Questões de Ciência da Computação do ano 2015

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Preocupado com a continuidade da execução das atividades que são apoiadas por serviços de Tecnologia da Informação (TI), o Gerente de um Datacenter quer otimizar os recursos da sua infraestrutura de TI para que esta seja capaz de:

1 – ajustar seus componentes para que a demanda computacional seja distribuída o mais rápido possível pelos seus recursos físicos; e

2 – continuar executando suas funções quando um ou mais componentes falham.

Para isso, a infraestrutura de TI deve ser capacitada, respectivamente, com:

  • A. replication e mirroring;
  • B. scalability e switch-over;
  • C. high availability e swapping;
  • D. redundancy e striping;
  • E. load balancing e failover tolerance.

No contexto da WPF (Windows Presentation Foundation), o controle que pode conter coleções de objetos de tipos variados (tais como image e panel) compartilhando o mesmo espaço da tela é conhecido como:

  • A. DataGrid;
  • B. GridView;
  • C. Slider;
  • D. TabControl;
  • E. TreeView.

Considerando as definições apresentadas na literatura a respeito da governança de TI, é correto afirmar que o seu objetivo, ou foco central, consiste em

  • A. extinguir o departamento de TI da empresa, terceirizando todos os serviços relacionados.
  • B. garantir que a condução da TI da empresa apoie seus objetivos de atuação.
  • C. incentivar a contratação apenas de profissionais recém-formados.
  • D. proibir o uso de computadores pessoais e obrigar o uso exclusivo de tablets.
  • E. proibir o uso de software de baixo custo e de difícil manutenção.

Segundo a literatura, a função básica e o foco de trabalho de um preposto de uma empresa contratada para executar um contrato de TI é

  • A. cobrir as férias dos profissionais envolvidos na execução do projeto.
  • B. conferir a correção dos códigos fonte gerados pela equipe de desenvolvimento.
  • C. estar atualizado com as últimas novidades tecnológicas do mercado.
  • D. fazer a tradução dos documentos gerados para a língua inglesa.
  • E. fiscalizar e orientar os profissionais da empresa para um correto e pontual cumprimento do contrato.

O BABOK v2 define, em sua área de conhecimento Análise de Requisitos, a tarefa Organizar Requisitos. Nessa tarefa, uma das técnicas de análise recomendada é:

  • A. análise de riscos.
  • B. benchmarking.
  • C. brainstorming.
  • D. cenário e casos de uso.
  • E. dicionário de dados.

A responsabilidade pelas decisões relativas a TI em uma organização podem seguir modelos de acordo com quem as toma ou influencia estas decisões. O tipo de modelo e os responsáveis pelas decisões, está corretamente descrito em:

  • A. Monarquia de TI: dirigentes de primeiro escalão, individualmente ou em grupo, com ou sem a participação do CIO.
  • B. Duopólio: gerentes (ou executivos) de TI, juntamente com pelo menos um outro grupo (dirigentes ou gerentes de negócio).
  • C. Federativo: gerentes das áreas de negócio, responsáveis por processos ou seus prepostos, individualmente.
  • D. Monarquia de negócios: gerentes (ou executivos) de TI, individualmente ou em grupo.
  • E. Feudal: dirigentes de primeiro escalão, juntamente com pelo menos um outro grupo de gerentes (ou executivos) de TI.

Para implementar uma mudança de processo com sucesso, a organização deve

  • A. estar ciente que o gerenciamento contínuo de mudanças aumenta os riscos, podendo permitir que a organização perca competitividade pelo menos por um tempo.
  • B. comunicar as mudanças usando linguagem realista, criando atividades tangíveis e quantificáveis, ciente que o sofrimento é o elemento catalisador para iniciar a mudança.
  • C. saber que a introdução de uma nova ordem terá como inimigas todas aquelas pessoas que se saíram bem nas condições antigas e buscar demiti-las em momento oportuno.
  • D. identificar os agentes de mudança nos vários níveis da organização e planejar a mudança de todos eles de uma única vez.
  • E. contratar novos líderes que possam reajustar as pessoas em novas funções e reorganizar as equipes.

Os Tribunais elaboram seus Planejamentos Estratégicos de Tecnologia da Informação − PETIs como o primeiro desdobramento dos planejamentos estratégicos institucionais, o que demonstra o reconhecimento de que a tecnologia é um dos meios capazes de contribuir fortemente para a melhoria dos serviços prestados pelos Tribunais brasileiros. Estes PETIs devem

  • A. conter objetivo, metas e diretrizes de longo prazo associadas aos recursos de TI e recursos humanos disponíveis.
  • B. utilizar um framework de governança de TI reconhecido internacionalmente.
  • C. conter um resumo dos PETIs anteriores e das lições aprendidas.
  • D. utilizar um framework de gerenciamento de serviços de TI reconhecido internacionalmente.
  • E. conter, pelo menos, um indicador de resultado para cada objetivo estratégico.

Um analista da Manausprev está trabalhando em um processo do CobiT 4.1 que tem como objetivo estabelecer um programa e uma estrutura de gestão de projeto para o gerenciamento de todos os projetos de TI da organização. Essa estrutura assegurará a correta priorização e a coordenação de todos os projetos e incluirá um plano mestre, atribuição de recursos, definição dos resultados a serem entregues, aprovação dos usuários, divisão por fases de entrega, garantia da qualidade, plano de teste formal e uma revisão pós-implementação para assegurar a gestão de risco do projeto e a entrega de valor para o negócio.

O analista está trabalhando no processo

  • A. Gerenciar Projetos e Serviços, do domínio Gerenciar e Regulamentar − GR.
  • B. Gerenciar Projetos e Serviços, do domínio Monitorar e Avaliar − ME.
  • C. Gerenciar Projetos, do domínio Planejar e Organizar − PO.
  • D. Gerenciar Projetos, do domínio Adquirir e Implementar − AI.
  • E. Definir as Diretrizes de Tecnologia, do domínio Entregar e Suportar − DS.

Na busca por uma Administração pública que prime pela melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, torna-se essencial a realização de um bom planejamento de TI que viabilize e potencialize a melhoria contínua da performance organizacional. Nesse contexto, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação − PDTI

  • A. é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TI que visa atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.
  • B. é um documento do órgão, devendo ser produzido pela área de TI, com auxílio da área de negócios, e ser assinado obrigatoriamente pelo presidente do órgão.
  • C. deve colher, das estratégias institucionais, as necessidades de informação e serviços gerais, propondo metas, ações e prazos, que possam satisfazer as demandas da área de TI, com o auxílio dos recursos humanos, materiais e financeiros.
  • D. deve contemplar, pelo menos, as necessidades de informação alinhadas à estratégia de TI, plano de investimentos, contratações de serviços, quantitativo e capacitação de pessoal, gestão de documentos e gestão de ativos de informação.
  • E. deve prover uma orientação para a formação de Comitês de Contratação de Serviços de TI que envolvam as diversas áreas do órgão responsáveis por alinhar os investimentos em TI com os objetivos do órgão e apoiar a terceirização de projetos de TI.
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