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Na engenharia de requisitos trata-se de uma técnica de elicitação que ocorre em ambiente mais informal em que toda a idéia deve ser levada em consideração para a solução de um problema, sendo proibida a crítica a qualquer sugestão dada, e encorajada, inclusive, a criação de ideias que pareçam estranhas ou exóticas:
Prototipação.
Entrevista.
Questionário.
Brainstorming.
Análise de protocolos.
Na Engenharia de Requisitos, o gerente de requisitos
acompanha e monitora ações durante a verificação do software, sendo este o processo que garante o atendimento aos requisitos informados pelo usuário final.
possui autonomia para realizar alterações no projeto para garantir que o software seja bem construído e atenda as necessidades da equipe de desenvolvimento.
mantém atualizados os requisitos junto ao usuário final e a equipe de desenvolvimento, a fim de obter sucesso no processo de homologação do software, atendendo as necessidades e expectativas.
classifica os requisitos em diferentes tipos, sendo os do tipo funcional relacionados com o custo e confiabilidade do software e os do tipo não-funcional relacionados com os casos de uso.
obtém o comprometimento dos integrantes da equipe de desenvolvimento de software para o cumprimento do processo de software.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com relação às práticas, aos métodos, modelos e processos de engenharia de software.
( ) O CMMI é uma abordagem que provê melhores práticas para os processos de desenvolvimento de software.
( ) O RUP é um processo iterativo de desenvolvimento de software que utiliza a notação UML.
( ) UML é uma linguagem de programação que visa otimizar o processo de desenvolvimento de software.
( ) A ISO 9660 provê um conjunto de normas que padronizam as práticas de desenvolvimento de software.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
V V F V
V V F F
V F V F
V F F F
F V V F
Para que ocorra minimamente uma interação, a interface deve apresentar características que facilitem sua utilização, permitindo que usuários básicos ou avançados possam aprender seus recursos de forma clara e objetiva. Segundo Jacob Nielsen, entre os atributos que compõe a usabilidade este é o mais importante e está associado a
eficiência.
memorização.
satisfação.
erros.
intuitividade.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Qual diagrama UML é usado para descrever aspectos dinâmicos dos objetos que compõem um sistema?
Diagrama de Estados.
Diagrama de Casos de Uso.
Diagrama de Componentes.
Diagrama de Implantação.
Diagrama de Objetos.
O modelo MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro)
apresenta um conjunto de recomendações baseadas na ISO/IEC 12207 e na ISO/IEC 15504, específico para empresas de grande porte.
é composto por 5 níveis de maturidade, sendo estes níveis classificados em Inicial, Gerenciado, Definido, Gerenciado Quantitativamente e Em Otimização.
possui compatibilidade com o modelo CMMI-DEV, visto que o modelo MPS.BR possui o mesmo conjunto de áreas de processo e a mesma organização de métricas de capacidades para obtenção de maturidade.
tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, FINEP e Banco Interamericano de Desenvolvimento, possuindo um custo de certificação semelhante ao CMMI, bastante adequado à realidade brasileira.
é baseado nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504, promovendo a melhoria dos processos de desenvolvimento de software brasileiro, em especial, para empresas de pequeno e médio porte, compatível com o modelo CMMI-DEV.
Em RUP,
excetuando-se a Implantação, a disciplina Requisitos relaciona-se com as demais disciplinas ora como fornecedora, ora como consumidora de artefatos.
na Modelagem de Negócios, os padrões fazem parte do modo como é definida a arquitetura do negócio, refletindo soluções comuns para problemas comuns e ajudando a manter o estilo de arquitetura em toda a organização.
Análise e Design é uma disciplina que tem entre suas finalidades adaptar o design para que corresponda ao ambiente de implementação, projetando-o para fins de desempenho.
a disciplina Implantação descreve as atividades que garantem que o produto de software será disponibilizado a seus usuários finais.
a meta das atividades da disciplina Ambiente é oferecer à organização o ambiente de desenvolvimento de software (processos e ferramentas) que dará suporte à equipe de desenvolvimento.
A BPMN (Business Process Modeling Notation) é caracterizada por
grupos de procedimentos os quais são representados por um diagrama de blocos para ilustrar os relacionamentos entre artefatos de um software.
um conjunto de tarefas representadas por ícones e interligadas por símbolos de fluxograma para facilitar o entendimento de um processo de negócio.
uma representação textual do grupo de tarefas que compõem um processo para a tomada de decisões por membros de uma organização.
classes de negócio interligadas por notações de relacionamento, tais como associações ou generalizações, a fim de facilitar a compreensão dos requisitos de um software.
objetos de software que ilustram a instância de classes de negócio, organizadas através da notação de pacote, sendo uma maneira de visualizar os processos de negócio que incidem sobre estes objetos.
No RUP, NÃO constitui um papel do Desenvolvedor:
Designer de Cápsula.
Revisor de Arquitetura.
Implementador.
Designer de Interface de Usuário.
Designer de Teste.
Um analista desenvolveu dois Diagramas de Fluxo de Dados (DFDs) para um sistema. A caracterização correta destes diagramas é encontrada em:
Ambos os diagramas representam partes do sistema desenvolvido com base na análise estruturada. Um dos diagramas representa a relação entre os processos existentes no sistema em uma única camada de abstração. O outro diagrama apresenta a relação entre os dados do sistema, apoiando o desenvolvimento de bancos de dados relacionais que podem ser implementados em um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
O diagrama com o nível maior de especificação, conhecido por diagrama de contexto, apresenta uma visão detalhada das entradas e saídas de dados, os processos que tratam os dados originados das entidades externas e armazenam as saídas nos depósitos de dados. O outro diagrama apresenta uma abstração do relacionamento entre os dados armazenados nas entidades externas e nos depósitos de dados, sendo esta uma visão macro do diagrama de contexto.
O primeiro diagrama, com o maior nível de abstração, conhecido por diagrama de contexto, contém a representação macro do sistema com as entidades externas, depósitos de dados e o processo do sistema com os fluxos de dados. O outro diagrama apresenta os subprocessos internos ao processo do sistema, com os respectivos fluxos de dados, respeitando as ligações entre as entidades externas e depósito de dados modelados no diagrama de contexto.
Os diagramas desenvolvidos seguem a abordagem dos diagramas estruturais da UML, a qual propõe o uso do DFD para ilustrar os processos existentes, os fluxos de dados do sistema, as entidades externas e os depósitos de dados. O diagrama de contexto contém um único processo e os fluxos macros. O segundo diagrama apresenta os diagramas derivados do processo principal.
Estes diagramas são baseados na análise estruturada de sistemas e ambos modelam as entidades externas, depósito de dados e os relacionamentos entre as entidades com a definição das cardinalidades, apoiando o desenvolvimento de um banco de dados relacional. O DFD compõe o modelo conceitual, servindo de apoio às próximas etapas de concepção de um banco de dados, tal como o modelo lógico e o modelo físico.
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