Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Com base nos termos empregados na programação orientada a objetos, a capacidade de interagir atributos de um objeto sem a necessidade de conhecer seu tipo denomina-se

  • A.

    agregação.

  • B.

    coesão.

  • C.

    encapsulamento.

  • D.

    generalização.

  • E.

    polimorfismo.

Em relação a projetos orientados a objetos, a restrição de multiplicidade

  • A.

    garante que uma classe seja utilizada na composição de múltiplos objetos.

  • B.

    descreve a quantidade de objetos que podem ser instanciados para uma determinada classe.

  • C.

    indica o número de instâncias de uma classe que participa da relação com as instâncias de outra classe.

  • D.

    expressa a possibilidade de composição de múltiplos atributos e métodos para um objeto.

  • E.

    reduz a complexidade, pois permite tratar múltiplos objetos como um único objeto.

Sobre orientação a objetos, considere:

I. A relação de herança permite modelar as similaridades inerentes a uma classe e também as diferenças especializadas que distinguem uma classe de outra.

II. Objetos com os mesmos atributos e operações possuem a mesma identidade, podendo ser referenciados por outros objetos.

III. A possibilidade de uma operação ter o mesmo nome, diferentes assinaturas e possivelmente diferentes semânticas dentro de uma mesma classe ou de diferentes classes é chamada de polimorfismo.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    II, apenas.

Na técnica da orientação a objetos, há um princípio em que uma operação com consequência bem definida pode ser tratada como uma entidade única por seus usuários, independente da operação ser verdadeiramente conseguida por meio de qualquer sequência de operações de nível inferior. Tal princípio constitui um(a)

  • A.

    encapsulamento

  • B.

    polimorfismo

  • C.

    herança

  • D.

    abstração de procedimentos

  • E.

    comunicação com mensagens

Há princípios essenciais para administrar a complexidade de um domínio de problemas na análise orientada a objetos. NÃO é um desses princípios a(s)

  • A.

    abstração

  • B.

    herança

  • C.

    normalização de sistemas

  • D.

    comunicação com mensagens

  • E.

    categorias de comportamento

Alguns desenvolvedores, ignorando princípios básicos de orientação a objetos, criam soluções arquiteturais que simulam o estilo puramente procedural. Tais soluções utilizam uns poucos objetos contendo a maioria dos algoritmos usados pela aplicação. Estes, por sua vez, são orbitados por inúmeros outros objetos, que se comportam como provedores de dados para os primeiros. Sobre a solução descrita, conclui-se que

  • A.

    o código resultante será de fácil compreensão, facilitando, assim, a sua modificação.

  • B.

    a portabilidade da aplicação para outras plataformas será favorecida, pois poucos objetos precisarão ser adaptados.

  • C.

    a solução irá apresentar baixa coesão, devido à concentração dos principais algoritmos em poucos objetos.

  • D.

    ela facilitará reutilização do código por outras aplicações, pois os algoritmos estão concentrados em poucos objetos.

  • E.

    ela irá apresentar um baixo grau de acoplamento, pois os objetos que concentram os principais algoritmos irão depender de muitos objetos provedores de dados.

Na programação orientada a objetos um elemento objeto é:

  • A.

    Uma estrutura dinâmica originada com base em uma classe.

  • B.

    Um método especial utilizado para definir o comportamento inicial de um objeto.

  • C.

    A utilização do código em classes com intuito do paradigma do reuso.

  • D.

    Um método especial executado quando o objeto é deslocado da memória.

Observe a figura ao lado e assinale a alternativa conforme os números.

  • A.

    1 – métodos, 2 – nome e 3 - atributos.

  • B.

    1 – métodos, 2 – atributos e 3 - nome.

  • C.

    1 - nome, 2 – métodos e 3 - atributos.

  • D.

    1– atributos, 2 - nome e 3 – métodos.

Para a emissão de laudo a respeito de ferramentas e outros itens utilizados na programação de um sistema de informação, o perito deve dispor de conhecimentos de diversas áreas. Com referência a esses conhecimentos, julgue os próximos itens.

Considere a figura abaixo, que ilustra o extrato de um diagrama de classes.

Em face desse diagrama, é correto afirmar que, caso não se saiba, a priori, se um funcionário da escola é professor ou apoio administrativo, o programa pode invocar o método calcularSalario(), por meio da superclasse FuncionarioDaEscola, e, em tempo de execução, a versão de subclasse será chamada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às linguagens de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.

Uma variável que não seja um parâmetro, declarada como do tipo de uma interface, pode referenciar qualquer objeto de qualquer classe que implemente a interface.

  • C. Certo
  • E. Errado
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