Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:
Todos os requisitos das áreas de processo do Modelo de Referência (MR-MPS) estão presentes no CMMI-DEV.
O processo Gerência de Portfólio de Projetos, do MR-MPS encontra sua equivalência no PPQA (Process and Product Quality Assurance), do nível Gerenciado do CMMI-DEV.
Na área Organizational Training do CMMI-DEV, o processo Staff Acquisition encontra correspondência no processo Gerência de Recursos Humanos no nível E do MR-MPS.
O processo Knowledge Management, do nível 3 − Definido, do CMMI-DEV, não existe no MPS-BR.
No nível E do MR-MPS existe o processo Gerência de Reutilização que não existe no CMMI-DEV.
Os projetos da organização mostram que os processos são planejados e executados de acordo com as políticas estabelecidas; são contratadas, para os projetos, pessoas qualificadas que possuem os recursos adequados para a produção de saídas controladas. Tais definições, no CMMI, refletem o nível de maturidade:
1 − Initial.
2 − Managed.
3 − Defined.
4 − Quantitatively Managed.
5 − Optimizing.
Considere: I
II
. As informações e os dados relacionados ao uso dos processos padrão para projetos específicos existem e são mantidos.No MPS.Br,
I e II são resultados esperados, respectivamente, nos processos:Gerência de projetos; Avaliação e melhoria do processo organizacional.
Desenvolvimento para reutilização; Garantia da qualidade.
Desenvolvimento de requisitos; Projeto e construção do produto.
Análise de causas de problemas e resolução; Garantia da qualidade.
Definição do processo organizacional e avaliação; Melhoria do processo organizacional.
O CMMI-DEV (versão 1.2) dispõe de diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar processos de desenvolvimento. Um dos principais componentes da estrutura do CMMI é a Área de Processos, que se trata de
um conjunto de práticas inter-relacionadas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas em uma determinada área.
especificamente metas relacionadas a uma determinada área de processo, que descrevem o que deve ser realizado para assegurar que esta esteja efetivamente implementada.
metas comuns apenas, compartilhadas por múltiplas áreas de processo, que, quando atingidas dentro de uma área de processo específica, podem indicar se está sendo planejada e implementada de forma efetiva, replicável e controlada.
descrições das atividades consideradas importantes para atingir suas respectivas metas genéricas e que garantem a institucionalização efetiva, repetível e controlada das áreas de processo.
descrições das atividades consideradas importantes para o atendimento de suas respectivas metas específicas. Podem ser detalhadas em subpráticas e possuem como saídas os produtos de trabalho típicos.
O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) segue as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software para atender de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras. Sobre esse modelo, é correto afirmar que
foi criado no Uruguai para atender ao MERCOSUL e melhorado no Brasil pela Petrobras.
não possui forte interação Universidade-Empresa.
possui avaliação anual das empresas implantadas.
seu principal ponto fraco é não possuir compatibilidade plena com CMMI e com normas ISO/IEC.
possui sete níveis de maturidade, o que possibilita uma implantação mais gradual e adequada a pequenas empresas.
Representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade F do MPS.BR seja atingido pela organização:
Inovação e implantação na organização e Análise de causas e resolução.
Análise de decisão e resolução e Gerência de riscos.
Treinamento, avaliação e melhoria do processo organizacional, Definição do processo organizacional e Adaptação do processo para gerência de projeto.
Medição, Gerência de configuração, Aquisição e Garantia da qualidade.
Gerência de requisitos e Gerência de projetos.
Os modelos CMMI refletem os níveis de capacidade e os níveis de maturidade avaliados, respectivamente, numa escala de
1 até 5, para representação por estágio, e de 1 até 5, para representação contínua.
1 até 5, para representação contínua, e de 0 até 5, para representação por estágio.
1 até 5, para representação por estágio, e de 0 até 5, para representação contínua.
0 até 5, para representação contínua, e de 1 até 5, para representação por estágio.
0 até 5, para representação por estágio, e de 1 até 5, para representação contínua.
Quanto aos níveis especificados no CMMI (v1.2), é INEXISTENTE o:
Maturity Level 1: Initial.
Maturity Level 5: Optimizing.
Capability Level 0: Incomplete.
Capability Level 1: Performed.
Maturity Level 0: Incomplete.
Considere: I
II
. Aquisição.III
. Definição do Processo Organizacional.IV
. Gerência de Configuração.V
. Gerência de Recursos Humanos.VI
. Gerência de Reutilização.No MPS.BR, o nível de maturidade E
− Parcialmente Definido−
é composto pelos processos dos níveis de maturidadeanteriores (G e F), acrescidos dos processos que
constam APENAS de
I, II, V e VI.
II, III, IV e V.
III, IV, V e VI.
I, III, V e VI.
IV, V e VI.
Uma empresa de desenvolvimento de software, após passar por uma avaliação segundo o modelo CMMI v1.3, foi certificada no nível 2 de maturidade, na representação em estágios. Ao explicar a um cliente as vantagens de estar classificada no nível 2, um vendedor afirmou que a empresa é capaz de
I - desenvolver e manter uma capacidade de medida usada para apoiar as necessidades de informação da gerência;
II - estabelecer e gerenciar um projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e defi nido, que é adaptado ao conjunto de processos padronizados da organização;
III - gerenciar requisitos do produto e dos componentes do produto e assegurar o alinhamento entre esses requisitos e os planos de projeto e produtos de trabalho.
Considerando-se o nível de maturidade atingido pela empresa, qual(is) dos itens acima o nível certificado comprova?
I
II
I e II
I e III
II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...