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Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
Entre os critérios de controle dos requisitos da informação, destacam-se como aqueles diretamente alinhados à segurança da informação a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade.
Segundo o COBIT, para responder aos requisitos de negócio de TI, a organização precisa investir nos recursos necessários para criar um modelo adequado de capacidade técnica. Um dos recursos de TI, identificados no COBIT, pode ser definido como:
As aplicações são os sistemas automatizados do usuário e procedimentos manuais que processam a informação.
Melhor alinhamento, baseado em um foco de negócios.
Propriedade clara e responsabilidades, com base na orientação do processo.
Aceitação geral com terceiros e órgãos reguladores.
Entendimento compartilhado entre todos os interessados (stakeholders), com base em uma linguagem comum.
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
A governança de TI, implementada na organização de forma aderente ao COBIT 4.1, apresenta cinco áreas focais, uma das quais é a gestão de riscos de segurança da informação.
Segundo o COBIT em relação ao domínio Adquirir e Implementar (AI), para concretizar a estratégia de TI, soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, bem como implementadas e integradas ao processo de negócio. Além disso, alterações e manutenção de sistemas existentes estão cobertas por este domínio para garantir que as soluções continuem a cumprir os objetivos de negócio. Este domínio tipicamente aborda questões como:
A qualidade dos sistemas de TI é adequada às necessidades do negócio?
Os novos projetos irão produzir soluções que atendam às necessidades de negócios?
Os riscos de TI estão entendidos e sendo gerenciados?
As estratégias de negócio e TI estão alinhadas?
Os serviços de TI estão sendo executados em alinhamento com as prioridades do negócio?
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
As aplicações presentes na organização, conforme a tipologia de recursos no COBIT 4.1, são tanto aquelas automatizadas por computadores, quanto aquelas realizadas manualmente pelas pessoas.
Acerca de governança de TI alinhada ao modelo COBIT 4.1 e sua relação com gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 93 a 96.
As atividades e processos do domínio de planejamento e organização (PO) aderentes ao modelo COBIT são aqueles que articulam, no mais alto nível, o alcance dos objetivos da governança de TI.
Assegurar que a solicitação, a emissão, a suspensão, a modificação e o bloqueio de contas de usuário e dos respectivos privilégios sejam tratados por procedimentos de gestão de contas de usuário. No domínio Entregar e Suportar do COBIT se trata de um objetivo detalhado do processo
Gerenciar problemas.
Identificar e alocar custos.
Garantir a segurança dos sistemas.
Gerenciar os serviços terceirizados.
Assegurar a continuidade dos serviços.
NÃO se trata de uma atividade na tabela RACI do processo Gerenciar Operações do domínio Entregar e Suportar do COBIT:
Realizar cópia de segurança (backup) de acordo com o esquema.
Aplicar correções ou mudanças ao processamento ou infraestrutura.
Monitorar a infraestrutura e processamento e resolver problemas.
Gerenciar e proteger os ativos físicos (papéis, mídias, etc).
Agendar carga de trabalho e jobs (batch jobs).
No COBIT 4.1, prover a direção para entrega de soluções e entrega de serviços é o propósito do domínio
Entregar e Suportar (DS).
Planejar e Organizar (PO).
Monitorar e Avaliar (ME).
Adquirir e Implementar (AI).
Adquirir e Implementar (AI) e do domínio Entregar e Suportar (DS), respectivamente.
No modelo de maturidade genérico do COBIT 4.1, os procedimentos padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento caracterizam processos que se encontram no nível de maturidade
1. Inicial/Ad hoc.
2. Repetível, porém, intutitivo.
3. Definido.
4. Gerenciado e mensurável.
5. Otimizado.
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