Questões sobre Engenharia de Software

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Com relação aos tipos de testes de software, considere:

I. Testes baseados em requisitos são uma abordagem sistemática para projeto de casos de teste em que se considera cada requisito e deriva-se um conjunto de testes para eles. São mais uma validação do que um teste de defeitos.

II. Testes de release são feitos pela própria equipe de desenvolvimento e devem centrar-se na descoberta de bugs no sistema, nos quais os casos de teste são projetados para expor os defeitos.

III. Testes de desenvolvimento incluem testes unitários, nos quais se testa objetos e métodos específicos; testes de componentes, em que se testa diversos grupos de objetos; e testes de sistema, nos quais se testa sistemas parciais ou completos.

IV. Teste beta é um tipo de teste de usuário em que os usuários do software trabalham com a equipe de desenvolvimento para testar o software no local do desenvolvedor.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I, II e III.

A respeito dos conceitos de práticas ágeis, metodologia RAD (rapid application development), integração contínua, TDD (test-driven development), refactoring e gerência de configuração, julgue os itens seguintes. O objetivo do RAD é separar os modelos da visualização e do controle. Ele fornece o controlador e facilita a escrita de moldes padronizados para a camada de visualização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma métrica de software é uma característica de um sistema de software, documentação de sistema ou processo de desenvolvimento que pode ser objetivamente medido. Sobre as métricas de software é correto afirmar que

  • A.

    as métricas de controle e de previsão podem fornecer dados importantes que norteiam o desenvolvimento do software, porém, não podem influenciar a tomada de decisão de gerenciamento.

  • B.

    as métricas de software podem ser métricas de controle ou métricas de previsão. Métricas de controle (conhecidas como métricas de produto) podem ser utilizadas para medir o tempo necessário para reparar um defeito ou a complexidade ciclomática de um módulo.

  • C.

    os atributos internos de software, como a complexidade ciclomática de um componente, podem ser medidos com o uso de ferramentas de software que analisam o código fonte do software.

  • D.

    todas as métricas de controle e de previsão podem ser usadas para medir de maneira apropriada o número de métodos ou funções que chamam outros métodos ou funções em um software.

  • E.

    a medição de software deve ser utilizada para coletar apenas dados qualitativos sobre o software e o processo de software. Estes dados devem ser usados para fazer inferências sobre a qualidade de produto e de processo.

A respeito dos conceitos de práticas ágeis, metodologia RAD (rapid application development), integração contínua, TDD (test-driven development), refactoring e gerência de configuração, julgue os itens seguintes. TDD consiste em uma técnica de desenvolvimento de software com abordagem embasada em perspectiva evolutiva de seu desenvolvimento. Essa abordagem envolve a produção de versões iniciais de um sistema a partir das quais é possível realizar verificações de suas qualidades antes que ele seja construído.

  • E. Errado
  • C. Certo

A técnica de Análise por Pontos de Função − APF

  • A.

    deve ser utilizada para estimar a complexidade ciclomática dos programas de computador baseado em suas funções.

  • B.

    pode ser aplicada para medir o tamanho de um sistema antes de desenvolvê-lo, de forma que seu custo seja previsto mais adequadamente.

  • C.

    é aplicável antes mesmo dos requisitos funcionais do software serem definidos.

  • D.

    é baseada no número de linhas de código produzidas, sendo mais adequada para medir a produtividade da equipe de programadores.

  • E.

    permite a contagem de pontos de função somente para estimar o esforço de desenvolvimento de novos projetos.

Acerca de construção de algoritmos, avaliação de expressões, variáveis e constantes, julgue os itens a seguir. São exemplos de constantes literais “NOME”, “Abacaxi”, “falso”, “304958” e “23/12/99”.

  • C. Certo
  • E. Errado

O primeiro modelo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como modelo em cascata ou ciclo de vida de software. Dentre seus principais estágios se encontram a análise e definição de requisitos, o projeto de sistema e software e

  • A.

    análise de recursos e software.

  • B.

    desenvolvimento incremental.

  • C.

    geração de relatórios de teste.

  • D.

    pesquisa e testes.

  • E.

    implementação e teste unitário.

José foi incumbido de modelar as classes do sistema que a empresa estava desenvolvendo. Ele se deparou com as seguintes classes:

Classe 1, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Gregoriano.

Classe 2, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo, telefone e um método para calcular a idade no calendário Chinês.

Classe 3, que possui os atributos data de nascimento, nome, sexo e um método para calcular a idade no calendário Juliano.

Por ser conhecedor de técnicas de orientação a objetos, ele propôs que fosse criada uma classe com os atributos comuns e o método de cálculo da idade. Sugeriu que fossem criadas classes baseadas nessa primeira e que apenas alterassem o que não fosse comum, como a inclusão do atributo telefone e diferentes tipos de implementação para o método do cálculo da idade. Deste modo ele utilizou, respectivamente, as técnicas de

  • A.

    herança e polimorfismo.

  • B.

    abstração e agregação.

  • C.

    encapsulamento e abstração.

  • D.

    polimorfismo e encapsulamento.

  • E.

    abstração e herança.

O diagrama que permite descrever o comportamento interno de uma classe, apresentando sua dinâmica, descrevendo posições durante a vida do objeto com caminhos representando seu fluxo de execução e os gatilhos que provocam as mudanças de fluxo é chamado de diagrama de

  • A.

    classes.

  • B.

    sequência.

  • C.

    estado.

  • D.

    objetos.

  • E.

    atividades.

Quanto ao desenvolvimento web com Ajax, assinale a alternativa que apresenta o construtor para um navegador (browser).

  • A. send.
  • B. onreadystatechange.
  • C. XMLHttpRequest.
  • D. setRequestHeader.
  • E. open;
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