Questões sobre CMMI e MPS-BR

Lista completa de Questões sobre CMMI e MPS-BR para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as áreas de processo no CMMI, assinale a opção correta.

  • A.

    As áreas de processo podem ser organizadas em categorias como gerência de processos e de projetos. Na gerência de processos, uma área visa possibilitar que as organizações entendam quantitativamente os seus processos.

  • B.

    No nível de maturidade 1, uma área de processo relaciona-se à gerência de requisitos, uma outra área de processo relaciona-se ao acompanhamento do projeto e identificação de ações corretivas.

  • C.

    No nível de maturidade 2, uma área de processo visa o desenvolvimento dos talentos e dos conhecimentos das pessoas na organização, uma outra área de processo visa à gerência de riscos.

  • D.

    No nível de maturidade 3, uma área de processo relaciona-se à gerência quantitativa dos processos visando possibilitar que sejam atingidos objetivos de qualidade e desempenho estabelecidos.

Quanto ao modelo CMMI, assinale a opção correta.

  • A.

    No nível de capacidade 1, padrões e processos podem ser diferentes entre projetos. No nível 2, os processos para um projeto são resultantes da configuração de processos já existentes e padronizados pela organização.

  • B.

    No nível de capacidade 3, objetivos quantitativos para as qualidades e performances dos processos são estabelecidos e usados para gerenciá-los. As qualidade e performances dos processos são entendidas em termos estatísticos.

  • C.

    A validação visa garantir que o produto atenda aos requisitos especificados e não pode ser feita via testes, demonstrações e simulações. A verificação visa demonstrar que o produto fornecido atenderá ao uso que se pretende dar ao mesmo e não pode ser feita via revisão por pares.

  • D.

    Uma organização no nível de maturidade 5 procura modificar e adaptar os seus processos a partir do entendimento quantitativo dos mesmos. Há uma preocupação com a melhora contínua dos processos.

Acerca do CMMI, julgue os seguintes itens.

No CMMI, são definidas áreas de processo e práticas associadas às mesmas. Essas práticas, se adotadas em conjunto, possibilitam alcançar melhorias nas áreas de processo. O CMMI também define vários níveis de maturidade. No nível de maturidade 2, chamado de nível gerenciado, há as áreas de processo de desenvolvimento dos requisitos, de solução técnica e de gerência de riscos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do CMMI, julgue os seguintes itens.

No CMMI, as áreas de processo são agrupadas em categorias. Na categoria Engenharia, há as áreas de gerência de configuração, de garantia da qualidade de processo e produto, de medida e análise, de solução técnica. A área de processo Solução Técnica foca os aspectos: da avaliação e da seleção de soluções que satisfaçam aos requisitos; do desenvolvimento de projetos para as soluções; da implementação dos projetos como um produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O propósito dos modelos de maturidade é avaliar a qualidade dos processos de software em uma organização. O mais conhecido é o Capability Maturity Model Integration (CMMi). Através dele a maturidade de uma organização pode ser medida em 5 níveis diferentes. Quando a empresa alcança a Capacidade de repetir sucessos anteriores pelo acompanhamento de custos, cronogramas e funciona-lidades refere-se a qual nível de maturidade das opções abaixo?

  • A.

    Nível 1.

  • B.

    Nível 2.

  • C.

    Nível 3.

  • D.

    Nível 4.

  • E.

    Nível 5.

Considerando as informações do texto, julgue os itens seguintes, acerca de rational unified process (RUP) e modelos e padrões para gestão de TI.

Deve-se adotar o modelo CMMI, em detrimento do modelo COBIT, para modelar os processos de trabalho de uma equipe de atendimento aos usuários e clientes de sistemas de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos do modelo CMMI e de sua relação com outros modelos, considerando a figura acima, que apresenta uma relação dos componentes que fazem parte do modelo CMMI.

A adoção do modelo CMMI por estágios, em oposição à adoção do modelo contínuo, conduz a organização a focalizar uma seqüência estrita de áreas de processo durante o seu programa de melhoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes afirmações relativas ao processo Planejamento de Projeto de Software do CMM:

I. Este processo inclui passos para estimar o tamanho dos produtos de software e os recursos necessários, para produzir um cronograma, para identificar e avaliar riscos e para negociar compromissos, fornecendo as bases para execução e gestão das atividades do projeto de software. Ele é iniciado com o estabelecimento do fim dos compromissos do cliente, ficando a definição das restrições e das capacidades do projeto de software sob a responsabilidade da equipe de desenvolvimento.

II. Este processo compreende a elaboração de estimativas para o trabalho a ser realizado, o estabelecimento de compromissos necessários e a definição de planos para a realização do trabalho. Ele é iniciado com o estabelecimento do trabalho a ser realizado e de outras restrições e metas que definem e limitam o escopo do projeto de software. Inclui passos para estimar o tamanho dos produtos de software e os recursos necessários, para produzir um cronograma, para identificar e avaliar riscos e para negociar compromissos.

III. Este processo compreende uma atividade responsável pela identificação, avaliação e documentação dos riscos de software associados a custo, recursos, cronograma e aspectos técnicos do projeto.

IV. Este processo inclui o planejamento e realiza as auditorias nos produtos de software, verificando sua conformidade ou a existência de desvios.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

Com o propósito de produzir software com qualidade, segundo o CMM, a Garantia de Qualidade de Software (SQA) tem o objetivo de

  • A. fornecer à gerência a visibilidade da eficácia dos processos utilizados pelo projeto de desenvolvimento de software e da qualidade dos artefatos que estão sendo criados.
  • B. fornecer uma visão realista do efetivo progresso do projeto, permitindo que a gerência de desenvolvimento possa tomar ações eficazes quando o desempenho do projeto desviar-se de forma significativa dos planos de software
  • C. estabelecer planos exeqüíveis para desenvolver um determinado software, bem como para gerenciar o projeto de desenvolvimento do software segundo esses planos.
  • D. estabelecer e manter a integridade dos produtos do projeto de software ao longo do ciclo de vida de software.
  • E. estabelecer a responsabilidade organizacional para as atividades do processo de software, que melhoram, como um todo, a capacitação do processo de software da organização.

Analise as seguintes afirmações relacionadas ao CMM nível 2:

I. O CMM nível 2 dá ênfase para a criação e manutenção de modelos de desenvolvimento e tem sua atividade de controle de qualidade da parte funcional do sistema orientada por casos de uso.

II. No CMM nível 2, o Planejamento de projeto de software compreende a elaboração de estimativas para o trabalho a ser realizado, o estabelecimento de compromissos necessários e a defi nição de planos para a realização do trabalho.

III. No CMM nível 2, o Gerenciamento de configuração do projeto de software compreende o acompanhamento e a revisão das realizações do projeto de software e dos resultados obtidos em relação às estimativas, aos compromissos e aos planos documentados, ajustando esses últimos às reais realizações e resultados.

IV. No CMM nível 2, deve ser criado um plano documentado para o projeto de software, conforme definido na áreachave de processo Planejamento de projeto de software, que será utilizado como base para acompanhamento das atividades de software, para comunicação da situação do projeto e revisão dos planos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. II e IV
  • D. I e III
  • E. III e IV
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...