Questões de Ciência da Computação do ano 2011

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É comum, na Engenharia de Software, o uso de ferramentas de software que auxiliam na realização de diversas atividades do desenvolvimento. Nesse contexto, ferramentas de

  • A.

    refatoração auxiliam a modificação de uma região do código-fonte de um sistema, com o objetivo de alterar comportamento externo deste último.

  • B.

    análise estática do código permitem obter métricas de qualidade de um produto de software, tais como o grau de dependência entre seus componentes.

  • C.

    integração contínua são destinadas a automatizar a implantação do produto de software no ambiente de produção.

  • D.

    engenharia reversa são destinadas ao controle das diversas versões de um produto de software.

  • E.

    cobertura de código determinam em que grau o código- fonte de um sistema corresponde aos seus requisitos não funcionais.

No Projeto de Interfaces de software modelados e projetados segundo o paradigma da orientação a objetos, diversos artefatos da UML 2.0 são utilizados para a construção do mapa de navegação das telas. Um diagrama NÃO adequado a essa tarefa é o de

  • A.

    objetos.

  • B.

    implantação.

  • C.

    transição de estados.

  • D.

    atividades.

  • E.

    casos de uso.

Em Projeto de Interfaces de Software, estilos de interação são as formas por meio das quais os usuários se comunicam ou interagem com os sistemas computacionais. Dentre as formas abaixo, qual NÃO representa um estilo de interação de uma interface de software?

  • A.

    Linguagem de Comandos

  • B.

    Linguagem Natural

  • C.

    Linguagem Polimórfica

  • D.

    WIMP (Windows, Icons, Menus, and Pointers)

  • E.

    WYSIWYG (What You See Is What You Get)

Em Arquiteturas Orientadas a Serviços, os barramentos de serviços corporativos (ESB - Enterprise Service Bus) viabilizam a infraestrutura que permite usar os serviços em ambientes distribuídos. Entretanto, os ESB possuem características técnicas e conceituais que os distinguem, e, em função dessas diferenças, podem ser categorizados. Associe os tipos de conexão com suas possíveis implementações.

  • A.

    I – P , II – Q , III – R

  • B.

    I – Q , II – S , III – P

  • C.

    I – R , II – P , III – S

  • D.

    I – R , II – S , III – P

  • E.

    I – S , II – R , III – Q

A verificação de software é um processo mais abrangente que o processo de validação de software.

PORQUE

O objetivo da validação é assegurar que o sistema atenda às expectativas do cliente, enquanto que a verificação envolve testes de correção do produto.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

No contexto de qualidade de software e métricas de software, coesão e acoplamento são medidas

  • A.

    intramodulares, sendo a primeira inversamente proporcional, e a segunda proporcional à qualidade.

  • B.

    intramodulares e diretamente proporcionais à qualidade.

  • C.

    intramodular e intermodular, respectivamente, sendo a primeira proporcional, e a segunda inversamente proporcional à qualidade.

  • D.

    intermodulares e diretamente proporcionais à qualidade.

  • E.

    intermodular e intramodular, respectivamente, sendo a primeira proporcional, e a segunda inversamente proporcional à qualidade.

Nos diagramas de atividades UML 2.0 as interações com participantes externos são representadas através de:

  • A.

    conectores.

  • B.

    ações.

  • C.

    regiões de expansão.

  • D.

    transformações.

  • E.

    sinais.

Em UML 2.0 a caixa tracejada localizada no lado superior direito da caixa de classe na figura abaixo representa o conceito de:

  • A.

    template.

  • B.

    restrição.

  • C.

    relacionamento de classes.

  • D.

    interface.

  • E.

    mensagem.

O artefato definido no RUP (Rational Unified Process) que identifica as mudanças e os erros conhecidos em uma versão de um build ou em uma unidade de implantação que tenha sido disponibilizada para uso é denominado de:

  • A.

    notas de release.

  • B.

    plano de implantação.

  • C.

    plano de instalação.

  • D.

    plano de instalação.

  • E.

    plano de integração do build.

Sobre os padrões de projetos utilizados na arquitetura MVC (Modelo Visão Controle), é correto afirmar que os padrões Composite, Observer e Strategy são utilizados, respectivamente, nas camadas:

  • A.

    modelo, visão e controle.

  • B.

    visão, controle e modelo.

  • C.

    visão, modelo e controle.

  • D.

    modelo, controle e visão.

  • E.

    controle, visão e modelo.

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