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No Cobit 4.0,
I. o domínio Planejar e organizar aborda táticas e estratégias para identificar a melhor forma de como a TI irá ajudar no atingimento dos objetivos organizacionais.
II. processos, tais como, Identificar soluções automatizadas, Gerenciamento de mudanças e Habilitar operações e uso, integram o domínio Adquirir e Implementar.
III. o estabelecimento de um framework de governança, situado no domínio Entrega e Suporte, inclui, a definição das estruturas organizacionais, processos, lideranças, papéis e responsabilidades para garantir que os investimentos da organização em TI estarão alinhados e entregues de acordo com as estratégias e objetivos.
IV. o domínio Monitorar e Avaliar inclui processos para gerenciamento efetivo da performance de TI; o monitoramento de exceções, resultados de auto-avaliações e revisões de terceiros; e de revisão independente para garantir a conformidade com leis e órgãos reguladores.
Está correto o que se afirma, APENAS, em
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
O CobiT
recomenda que a TI seja considerada simplesmente um meio para tornar a estratégia corporativa viável.
organiza as atividades de TI em um modelo de processos específico, compreensível apenas pelo pessoal operacional.
identifica cinco áreas-foco da Governança de TI: Alinhamento Estratégico, Agregação de Valor, Gerenciamento de Recursos, Gerenciamento de Riscos e Medição de Desempenho.
tem como principal objetivo contribuir para o sucesso da entrega de produtos e serviços, a partir da perspectiva das necessidades da TI, com um foco mais acentuado na execução que no controle.
tem como principais características o foco nos requisitos de TI, a orientação para uma abordagem de fases e a pouca utilização de mecanismos de controle.
Em relação ao COBIT versão 4.1, julgue os itens a seguir.
O domínio Entregar e Suportar do COBIT provê as soluções de TI e as transfere para se tornarem serviços.
Sobre a influência do COBIT nos diferentes tipos de usuário, considere:
I. Alta Direção: Para obter valor dos investimentos de TI, balancear os riscos e controlar o investimento em um ambiente de TI às vezes imprevisível.
II. Executivos de negócios: Para substanciar suas opiniões e/ou prover recomendações sobre controles internos para os executivos.
III. Executivos de TI: Para prover os serviços de TI de que o negócio precisa para suportar a estratégia de negócios de maneira controlada e gerenciada.
IV. Auditores: Para assegurar que o gerenciamento e o controle dos serviços de TI oferecidos internamente e por terceiros estejam funcionando de modo adequado.
Está correto o que se afirma em
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
O planejamento estratégico de TI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. O plano estratégico deve melhorar o entendimento das partes interessadas no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e esclarecer o nível de investimento requerido. Segundo o COBIT, o processo Definir um Plano Estratégico deve satisfazer aos seguintes requisitos do negócio para a TI:
ter sistemas aplicativos, recursos e capacidades padronizados, integrados, estáveis, com boa relação custo-benefício e que atendam os requisitos atuais e futuros do negócio.
ser ágil em atender aos requisitos, fornecer informação confiável e consistente e integrar completamente as aplicações nos processos de negócio.
sustentar ou estender a estratégia de negócio e os requisitos de governança e, ao mesmo tempo, ser transparente quanto aos benefícios, custos e riscos.
ser ágil em resposta à estratégia de negócio e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos de Governança e fornecer pontos de contatos definidos e competentes.
melhorar continua e visivelmente a relação custo-benefício da TI e sua contribuição para a lucratividade do negócio com serviços integrados e padronizados que atendam às expectativas do usuário final.
O modelo de maturidade do COBIT é baseado num método de avaliar a organização, permitindo que ela seja pontuada em níveis de maturidade. Os níveis de maturidade do COBIT e o que cada um indica são apresentados abaixo.
I. Completa falta de um processo reconhecido. A empresa nem mesmo reconheceu que existe uma questão a ser trabalhada.
II. Existem evidências que a empresa reconheceu que existem questões e que precisam ser trabalhadas.
III. A gerência monitora e mede a aderência aos procedimentos e adota ações onde os processos parecem não estar funcionando muito bem. Os processos estão debaixo de um constante aprimoramento e fornecem boas práticas. Automação e ferramentas são utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.
IV. Os processos foram refinados a um nível de boas práticas, baseado no resultado de um contínuo aprimoramento e modelagem da maturidade como outras organizações.
TI é utilizada como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho, provendo ferramentas para aprimorar a qualidade e efetividade, tornando a organização rápida em adaptarse.
V. Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados através de treinamento. É mandatório que esses processos sejam seguidos; no entanto, possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não são sofisticados, mas existe a formalização das práticas existentes.
VI. Os processos evoluíram para um estágio em que procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas fazendo a mesma tarefa. Há um alto grau de confiança no conhecimento dos indivíduos e, consequentemente, erros podem ocorrer.
A alternativa que apresenta corretamente o número e o nome do nível de maturidade em correspondência à sequência apresentada acima é:
Segundo o COBIT, entregar resultados de projetos dentro do tempo, do orçamento e com a qualidade acordados são requisitos do negócio para a TI. Esses requisitos pertencem ao processo
Avaliar e gerenciar os riscos de TI.
Gerenciar projetos.
Gerenciar a qualidade.
Gerenciar os Recursos Humanos de TI.
Comunicar as diretrizes e expectativas da Diretoria.
No Cobit (4.1), o domínio entregar e suportar, cujo objetivo de controle denomina-se registro dos chamados dos clientes, integra o processo de gerenciamento
da central de serviços e dos incidentes.
do ambiente físico.
de dados.
dos problemas.
da configuração.
Os recursos de TI identificados em COBIT, podem ser definidos como
Aplicação, Informação, Infraestrutura e Pessoal.
Portfólio, Atividades, Processos e Programas.
Gerentes, Desenvolvedores, Usuários e Clientes.
Usuários, Técnicos, Desenvolvedores e Clientes.
Planejamento, Desenvolvimento, Testes e Suporte.
Acerca de gerenciamento de serviços e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens seguintes.
A operação de serviços (service operation) no ITIL V3, agrega uma série de processos que apresentam elevada sobreposição de finalidades com as áreas de processo de entrega e suporte de serviços de TI presentes no COBIT 4.1, especialmente DS3 gerência, desempenho e capacidade.
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