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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência aos padrões de projeto relacionados à engenharia de software, julgue os itens seguintes.
Para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas, normalmente, um padrão de projeto descreve uma solução geral, que não pode ser reutilizada.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência aos padrões de projeto relacionados à engenharia de software, julgue os itens seguintes.
Padrões de projeto envolvem combinações de classes e algoritmos associados que cumprem com propósitos comuns de projeto.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das linhas de produtos e componentes relacionados à engenharia de software, julgue o item subsequente.
De acordo com o OMG (Object Management Group), na MDA (model-driven architecture), as especificações e funcionalidades do software devem ser modeladas por meio de um modelo independente de plataforma.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da especificação de requisitos, julgue os itens seguintes.
O gerenciamento de requisitos permite, entre outras atividades, o controle das mudanças nos requisitos e, consequentemente, a análise de impacto de tais mudanças.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da especificação de requisitos, julgue os itens seguintes.
Em uma situação de resolução de conflitos, a especificação de requisitos engloba requisitos funcionais e descarta requisitos não funcionais.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Analise as três afirmações abaixo tendo em vista o Decreto nº 7.579, de 11 de outubro de 2011, que dispõe sobre o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação SISP. I Facilitar aos interessados a obtenção das informações disponíveis, resguardados os aspectos de disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade, bem como restrições administrativas e limitações legais. II Promover a integração e a articulação entre programas de governo, projetos e atividades, visando à definição de políticas, diretrizes e normas relativas à gestão dos recursos de tecnologia da informação. III Estimular o uso racional dos recursos de tecnologia da informação, no âmbito da Administração Pública em todas as esferas de governo, visando à melhoria da qualidade e da produtividade do ciclo da informação. Quais delas são finalidades do SISP?
A ISO/IEC 12207 objetiva criar um framework que possibilite uma linguagem comum para a criação e o gerenciamento do software. Essa norma
é aplicada para certificação de processos em um esquema formal e é imposta por diversos governos, dentre eles, do Brasil e dos Estados Unidos, como condição para realizar negócios com empresas privadas.
descreve os processos para a criação e gerenciamento de software e ainda especifica como implementar e desempenhar as atividades e tarefas incluídas nos processos.
define no processo fundamental de fornecimento as atividades do comprador (a organização que adquire o sistema, produto de software ou serviço de software) e compreende as seguintes atividades: iniciação, preparação do request for proposal, preparação de contrato, monitoramento do fornecedor e aceitação do produto ou serviço.
cobre o ciclo de vida do software, desde a sua concepção até o seu descarte, os processos para aquisição e suprimento de produtos de software e serviços, assim como os processos para controle e melhoria.
define como processos do Grupo de Processos Fundamentais: Documentação, Gerência de Configuração, Garantia da Qualidade, Verificação, Validação, Revisão Conjunta, Treinamento, Auditoria e Resolução de Problemas.
Os modelos de processos tradicionais surgiram em um cenário muito diferente do atual, baseado em mainframes e terminais remotos. Já os modelos de processos ágeis são adequados para situações atuais nas quais a mudança de requisitos é frequente. Dentre os modelos de processos ágeis mais comuns temos: Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD).
Algumas das práticas e características desses modelos de processo são descritas a seguir:
I. Programação em pares, ou seja, a implementação do código é feita em dupla.
II. Desenvolvimento dividido em ciclos iterativos de até 30 dias chamados de sprints.
III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária.
IV. A atividade de levantamento de requisitos conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários.
V. O ciclo de vida é baseado em três fases: pre-game phase, game-phase, post-game phase.
VI. Tem como único artefato de projeto os cartões CRC.
VII. Realiza reuniões diárias de acompanhamento de aproximadamente 15 minutos.
VIII. Define seis marcos durante o projeto e a implementação de uma funcionalidade: walkthroughs do projeto, projeto, inspeção do projeto, codificação, inspeção de código e progressão para construção.
IX. Os requisitos são descritos em um documento chamado backlog e são ordenados por prioridade.
A relação correta entre o modelo de processo ágil e a prática/característica é:
Nos modelos de qualidade de software, derivados de normas ISO, foram estabelecidos critérios fundamentais de um software para medir sua qualidade. Qual das alternativas abaixo NÃO é um desses critérios.
As plataformas baseadas em componentes são uma das formas usadas no desenvolvimento de aplicações distribuídas. Nessas plataformas, a noção de contêiner é importante por esconder a complexidade de um sistema computacional possibilitando que o desenvolvedor de software foque na lógica do negócio e não em detalhes do sistema. Nesse contexto, como é denominado o middleware que disponibiliza um ambiente para o desenvolvimento, instalação e execução de aplicações baseadas em componentes?
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