Questões de Ciência da Computação do ano 2011

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Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:

  • A.

    Todos os requisitos das áreas de processo do Modelo de Referência (MR-MPS) estão presentes no CMMI-DEV.

  • B.

    O processo Gerência de Portfólio de Projetos, do MR-MPS encontra sua equivalência no PPQA (Process and Product Quality Assurance), do nível Gerenciado do CMMI-DEV.

  • C.

    Na área Organizational Training do CMMI-DEV, o processo Staff Acquisition encontra correspondência no processo Gerência de Recursos Humanos no nível E do MR-MPS.

  • D.

    O processo Knowledge Management, do nível 3 − Definido, do CMMI-DEV, não existe no MPS-BR.

  • E.

    No nível E do MR-MPS existe o processo Gerência de Reutilização que não existe no CMMI-DEV.

Os projetos da organização mostram que os processos são planejados e executados de acordo com as políticas estabelecidas; são contratadas, para os projetos, pessoas qualificadas que possuem os recursos adequados para a produção de saídas controladas. Tais definições, no CMMI, refletem o nível de maturidade:

  • A.

    1 − Initial.

  • B.

    2 − Managed.

  • C.

    3 − Defined.

  • D.

    4 − Quantitatively Managed.

  • E.

    5 − Optimizing.

Considere:

I. As descrições dos modelos de ciclo de vida a serem utilizados nos projetos da organização são estabelecidas e mantidas.

II. As informações e os dados relacionados ao uso dos processos padrão para projetos específicos existem e são mantidos.

No MPS.Br, I e II são resultados esperados, respectivamente, nos processos:

  • A.

    Gerência de projetos; Avaliação e melhoria do processo organizacional.

  • B.

    Desenvolvimento para reutilização; Garantia da qualidade.

  • C.

    Desenvolvimento de requisitos; Projeto e construção do produto.

  • D.

    Análise de causas de problemas e resolução; Garantia da qualidade.

  • E.

    Definição do processo organizacional e avaliação; Melhoria do processo organizacional.

O CMMI-DEV (versão 1.2) dispõe de diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar processos de desenvolvimento. Um dos principais componentes da estrutura do CMMI é a Área de Processos, que se trata de

  • A.

    um conjunto de práticas inter-relacionadas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas em uma determinada área.

  • B.

    especificamente metas relacionadas a uma determinada área de processo, que descrevem o que deve ser realizado para assegurar que esta esteja efetivamente implementada.

  • C.

    metas comuns apenas, compartilhadas por múltiplas áreas de processo, que, quando atingidas dentro de uma área de processo específica, podem indicar se está sendo planejada e implementada de forma efetiva, replicável e controlada.

  • D.

    descrições das atividades consideradas importantes para atingir suas respectivas metas genéricas e que garantem a institucionalização efetiva, repetível e controlada das áreas de processo.

  • E.

    descrições das atividades consideradas importantes para o atendimento de suas respectivas metas específicas. Podem ser detalhadas em subpráticas e possuem como saídas os produtos de trabalho típicos.

O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) segue as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software para atender de forma adequada ao contexto das empresas brasileiras. Sobre esse modelo, é correto afirmar que

  • A.

    foi criado no Uruguai para atender ao MERCOSUL e melhorado no Brasil pela Petrobras.

  • B.

    não possui forte interação Universidade-Empresa.

  • C.

    possui avaliação anual das empresas implantadas.

  • D.

    seu principal ponto fraco é não possuir compatibilidade plena com CMMI e com normas ISO/IEC.

  • E.

    possui sete níveis de maturidade, o que possibilita uma implantação mais gradual e adequada a pequenas empresas.

Representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade F do MPS.BR seja atingido pela organização:

  • A.

    Inovação e implantação na organização e Análise de causas e resolução.

  • B.

    Análise de decisão e resolução e Gerência de riscos.

  • C.

    Treinamento, avaliação e melhoria do processo organizacional, Definição do processo organizacional e Adaptação do processo para gerência de projeto.

  • D.

    Medição, Gerência de configuração, Aquisição e Garantia da qualidade.

  • E.

    Gerência de requisitos e Gerência de projetos.

Os modelos CMMI refletem os níveis de capacidade e os níveis de maturidade avaliados, respectivamente, numa escala de

  • A.

    1 até 5, para representação por estágio, e de 1 até 5, para representação contínua.

  • B.

    1 até 5, para representação contínua, e de 0 até 5, para representação por estágio.

  • C.

    1 até 5, para representação por estágio, e de 0 até 5, para representação contínua.

  • D.

    0 até 5, para representação contínua, e de 1 até 5, para representação por estágio.

  • E.

    0 até 5, para representação por estágio, e de 1 até 5, para representação contínua.

Quanto aos níveis especificados no CMMI (v1.2), é INEXISTENTE o:

  • A.

    Maturity Level 1: Initial.

  • B.

    Maturity Level 5: Optimizing.

  • C.

    Capability Level 0: Incomplete.

  • D.

    Capability Level 1: Performed.

  • E.

    Maturity Level 0: Incomplete.

Considere:

I. Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional.

II. Aquisição.

III. Definição do Processo Organizacional.

IV. Gerência de Configuração.

V. Gerência de Recursos Humanos.

VI. Gerência de Reutilização.

No MPS.BR, o nível de maturidade E Parcialmente Definido

é composto pelos processos dos níveis de maturidade

anteriores (G e F), acrescidos dos processos que

constam APENAS de

  • A.

    I, II, V e VI.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    III, IV, V e VI.

  • D.

    I, III, V e VI.

  • E.

    IV, V e VI.

Uma empresa de desenvolvimento de software, após passar por uma avaliação segundo o modelo CMMI v1.3, foi certificada no nível 2 de maturidade, na representação em estágios. Ao explicar a um cliente as vantagens de estar classificada no nível 2, um vendedor afirmou que a empresa é capaz de

I - desenvolver e manter uma capacidade de medida usada para apoiar as necessidades de informação da gerência;

II - estabelecer e gerenciar um projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e defi nido, que é adaptado ao conjunto de processos padronizados da organização;

III - gerenciar requisitos do produto e dos componentes do produto e assegurar o alinhamento entre esses requisitos e os planos de projeto e produtos de trabalho.

Considerando-se o nível de maturidade atingido pela empresa, qual(is) dos itens acima o nível certificado comprova?

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    I e II

  • D.

    I e III

  • E.

    II e III

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