvimento de Inicial de Software; a entrada de ambos os processos seria originária de um mesmo processo anterior e sua saída não influencia o processo de Desenvolvimento Inicial do Software (que não depende dela) e, pelo fato de sua duração e equipe serem fixas, gera menos impacto financeiro na empresa.
Está (estão) correta(s) APENAS a(s) alternativa(s)
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
No contexto da engenharia de software, o processo conhecido como engenharia de requisitos permite ao engenheiro de software
eliminar a volatilidade dos requisitos que foram levantados para o produto de software.
postergar a definição do escopo inicial do sistema para etapas posteriores do desenvolvimento.
realizar a Implantação da Função de Qualidade (IFQ), que corresponde a maximizar a qualidade do processo de software utilizado no desenvolvimento do produto de software já implantado.
remover as dependências entre os requisitos do sistema e as regras de negócio.
usar o modelo de casos de uso para especificar os requisitos funcionais do produto de software.
A análise do diagrama de classes em notação UML 2.0 apresentado acima indica que
há um erro de sintaxe, pois não foi especificado o sentido da navegação entre Y e X.
a quantidade de interfaces que Y implementa é 1 (um).
Y é subclasse de W.
objetos da classe T podem utilizar serviços oferecidos por objetos da classe Y.
objetos da classe Z criam objetos da classe Y.
Conforme proposto originalmente, o Processo Unificado é dividido em diversas fases, e em cada uma delas podem ser realizadas atividades de diferentes fluxos de trabalho (workflows), em diferentes proporções. A característica que NÃO se aplica a esse processo é ser
incremental.
iterativo.
centrado em arquitetura.
modelo prescritivo.
guiado por testes de aceitação.
O diagrama de sequência em notação UML 2.0 acima apresenta uma interação entre objetos das classes C1, C2, C3 e C4. Ao fazer a leitura considerando apenas as informações desse diagrama, verifica-se que, para determinado cenário da interação em questão,
a quantidade de mensagens enviadas pelo objeto da classe C2 é 2 (dois).
o envio de msg02 implica invocação de uma operação definida na classe C1.
o envio de msg03 resulta na execução iterativa de uma operação definida na classe C3.
os objetos apresentados no diagrama já existem antes do início da interação.
há o envio em paralelo de, pelo menos, duas mensagens.
O modelo de ciclo de vida em cascata
enfatiza a realização sequencial das atividades do desenvolvimento de um produto de software.
enfatiza a comunicação estreita com o cliente durante o desenvolvimento do produto de software.
envolve a ideia principal de criar um protótipo executável e, através de transformações sucessivas, chegar ao sistema completamente implementado.
envolve a análise dos riscos envolvidos no desenvolvimento dos requisitos identificados para produto de software.
recomenda a geração de versões incompletas do sistema, que podem ser passadas para o usuário final, o que permite a retroalimentação do processo de desenvolvimento.
Tanto no paradigma orientado a objetos quanto no paradigma estruturado, existem diversas técnicas úteis para averiguar se um sistema de software foi bem projetado. No primeiro, essas medidas são aplicáveis a classes, e no segundo, são aplicáveis a módulos. Quais, dentre os termos apresentados a seguir, são medidas de qualidade de projeto aplicáveis em ambos os paradigmas?
Fan-in, fan-out e herança.
Encapsulamento, herança e coesão.
Coesão, acoplamento e polimorfismo.
Fan-in, fan-out e acoplamento.
Coesão, acoplamento e polimorfismo.
Uma das características do Processo Unificado (Unified Process) é ser dirigido a casos de uso (use case driven). Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.
O modelo de casos de uso representa o comportamento de um sistema, conforme percebido do ponto de vista externo a esse sistema.
PORQUE
A construção do modelo de classes conceituais de um sistema pode usar como ponto de partida o modelo de casos de uso.
A esse respeito, conclui-se queas duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
No contexto da Engenharia de Software, a verificação e a validação são conjuntos de atividades que
envolvem o uso de inspeções técnicas, cujo objetivo é verificar características funcionais de um produto de software, tais como desempenho e usabilidade.
asseguram a inexistência de erros de lógica no códigofonte de um produto de software.
são de uso exclusivo entre si e correspondem a verificar se o produto de software que está sendo construído atende às expectativas do usuário.
são aplicadas após a finalização da etapa de projeto (design) e se limitam às etapas de implementação e de testes.
são opcionalmente auxiliadas por ferramentas CASE ou pela construção de protótipos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...