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Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre o modelo de maturidade CMM de gestão do processo de software, é correto afirmar que
o nível 4 é caracterizado pelo caos.
são 4 os níveis de maturidade do CMM.
existem 7 KPA´s associadas ao nível 1 de maturidade CMM.
o nível de maturidade 1 é conhecido por processo repetitivo do CMM.
a medição do nível de maturidade pode ser realizada em termos conhecidos por KPA´s (Áreas de processochave).
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
O modelo CMMI foi concebido para apoiar a implantação e a mensuração de maturidade organizacional no gerenciamento de serviços operacionais de TI.
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
Uma organização alcança o nível de maturidade 2 no modelo CMMI quando satisfizer todas as práticas genéricas do nível 2 de algumas áreas específicas de processo que compõem o nível de maturidade 3.
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
As disciplinas que compõem o modelo RUP possuem uma correlação 1:1 com as áreas de processo do modelo CMMI.
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
Algumas metas genéricas do modelo CMMI não se aplicam em todas as suas áreas de processo.
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
No modelo CMMI, a prática específica de estimativa de escopo de projeto está diretamente relacionada com uma meta específica que pertence à área de processo de monitoramento e controle de projeto.
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
Adotando-se conceitos do modelo relacional e de banco de dados relacional para representar os componentes do modelo CMMI, é correto afirmar que há uma relação 1:n entre a tabela de metas específicas e a tabela de práticas específicas, e, dessa forma, a integridade de entidade, bem como a integridade referencial de uma prática específica, depende da existência de uma meta específica correspondente.
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
Os modelos PMBOK e CMMI prescrevem ou sugerem explicitamente o emprego ou desenvolvimento de artefatos associados a cada área de gerência ou área de processo, sendo exemplo de artefato comum definido por ambos modelos a estrutura analítica de trabalho, também chamada WBS.
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Considerando a figura acima, que apresenta os componentes do modelo CMMI, julgue os itens seguintes, acerca da aplicabilidade desse modelo a aspectos como gerenciamento de projetos, UML e RUP e gerenciamento de TI.
O gerenciamento de riscos é uma área de processo no modelo CMMI e é uma área de gerenciamento de projeto no modelo PMBOK.
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Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação, tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001, o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e ambientes corporativos alicerçados nas TICs.
A aplicação das práticas dos modelos CMMI e CMM ocorre com maior intensidade nos processos da área #5 que da área #6.
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