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A linguagem de Modelagem Unificada (UML) emergiu como notação de diagramação de padrão, de fato e de direito, para a modelagem orientada a objetos. Desta forma, a sentença que conceitua apropriadamente a UML, segundo o OMG-Object Management Group, é
um método para especificar e modelar os artefatos dos sistemas.
um processo de especificação e modelagem de sistemas orientados a objeto.
uma linguagem para implementar os conceitos da orientação a objetos.
uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas.
um método comum para a representação da orientação a objetos.
No Processo Unificado (PU), o termo Modelo de Domínio significa uma representação visual de classes conceituais ou objetos do mundo real.
Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta quanto ao Modelo de Domínio.
Não trata da representação de objetos de software.
Significa um conjunto de diagramas que descreve classes de software.
Representa a camada de domínio de uma arquitetura de software.
Representa objetos de software com responsabilidades.
Aplicando a notação UML, é ilustrado como um conjunto de diagramas de classe em que são definidas as operações.
Diagramas de pacotes UML são usados para ilustrar a arquitetura lógica de um sistema. Assinale a opção correta a respeito da aplicação de diagramas de pacotes UML.
Não permitem agrupar classes, outros pacotes e casos de uso.
Camadas de Interface de Usuário-UI não podem ser modeladas como pacotes.
A dependência (acoplamento) entre pacotes é representada por uma Associação.
Na UML, as associações são definidas como "o relacionamento semântico entre dois pacotes".
Representam as camadas, subsistemas e pacotes (no significado Java).
O desenvolvimento orientado a objetos utiliza uma estratégia orientada a objetos em todo o processo, seguindo os estágios de análise orientada a objetos, projeto orientado a objetos e programação orientada a objetos.
Assinale a opção que representa uma atividade exclusiva do projeto orientado a objetos.
Desenvolver um modelo orientado a objetos do domínio da aplicação.
Realizar um projeto de software utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos.
Desenvolver um modelo orientado a objetos para implementar os requisitos identificados.
Identificar os conceitos, atributos e associações que são considerados de interesse.
Identificar entidades e operações que estão relacionadas com o problema a ser resolvido.
O processo de projeto de arquitetura se preocupa em estabelecer um framework estrutural básico para um sistema. Envolve a identificação dos componentes principais do sistema e das comunicações entre estes componentes. Um exemplo de um possível modelo de arquitetura é um modelo
que descreve como os atores externos interagem com o sistema de software.
que mostra eventos do sistema para um cenário de um caso de uso.
de projeto de objetos de software que interagem para realizar trabalho.
de notação, que pode ilustrar as interações de atores e as operações iniciadas por eles.
de relacionamento, que mostra os relacionamentos com o fluxo de dados entre os subsistemas.
No Processo Unificado, os Contratos de Operação servem para descrever modificações detalhadas em objetos em um modelo de domínio como resultado de uma operação do sistema. As seções de um Contrato de Operação são as seguintes:
Operação e Regra de Negócio.
Operação, Escopo, Nível, Ator principal, Pré-condições, Fluxo básico, Fluxos alternativos, Pós-condições, Extensões.
Operação, Referências Cruzadas, Pré-condições e Pós-condições.
Operação, Pré-condições, Fluxo básico, Fluxos alternativos, Pós-condições, Extensões.
Operação, Referências Cruzadas, Pré-condições, Fluxo básico, Fluxos alternativos, Pós-condições, Extensões.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diferentes metodologias de desenvolvimento de sistemas e das tecnologias correspondentes, julgue os itens que se seguem.
A UML (Unified Modeling Language) se aplica tanto ao desenvolvimento de estrutura de aplicações quanto ao funcionamento e arquitetura. Também é possível utilizá-la na representação de processos de negócios e estrutura de dados.
A UML inclui diagramas de interação para ilustrar como os objetos interagem por meio de mensagens. Os diagramas de interação constituem uma generalização de dois tipos de diagramas especializados na UML: Diagrama de Seqüência e Diagrama de Comunicação.
Assinale a sentença que se refere exclusivamente a um Diagrama de Comunicação.
Cada mensagem entre objetos é representada com uma expressão de mensagem em linha sólida, com seta cheia, entres as linhas de vida verticais.
A notação UML para chamadas assíncronas é uma mensagem com seta traçada.
Os participantes da linha da vida devem representar um objeto, não uma coleção.
A ordem das mensagens é ilustrada com números de seqüência.
A barra de especificação de execução indica o foco de controle.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o uso de UML para o desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.
Na UML, um diagrama de classe, um diagrama de objeto e um diagrama de componente fazem parte de diagramas de estrutura.
A análise arquitetural, no processo unificado, pode ser vista como uma especialização da análise de requisitos, com foco nos requisitos que influenciam a arquitetura. Assinale a opção que se refere à análise arquitetural.
Está preocupada com a identificação e resolução dos requisitos não-funcionais do sistema.
Faz parte da análise de riscos de negócio de um projeto.
Produz os artefatos de arquitetura de implantação.
Enfoca a camada lógica da aplicação principal.
Trata do conjunto de decisões significativas sobre a organização de um sistema de software.
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