Questões sobre CMMI e MPS-BR

Lista completa de Questões sobre CMMI e MPS-BR para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne à qualidade do software MPSBR, julgue os itens que se seguem.

No processo de garantia da qualidade do nível F do MPSBR, o resultado de um processo de seleção de fornecedor acontece com base na avaliação das propostas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à qualidade do software MPSBR, julgue os itens que se seguem.

O nível F do MPSBR é considerado gerenciado e inclui mais processos que o nível G. Entre esses processos, está a gerência de configuração, que tem como um de seus resultados esperados, o controle das modificações de seus itens de configuração.

  • C. Certo
  • E. Errado

O MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) define 7 níveis de maturidade para o desenvolvimento de software. Esses níveis são nomeados com as letras de A a G. Os níveis correspondentes às letras B e D são, respectivamente,

  • A.

    Nomeado e Parcialmente Nomeado.

  • B.

    Em Otimização e Definido.

  • C.

    Largamente Definido e Parcialmente Definido.

  • D.

    Parcialmente Gerenciado e Em Preparação.

  • E.

    Gerenciado Quantitativamente e Largamente Definido.

O CMMI-DEV V 1.3 (Capability Maturity Model Integration for Development) apresenta 22 Áreas de Processo. Considerando a representação por estágios, essas Áreas de Processo se classificam em níveis de maturidade. Assinale a alternativa que contém apenas Áreas de Processo referentes ao nível de maturidade de número 3.

  • A.

    Integração de Produto e Gerenciamento de Riscos.

  • B.

    Planejamento de Projeto e Gerenciamento de Configuração.

  • C.

    Gerenciamento Quantitativo de Projeto e Validação.

  • D.

    Medição e Análise e Análise e Resolução de Causas.

  • E.

    Verificação e Gerenciamento de Requisitos.

Atenção: Para responder às questões de números 68 e 69, utilize o texto abaixo.

A abordagem de implementação por estágios do CMMI-DEV é baseada em 5 níveis de maturidade. Considere que a empresa A acaba de atingir um nível de maturidade onde o foco passou a ser direcionado para práticas de gestão de projetos indicando que, como se trata de uma organização ainda imatura, é mais prioritário aprender a planejar, controlar e gerenciar os projetos do que investir em técnicas e metodologias de desenvolvimento de produtos. Ao atingir esse nível de maturidade, percebeu-se uma preocupação explícita em relação à criação de uma infraestrutura para medição e análise de processos para viabilizar o seu controle e gerenciamento efetivo.

Com base no texto é possível concluir que o nível de maturidade atingido foi o:

  • A.

    Gerenciado Qualitativamente.

  • B.

    Gerenciado.

  • C.

    Definido.

  • D.

    Parcialmente gerenciado.

  • E.

    Em otimização.

Atenção: Para responder às questões de números 68 e 69, utilize o texto abaixo.

A abordagem de implementação por estágios do CMMI-DEV é baseada em 5 níveis de maturidade. Considere que a empresa A acaba de atingir um nível de maturidade onde o foco passou a ser direcionado para práticas de gestão de projetos indicando que, como se trata de uma organização ainda imatura, é mais prioritário aprender a planejar, controlar e gerenciar os projetos do que investir em técnicas e metodologias de desenvolvimento de produtos. Ao atingir esse nível de maturidade, percebeu-se uma preocupação explícita em relação à criação de uma infraestrutura para medição e análise de processos para viabilizar o seu controle e gerenciamento efetivo.

Ao atingir o nível de maturidade descrito, foram desenvolvidas sete áreas de processo que fazem parte desse nível: Gestão da Configuração (CM), Garantia da Qualidade do Processo e do Produto (PPQA), Gestão do Acordo com o Fornecedor (SAM), Controle e Monitoração do Projeto (PMC), Gestão de Requisitos (REQM),

  • A.

    Gestão do Desempenho Organizacional (OPM) e Análise e Resolução de Causas (CAR).

  • B.

    Desenvolvimento de Requisitos (RD) e Gestão Integrada do Projeto (IPM).

  • C.

    Medição e Análise (MA) e Planejamento do Projeto (PP).

  • D.

    Foco no Processo Organizacional (OPF) e Gestão de Riscos (RSKM).

  • E.

    Desempenho do Processo Organizacional (OPP) e Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).

Com relação ao CMMI, framework utilizado para melhoria de processos de negócios, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos genéricos são cumulativos, mas não são paralelos aos níveis de capacidade. O objetivo genérico 1 (GG1), por exemplo, alinha-se ao nível de capacidade 2 (CL2).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao CMMI, framework utilizado para melhoria de processos de negócios, julgue os itens que se seguem.

Quando um projeto é executado sem cronograma apenas com a definição da data de entrega e de forma rápida, isso demonstra que a organização ainda é imatura em termos de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao CMMI, framework utilizado para melhoria de processos de negócios, julgue os itens que se seguem.

No CMMI existem vários processos, procedimentos e instruções de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao CMMI, framework utilizado para melhoria de processos de negócios, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de requisitos, o planejamento de projetos, a medição e a análise são áreas de processos referentes ao nível 2 de maturidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...