Questões sobre Engenharia de Software

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Os diagramas de classes ilustram atributos e operações de uma classe. Um diagrama de classes em notação UML utiliza

  • A.

    retângulos para representar as classes e uma seta vazia apontando para a superclasse para representar herança.

  • B.

    triângulos para representar associações e retângulos para as entidades.

  • C.

    elipses para representar os atributos e retângulos para as entidades.

  • D.

    retângulos para representar atributos e elipses para representar atributos.

  • E.

    setas para representar a direção e retângulos para representar as associações.

Considerando o desenvolvimento web com ASP, analise as assertivas abaixo.

I. Incluir na string de conexão do banco de dados em uma página ASP dados de entrada digitados pelo usuário da página pode facilitar a um atacante injetar código malicioso e obter acesso ao seu banco de dados.

II. Usar Procedimentos Armazenados é uma forma segura de criar string de conexão a bancos de dados SQL.

III. Sempre criptografar os nomes de usuários e senhas de administrador nos códigos ASP.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Assinale a opção correta relativa a requisitos a serem observados no desenvolvimento de um sistema.

  • A. Um requisito funcional se relaciona diretamente às ações comportamentais que o sistema tem de executar.
  • B. Requisitos não-funcionais referem-se às características do comprometimento entre usuários que o sistema deve possuir.
  • C. Um requisito é uma declaração do que o sistema deve ser ou quais características ele precisa possuir.
  • D. Um requisito é uma estrutura lógica que o sistema requer dos usuários para executar suas funções.
  • E. Requisitos não-funcionais referem-se às restrições comportamentais decorrentes do não funcionamento do sistema.

O teste de software é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e a descobrir seus defeitos antes do uso. O processo de teste tem dois objetivos distintos:

1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos.

2. Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

Desse modo, é correto afirmar que

  • A.

    não é objetivo final dos processos de verificação validar os requisitos de especificação que não reflitam os desejos ou necessidades dos clientes.

  • B.

    os testes podem mostrar a presença de erros e sua ausência.

  • C.

    o objetivo de todo teste é verificar se ele atende apenas aos requisitos funcionais.

  • D.

    verificação e validação não são a mesma coisa em relação a testes de sistema.

  • E.

    os testes podem demonstrar que um determinado software está livre de defeitos.

Um típico ciclo de vida de um projeto em TDD consiste em:

I. Executar os testes novamente e garantir que estes continuem tendo sucesso.

II. Executar os testes para ver se todos estes testes obtiveram êxito.

III. Escrever a aplicação a ser testada.

IV. Refatorar (refactoring).

V. Executar todos os possíveis testes e ver a aplicação falhar.

VI. Criar o teste.

A ordem correta e cronológica que deve ser seguida para o ciclo de vida do TDD está expressa em

  • A.

    IV − III − II − V − I − VI.

  • B.

    V − VI − II − I − III − IV.

  • C.

    VI − V − III − II − IV − I.

  • D.

    III − IV − V − VI − I − II.

  • E.

    III − IV − VI − V − I − II.

Considere as seguintes premissas:

I. O código fonte não tem dono e ninguém precisa ter permissão concedida para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema.

II. Geralmente a dupla é criada com alguém sendo iniciado na linguagem e a outra pessoa funcionando como um instrutor. Como é apenas um computador, o novato é que fica à frente fazendo a codificação, e o instrutor acompanha ajudando a desenvolver suas habilidades. Dessa forma o programa sempre é revisto por duas pessoas, evitando e diminuindo assim a possibilidade de erros.

Fazem parte do modelo de desenvolvimento

  • A.

    Pragmatic Programming.

  • B.

    FDD.

  • C.

    XP.

  • D.

    RUP.

  • E.

    Crystal.

Em relação a teste funcional e de unidade, julgue os itens que se seguem.

Para se avaliar a documentação do projeto do software, deve ser utilizado o teste de unidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a teste funcional e de unidade, julgue os itens que se seguem.

Testes funcionais são aplicados para identificar não conformidades entre o programa e seus requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Workshop de requisitos, brainstorming, entrevistas e questionários são técnicas que podem ser utilizadas para elicitar requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

As atividades do gerenciamento de requisitos incluem a análise e a negociação, a qual visa garantir que todos os requisitos do sistema tenham sido declarados de modo não ambíguo, sem inconsistências, omissões e erros.

  • C. Certo
  • E. Errado
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