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Ciência da Computação - Gestão do Escopo do projeto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao alinhamento estratégico de TI nas organizações, assinale a opção correta.
O planejamento estratégico da empresa causa impacto inexpressível no alinhamento estratégico da TI.
A etapa de identificação dos fatores críticos de sucesso da empresa é fundamento para a análise estratégica do negócio da organização como um todo, mas não é base, contudo, para a elaboração da estratégia de TI.
O alinhamento estratégico compõe o plano estratégico de TI, em virtude de, neste plano, serem definidos os objetivos de negócio e as estratégias para atingi-los.
A análise estratégica do negócio para TI é realizada mediante diversos procedimentos, entre os quais não se inclui a análise de planos táticos funcionais.
Alinhamento dinâmico consiste no processo por meio do qual é alterada a estratégia de TI em função da ocorrência de uma mudança aleatória na estratégia de negócios da empresa.
O Gerente de Projetos de Software aplica os conhecimentos, habilidades e ferramentas às atividades do projeto com o objetivo de garantir que o produto seja desenvolvido de acordo com os requisitos. A métrica de análise de Pontos de Função, de acordo com a norma ISO/IEC 20968,
auxilia o Gerente de Projetos de Software a estimar o esforço necessário e custo para o desenvolvimento de sistemas com a abordagem da análise estruturada de sistemas.
possibilita ao Gerente de Projetos de Software medir o esforço e qualidade necessários para desenvolver softwares, desde que esteja usando a análise orientada a objetos e os diagramas da UML.
classifica a contagem das funções do tipo dado em Entradas Externas (EE), Consultas Externas (CE) e Saídas Externas (SE), representando requisitos que gerem o armazenamento de dados do usuário.
define que os Arquivos Lógicos Internos (ALI) e os Arquivos de Interface Externa (AIE) são funções do tipo transição, os quais representam requisitos relacionados ao processamento.
auxilia o Gerente de Projetos de Software com técnicas para medir o esforço necessário para o desenvolvimento de um sistema, apoiando-o, também, no levantamento dos custos, análise de qualidade e análise de produtividade.
O modelo de planejamento de sistemas de negócio (BSP − business system planning) foi desenvolvido pela IBM e influenciou outros esforços de planejamento. Este modelo conta maciçamente com o uso de métricas na análise dos processos e dados, com o objetivo de desenvolver a arquitetura da informação. O BSP é uma abordagem de cima para baixo que começa com
os processos de negócio.
as estratégias de negócio.
a definição de bancos de dados.
a arquitetura da informação.
as classes de dados.
Uma maneira importante de classificar sistemas de informação é pela natureza das atividades que eles suportam. Esse suporte pode ser, entre outros, para atividades operacionais que dizem respeito às
tarefas automáticas, como testes unitários, varredura de antivírus, incluindo também atividades de tomada de decisão e governança.
atividades da gerência de nível médio como planejamento, organização e controle de curto prazo, incluindo resumos estatísticos e automação das decisões de rotina.
atividades ou decisões que lidam com situações que poderiam mudar significativamente como o negócio é feito, envolvendo apenas planejamento de longo prazo.
operações de alto risco, envolvendo sistemas críticos e de decisão imediata, como a operação de bolsas de valores.
operações diárias de uma organização, como atribuir tarefas a funcionários, registrar o número de horas que eles trabalham, ou fazer um pedido de compra.
O plano de continuidade do negócio deve
ter a mesma definição e desenvolvimento para todas as organizações e utilizar uma abordagem genérica, já que dessa forma poderá abranger todos os aspectos críticos que causam impactos negativos ao negócio.
ser eficiente e eficaz, ser mantido atualizado e ser testado periodicamente contando com a participação de todos os envolvidos.
ser do conhecimento apenas da alta administração que deve conhecer e aprovar as ameaças e riscos que estão fora do escopo do plano.
ser elaborado de forma que possibilite seu funcionamento em condições perfeitas, em nível otimizado, garantindo que não haja a possibilidade de incidentes que gerem impactos financeiros ou operacionais.
prever um plano para recuperação de desastre elaborado apenas em situações em que não haja perda de recursos, apesar da imagem da organização ser afetada, por exemplo, pela falha de um produto.
Sistemas de gestão integrada (ERP) têm sido adotados por muitas empresas como uma maneira de melhorar a administração corporativa e aumentar a integração dos dados. A implementação desses sistemas pode ser feita de várias maneiras, sendo que muitas empresas adotam a estatrégia BIG BANG.
Entre as vantagens dessa estratégia, inclui-se o(a)aprendizado com os erros das fases iniciais, que pode melhorar a implementação das fases subsequentes.
mudança contínua dos processos de TI, a qual se estende por um período longo de tempo.
complexidade da implementação de cenários de retorno (fallback), caso sejam necessários.
possibilidade de permitir que cada setor da empresa realize o processo de mudança de acordo com sua conveniência.
concentração dos esforços empresariais em um único período de tempo, com uma data de implementação conhecida e igual para todos.
A respeito de sistemas de informação corporativos integrados, afirma-se que tais sistemas
garantem a manutenção do fluxo existente de informações em uma empresa.
facilitam o processo de treinamento, pois utilizam o conhecimento tácito dos funcionários.
reduzem, consideravelmente, os prazos para implantação de sistemas.
representam uma redução significativa dos custos de implantação de sistemas de informação.
otimizam os processos operacionais nas empresas.
Estudiosos de Sistemas de Informação preconizam que muitas das soluções desenvolvidas para a área empresarial são combinações de questões pertinentes a três dimensões: tecnológica, organizacional e humana.
Nesse contexto, a capacidade do sistema projetado, a estrutura hierárquica da empresa, a avaliação e o monitoramento do trabalho dos funcionários são questões, respectivamente, referentes às dimensõestecnológica, organizacional e humana
tecnológica, humana e organizacional
organizacional, tecnológica e humana
organizacional, humana e tecnológica
humana, organizacional e tecnológica
Uma das definições de Coletar os Requisitos é dada pelo PMBOK 4ª edição, com a seguinte descrição:
documento pelo qual a empresa identifica marcos e métricas importantes para o processo de desenvolvimento das atividades de entrega de um produto, serviço ou resultado.
produto necessário para o cumprimento dos compromissos de entrega entre as gerências internas e externas da empresa.
processo de definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.
processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.
trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características especificadas pelos interessados.
Acoplamento é uma medida do número e da resistência
da extensão do procedimento.
das ligações entre classes.
das ligações entre procedimentos.
das relações entre atributos.
das ligações redundantes entre formas de processamento.
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