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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da orientação a objetos, julgue os seguintes itens. Uma classe pode implementar uma interface. Se uma classe implementa uma interface, os métodos públicos da classe somente podem ser aqueles especificados na interface que a classe implementa.
A herança, na notação UML, é mostrada no sentido:
ascendente, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes superiores.
descendente, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes inferiores.
à direita, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes a sua direita.
à esquerda, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes a sua esquerda.
Analise as seguintes afirmações relacionadas às atividades de Teste de Software na Engenharia de Software.
I. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software implemente corretamente uma função específica.
II. Os métodos de Engenharia de Software proporcionam a base a partir da qual a qualidade é construída. Se a qualidade não estiver presente antes de se testar um produto de software, ela não estará presente após a realização dos testes.
III. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software que foi construído atenda às exigências do cliente.
IV. A Verificação visa garantir a resposta positiva da pergunta: "Estamos construindo o produto certo?".
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da orientação a objetos, julgue os seguintes itens. A comunicação entre objetos pode ocorrer pela troca de mensagens. Um objeto O1 pode enviar uma mensagem para um objeto O2 invocando um método público definido na classe da qual O2 é uma instância.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos de Estrutura de dados e a conceitos de UML.
I. No uso da UML, o comportamento dinâmico de uma aplicação pode ser representado ou descrito com o diagrama de seqüência ou com o diagrama de interação.
II. A especifi cação de um programa pode ser feita de diversas formas. A UML possibilita a especifi cação com casos de uso. Os casos de uso descrevem os requisitos que um programa deve atender para satisfazer aos seus usuários.
III. Na UML, o comportamento estático das Classes, Métodos e Objetos é descrito usando-se o diagrama de estados. Devido à sua característica estática, esse tipo de diagrama permite que um Objeto esteja simultaneamente em dois ou mais subestados exclusivos.
IV. Para uma árvore binária ser considerada balanceada, os níveis de número ímpar devem conter a mesma quantidade de nós que seu nível imediatamente anterior. Essa regra não se aplica para o último nível da árvore.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Considerando as best practices em relação ao planejamento de projetos de softwares, é correto afirmar:
Considere a tabela abaixo (parcialmente preenchida), para cálculo de pontos de função:
Sabendo que a complexidade funcional (Simples, Média e Complexa) é determinada em função da quantidade de registros e/ou arquivos lógicos e itens de dados referenciados, é correto afirmar que, aos totais atribuídos a Arquivo Lógico Interno, Arquivo de Interface Externa e Entrada Externa, correspondem, respectivamente, as classificações
Analise os quadros abaixo, relativos às categorias de atributos direcionadores de custo do modelo básico do COCOMO:
A correta associação entre os elementos das duas tabelas é
E ab (KLOC) exp (bb) é uma equação típica do modelo COCOMO básico, onde "E" é o esforço aplicado em pessoas-mês, KLOC é o número estimado de linhas de código do projeto. O coeficiente ab e o expoente bb referem-se a valores extraídos da tabela de classes de projetos, de acordo com sua classificação em modo
Em relação aos conceitos e fundamentos de engenharia de software, é correto afirmar:
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