Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em UML, o mecanismo que permite a criação de novos tipos de blocos de construção para problemas específi cos, a partir dos já existentes, denomina-se
adorno.
estereótipo.
restrição.
especifi cação.
dependência.
Em UML (Unifi ed Modeling Language), o diagrama cujo foco é a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens, exibindo assim, tais objetos e as ligações entre eles, bem como as respectivas mensagens, é o diagrama de
componentes.
colaboração.
objetos.
atividades.
caso de uso.
Em hierarquias de generalização UML, a característica na qual uma classe herda tanto propriedades e relacionamentos de sua superclasse imediata quanto de suas superclasses não-imediatas (aquelas em um nível mais alto na hierarquia) é denominada
transitividade.
simetria.
assimetria.
herança múltipla.
associação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, acerca de arquiteturas e objetos de software comumente empregados em sistemas operacionais de tempo real. Em um sistema operacional de tempo real de múltiplos processos e múltiplos threads, não é possível fazer uso de código reentrante.
Considerando o RUP (Rational Unifi ed Process), o artefato que estabelece os requisitos funcionais do sistema é o modelo de
projeto.
análise.
processo.
caso de uso.
negócio.
No que se refere às regras consideradas para a elaboração de diagramas de fl uxos de dados, é correto afi rmar que
um processo pode ser uma atividade única ou implicar processamento contínuo.
caixas representam dados, cujos nomes expressam artefatos.
linhas são processos, cujas denominações compreendem frases que possuem verbos.
duas linhas saindo de uma caixa indicam a ordem de controle.
seus elementos são exclusivamente componentes de software.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, acerca de arquiteturas e objetos de software comumente empregados em sistemas operacionais de tempo real. Com escalonadores preemptivos, uma tarefa pode ter sua execução suspensa para que seja atendida uma outra de maior prioridade.
Para efetuar a modelagem de um sistema distribuído, cujos serviços e operações são complexos, sob diferentes visões, é correto propor
visão de projeto considerando os diagramas de atividades e de componentes.
visão de caso de uso considerando os diagramas de componentes e de colaboração.
visão de implementação considerando os diagramas de implantação e de seqüência.
visão de processo considerando os diagramas de classes e de interação.
perspectiva de implantação considerando os diagramas de componentes e de interação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, acerca de arquiteturas e objetos de software comumente empregados em sistemas operacionais de tempo real. Semáforos são objetos de controle de acesso de recursos compartilhados em que apenas uma thread pode ter acesso por vez.
O diagrama UML que apresenta objetos e suas ligações mútuas, evidenciando a seqüência das mensagens trocadas por meio de números de seqüência, é o
Diagrama de seqüência.
Diagrama de estado.
Diagrama de colaboração.
Diagrama de caso de uso.
Diagrama de atividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...