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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Analise as seguintes afirmações sobre MODELAGEM COM UML.
I. UML é uma linguagem de modelagem que permite a criação de diagramas que representam diversos modelos do software. Exemplos de modelos e diagramas associados são: modelo funcional (diagrama de casos de uso), modelo de objetos (diagrama de classes) e modelo dinâmico (diagrama de seqüência).
II. Existem vários diagramas UML que podem ser utilizados para representar as interações do sistema e o fluxo de dados, como os diagramas de atividade, casos de uso e de pacote.
III. Existem várias ferramentas que dão suporte à modelagem com UML. Por exemplo, IBM Rational Rose, JUDE, ArgoUML e Visual Paradigm. Modelos UML podem ser transferidos entre ferramentas UML, utilizando o formato XMI.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do diagrama de classes UML apresentado acima, julgue os seguintes itens.
O relacionamento entre Classe4 e Classe2 é uma agregação. Classe5 realiza a Interface1 e depende da Interface2. Classe6 depende dos serviços descritos na Interface2 pois herda de Classe5.
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Com relação a arquiteturas de sistemas de software, julgue os seguintes itens.
A documentação da arquitetura de um sistema de software pode ser organizada segundo visões (views). Assim, em uma visão da arquitetura, os componentes podem ser processos e threads e, em outra visão, podem ser subsistemas e módulos.
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A utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos é considerada uma boa prática de programação. O uso da metodologia UML é um exemplo dessa boa prática. Considerando-se os conceitos de UML, julgue os itens seguintes.
Um caso de uso é uma coleção de cenários relacionados de sucesso e fracasso, que descrevem atores que usam um sistema como meio para atingir um objetivo.
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Analise as seguintes afirmações sobre o RUP (Rational Unified Process).
I. RUP é um processo de desenvolvimento de software orientado a objetos para web e sistemas de informação em geral.
II. O RUP é dividido em 4 fases: concepção, elaboração, construção e transição. Cada uma das fases é dividida em subfases ou iterações. São exemplos de subfases: modelagem de negócio, requisitos, análise e projeto, implementação, teste, distribuição, gerenciamento de configuração e mudanças, gerenciamento de projeto e gerenciamento de ambiente.
III. O RUP é baseado em três características principais: guiado por casos de uso, centrado na arquitetura e iterativo e incremental.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
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Com relação ao diagrama de seqüência UML mostrado acima, julgue os itens que se seguem.
A mensagem cadastrar enviada pela instância de TelaSelecao é assíncrona. As instâncias de TelaSelecao e TelaCadastro deixam de existir antes do final da interação descrita pelo diagrama. A mensagem validar é enviada de uma instância de CntrInteracao para outra instância dessa classe.
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Com relação a arquiteturas de sistemas de software, julgue os seguintes itens.
Ao se estruturar um sistema em subsistemas deve-se minimizar as comunicações e dependências entre subsistemas no projeto empregando-se o padrão de projeto Decorator, no qual os clientes se comunicam com o subsistema enviando mensagens para uma instância de uma classe Decorator, que repassa as mensagens para objetos no subsistema.
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A utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos é considerada uma boa prática de programação. O uso da metodologia UML é um exemplo dessa boa prática. Considerando-se os conceitos de UML, julgue os itens seguintes.
Diagrama de seqüência apresenta uma visão estática do sistema, ou seja, por meio dele não é possível a representação de interações entre atores e sistema para um conjunto específico de casos de uso.
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Relacione os números relativos às fases do RUP (Rational Unified Process) na coluna da esquerda, com as letras relativas a alguns dos objetivos de cada fase na coluna da direita.
I. Concepção A. Identificar a maioria dos casos de uso e propor a arquitetura.
II. Construção B. Definir o planejamento inicial e propor uma arquitetura candidata.
III. Elaboração C. Implantar o sistema, evoluir a versão beta para a final.
IV. Transição D. Implementar e testar o sistema.
I-B; II-D; III-A; IV-C.
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Com relação ao diagrama de seqüência UML mostrado acima, julgue os itens que se seguem.
As mensagens apresentar enviadas para as instâncias de TelaSelecao e TelaCadastro estão estereotipadas pela palavra create. Há condições de guarda que controlam o envio da mensagem cadastrar para a instância de CntrCadastro e da mensagem apresentar para a instância de TelaErro.
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