Questões sobre Engenharia de Software

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Julgue os seguintes itens com relação a engenharia de software.

As instâncias de casos de uso interagem com outras instâncias de casos de uso. As interações em um modelo de casos de uso ocorrem apenas entre instâncias de casos de uso. No modelo de casos de uso, uma instância de um caso de uso sofre, portanto, interferências de instâncias de outros casos de uso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

É mais adequado chamar o modelo de ciclo de vida apresentado na figura de abordagem iterativa e incremental que de abordagem em cascata.

  • C. Certo
  • E. Errado

A utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos é considerada uma boa prática de programação. O uso da metodologia UML é um exemplo dessa boa prática. Considerando-se os conceitos de UML, julgue os itens seguintes.

Ator é uma entidade — pessoa ou sistema — , com comportamento, que interage com o sistema que se está projetando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no diagrama entidade-relacionamento mostrado acima, julgue o próximo item.

Uma EMPRESA emprega pelo menos um EMPREGADO. Um EMPREGADO tem de ser empregado por uma EMPRESA. Um DEPARTAMENTO tem que estar contido em uma EMPRESA. Uma EMPRESA pode não conter DEPARTAMENTO. Um DEPARTAMENTO pode não conter DIVISAO. Uma DIVISAO tem de estar contida em um DEPARTAMENTO.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca dos conceitos de desenvolvimento de sistemas.

I. Ferramentas denominadas de IDEs (ambientes de desenvolvimento interativo) não são consideradas ferramentas CASE, pois se aplicam ao paradigma de orientação a objetos e não ao paradigma de análise essencial ou análise e desenho estruturado.

II. A modelagem de dados empregando UML depende, fundamentalmente, de diagramas de classe.

III. A modelagem funcional empregando UML depende em maior proporção de diagramas de seqüência e colaboração, e, em menor proporção, de diagramas de componente e instalação.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

Julgue os seguintes itens com relação a engenharia de software.

Um modelo de teste pode ser composto por vários artefatos, como casos de teste e componentes de teste. Um caso de teste especifica como testar um requisito ou decisão de projeto. Um caso de teste tipicamente informa como realizar o teste, dados de entrada e resultados esperados. Os componentes de teste podem ser usados para automatizar testes de códigos implementados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, adaptada de lua.weblog.com.pt, apresenta uma seqüência de quadros ilustrativos de percepções satíricas, mas comumente aceitas, acerca das dificuldades no desenvolvimento de software. Com relação a essas informações, julgue os itens a seguir quanto a conceitos de metodologia e desenvolvimento de software.

Os resultados da fase de análise de requisitos estariam mais bem associados às percepções representadas pelo quadro #1 que as representadas pelo quadro #5.

  • C. Certo
  • E. Errado

A utilização de metodologias consolidadas para representação de conceitos é considerada uma boa prática de programação. O uso da metodologia UML é um exemplo dessa boa prática. Considerando-se os conceitos de UML, julgue os itens seguintes.

Diagramas de colaboração ilustram as interações entre objetos em forma de grafo ou rede, na qual os objetos podem ser colocados em qualquer lugar do diagrama.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta, numerados de I a V, alguns dos elementos que fazem parte da paleta de edição de diagramas UML da ferramenta JUDE. Considerando essa figura, assinale a opção que contém os nomes corretos dos elementos indicados, na ordem I, II, III, IV e V.

  • A.

    generalização, interface, entidade, limites do sistema e controle

  • B.

    package, especialização, dependência, interface e entidade

  • C.

    subsistema, interface, limites do sistema, entidade e controle

  • D.

    interface, herança, controle, entidade e limites do sistema

Julgue os seguintes itens com relação a engenharia de software.

Um exemplo de refatoração, técnica que pode ser empregada para melhorar o projeto de um software, é organizar as classes em hierarquias visando usar polimorfismo em vez de enunciados condicionais para escolher entre comportamentos que dependam dos tipos dos objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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