Questões sobre CMMI e MPS-BR

Lista completa de Questões sobre CMMI e MPS-BR para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao documento MPS-BR, julgue os itens subsecutivos. Medições e controles dos riscos de segurança da informação, além do registro e da qualificação de incidentes, são resultados esperados no nível C do MPS-BR.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir com relação ao CMMI (Capability Maturity Model Integration). Em uma área de processo do CMMI, há três tipos de componentes que devem ser apreciados: os necessários, os esperados e os informados. As metas dos níveis são alcançadas quando contemplados todos estes componentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:

  • A. Gerência (ou Gestão) de Requisitos, Análise de Requisitos e Desenvolvimento de Requisitos.
  • B. Levantamento de Requisitos e Análise de Requisitos.
  • C. Levantamento de Requisitos, Modelagem de Requisitos e Desenvolvimento de Requisitos.
  • D. Gerenciamento de Requisitos e Negociação de Requisitos.
  • E. Gestão (ou Gerência) de Requisitos e Desenvolvimento de Requisitos.

Julgue os itens a seguir com relação ao CMMI (Capability Maturity Model Integration). O CMMI corresponde ao ciclo de vida de desenvolvimento de um software com padrão específico de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os caminhos evolutivos adotados pelas organizações para melhorar a qualidade do desenvolvimento e da manutenção de softwares são avaliados em níveis. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta, segundo a estrutura do CMMI, versão 1.3.

  • A.

    Na representação por estágio, os níveis de capacidade são numerados de 1 a 5 e podem avaliar a melhoria de um conjunto de áreas de processo.

  • B.

    Na representação por estágio, os níveis de capacidade são numerados de 1 a 5 e podem orientar o alcance das metas genéricas de determinada área de processo.

  • C.

    Na representação contínua, os níveis de capacidade são numerados de 0 a 3 e podem orientar o alcance das metas genéricas de determinada área de processo.

  • D.

    Na representação contínua, os níveis de maturidade são numerados de 0 a 3 e podem avaliar a melhoria de um conjunto de áreas de processo.

  • E.

    Na representação por estágio, os níveis de maturidade são numerados de 0 a 5 e podem orientar o alcance das metas genéricas de determinada área de processo.

Na representação contínua da estrutura do CMMI, versão 1.3, as áreas de processos são agrupadas em categorias. No que se refere a essas categorias, assinale a opção correta.

  • A.

    Na categoria engenharia, constam a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos e a área de processo denominada gestão de requisitos.

  • B.

    Na categoria engenharia, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.

  • C.

    Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria engenharia, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.

  • D.

    Na categoria suporte, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.

  • E.

    Na categoria gestão de projetos, consta a área de processo denominada desenvolvimento dos requisitos. Na categoria suporte, consta a área de processo denominada gestão de requisitos.

O CMMI é uma abordagem para a melhoria de processos. Existem duas representações do CMMI, a representação contínua e a representação por estágios. A representação contínua é projetada para permitir à empresa focar em processos específicos que deseja melhorar em função de suas prioridades. A avaliação pela representação contínua mede a capacidade da empresa em relação a um ou mais processos. Existem quatro níveis de capacidade, que são, respectivamente,

  • A.

    0-Inicial − 1-Gerenciado − 2-Definido − 3-Em otimização.

  • B.

    0-Incompleto − 1-Gerenciado − 2-Definido − 3-Otimizado.

  • C.

    0-Incompleto − 1-Realizado − 2-Gerenciado − 3-Definido.

  • D.

    0-Inicial − 1-Realizado − 2-Gerenciado − 3-Quantitativamente gerenciado.

  • E.

    0-Inicial − 1-Definido − 2-Gerenciado − 3-Otimizado.

O MPS.BR é um modelo de avaliação de empresas produtoras de software brasileiro criado através de uma parceria entre a SOFTEX, o governo federal e a academia (pesquisadores em geral). Apresenta 7 níveis de maturidade:

A − Em otimização.

B − Gerenciado quantitativamente.

C − Definido.

D − Largamente definido.

E − Parcialmente definido.

F − Gerenciado.

G − Parcialmente gerenciado.

São processos do nível C:

  • A.

    GRE − Gerência de Requisitos, GPR − Gerência de Projetos, GDE − Gerência de Decisões e GRI − Gerência de Riscos.

  • B.

    GRE − Gerência de Requisitos, GRU − Gerência de Reutilização, GRH − Gerência de Recursos Humanos, DFP − Definição do Processo Organizacional e AMP − Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional.

  • C.

    GRI − Gerência de Riscos, DRU − Desenvolvimento para Reutilização e GDE − Gerência de Decisões.

  • D.

    GRP − Gerência de Projetos, GRE − Gerência de Requisitos e DRE − Desenvolvimento de Requisitos.

  • E.

    MED − Medição, GQA − Garantia da Qualidade, GPP − Gerência de Portfólio de Projetos e GCO − Gerência de Configuração.

O CMMI fornece diretrizes baseadas em práticas para melhoria dos processos e habilidades organizacionais, cobrindo o ciclo de vida de produtos e serviços completos. Suas abordagens envolvem a avaliação da maturidade da organização, baseada em 5 níveis de maturidade. Para atingir cada nível, um conjunto de áreas de processo precisa ser desenvolvido.

Para uma empresa atingir o nível de maturidade 2 (Gerenciado) é preciso desenvolver áreas de alguns processos, dentre eles,

  • A.

    Gestão do Desempenho Organizacional e Análise e Resolução de Causas.

  • B.

    Desenvolvimento de Requisitos e Gestão de Riscos.

  • C.

    Desempenho do Processo Organizacional e Gestão Quantitativa do Projeto.

  • D.

    Definição do Processo Organizacional e Foco no Processo Organizacional.

  • E.

    Gestão de Requisitos e Gestão da Configuração.

Considere os CMMI, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. usermod.

2. finger.

3. less.

4. grep.

Coluna B

( ) Exibe informações dos usuários do sistema.

( ) Usado para procurar por linhas em um arquivo que contenha expressões que satisfaçam um determinado padrão de busca.

( ) Faz a paginação de saídas muito extensas, exibindo uma tela por vez.

( ) Edita diretamente as informações dos arquivos /etc/passwd, /etc/shadow e /etc/group.

  • A. 1/ 3/ 2/ 4
  • B. 2/ 4/ 1/ 3
  • C. 3/ 1/ 4/ 2
  • D. 4/ 2/ 1/ 3
  • E. 2/ 4/ 3/ 1
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...