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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
Considerando-se a necessidade de superar as dificuldades mencionadas, o uso da UML seria mais intenso nos quadros #5, #7 e #8 que nos quadros #2, #4 e #9.
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A utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos é considerada uma boa prática de programação. O uso da metodologia UML é um exemplo dessa boa prática. Considerando-se os conceitos de UML, julgue os itens seguintes.
Um diagrama de estado é uma representação pró-ativa dos estados e eventos de um sistema, ou seja, representa a previsão do estado interno do sistema em resposta aos possíveis eventos futuros que poderão ocorrer no sistema.
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A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Plotando-se um gráfico da produtividade da referida organização durante o desenvolvimento de várias aplicações, que relacione o número de homens-hora de projeto para implementar cada aplicação e o número de pontos de função dessa aplicação, obtém-se uma curva aproximadamente linear.
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No que se refere a Processo Unificado, julgue os itens subseqüentes.
Na fase de construção, são implementados os casos de uso que tenham impacto sobre a arquitetura; na fase de transição, os casos sem impacto sobre a arquitetura, mas que descrevam funcionalidades que deverão estar presentes na versão que está sendo desenvolvida
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A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
O quadro #3 está mais bem associado à concepção de uma arquitetura de software que ao uso de um processo unificado.
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A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Considere que seja necessário estimar o tamanho de um projeto de uma nova aplicação a ser desenvolvida na plataforma mencionada. Nessa situação, é correto afirmar que a adição de uma nova página HTML produzirá um aumento no número total de pontos de função não ajustados; que o atendimento a uma demanda por produção de componentes de código reusáveis, para uso em outro projeto de desenvolvimento de software na mesma organização, incrementará o fator de ajuste de medição (value adjustment factor) para esse projeto.
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No que se refere a Processo Unificado, julgue os itens subseqüentes.
Os requisitos de um sistema podem ser capturados construindo-se um modelo de casos de uso. Entre os casos de uso no modelo, pode haver relacionamentos de inclusão e de extensão. Na análise, a realização de um caso de uso pode ser feita criando-se diagramas de classe, de atividades e de interação.
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A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.
Como resultado da engenharia reversa automática de um programa orientado a objetos, espera-se, geralmente, que sejam produzidos diagramas de classe e não, diagramas de casos de
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A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de software, julgue os itens a seguir.
A produção de artefatos visualmente descritivos do fluxo navegacional de uma aplicação web a ser construída na plataforma acima será, muito provavelmente, realizada por desenvolvedores projetistas de GUI, que produzirão um protótipo de interface de usuário, na disciplina de requisitos, durante a fase de iniciação do projeto.
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No que se refere a Processo Unificado, julgue os itens subseqüentes.
Em um modelo de análise, as classes de fronteira modelam interações entre o sistema e os atores. Cada classe de fronteira deve estar relacionada a um ou mais atores. Pode-se também ter classes de entidade, as quais tipicamente modelam dados persistentes.
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