Questões sobre Engenharia de Software

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Acerca da orientação a objetos, julgue os seguintes itens. Uma classe pode implementar uma interface. Se uma classe implementa uma interface, os métodos públicos da classe somente podem ser aqueles especificados na interface que a classe implementa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A herança, na notação UML, é mostrada no sentido:

  • A.

    ascendente, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes superiores.

  • B.

    descendente, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes inferiores.

  • C.

    à direita, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes a sua direita.

  • D.

    à esquerda, ou seja, da classe que herda atributos e operações para as classes a sua esquerda.

Analise as seguintes afirmações relacionadas às atividades de Teste de Software na Engenharia de Software.

I. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software implemente corretamente uma função específica.

II. Os métodos de Engenharia de Software proporcionam a base a partir da qual a qualidade é construída. Se a qualidade não estiver presente antes de se testar um produto de software, ela não estará presente após a realização dos testes.

III. A Verificação refere-se a um conjunto de atividades que garante que o software que foi construído atenda às exigências do cliente.

IV. A Verificação visa garantir a resposta positiva da pergunta: "Estamos construindo o produto certo?".

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. III e IV
  • D. I e III
  • E. II e IV

Acerca da orientação a objetos, julgue os seguintes itens. A comunicação entre objetos pode ocorrer pela troca de mensagens. Um objeto O1 pode enviar uma mensagem para um objeto O2 invocando um método público definido na classe da qual O2 é uma instância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos de Estrutura de dados e a conceitos de UML.

I. No uso da UML, o comportamento dinâmico de uma aplicação pode ser representado ou descrito com o diagrama de seqüência ou com o diagrama de interação.

II. A especifi cação de um programa pode ser feita de diversas formas. A UML possibilita a especifi cação com casos de uso. Os casos de uso descrevem os requisitos que um programa deve atender para satisfazer aos seus usuários.

III. Na UML, o comportamento estático das Classes, Métodos e Objetos é descrito usando-se o diagrama de estados. Devido à sua característica estática, esse tipo de diagrama permite que um Objeto esteja simultaneamente em dois ou mais subestados exclusivos.

IV. Para uma árvore binária ser considerada balanceada, os níveis de número ímpar devem conter a mesma quantidade de nós que seu nível imediatamente anterior. Essa regra não se aplica para o último nível da árvore.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. III e IV
  • D. I e III
  • E. II e IV

Considerando as best practices em relação ao planejamento de projetos de softwares, é correto afirmar:

  • A. O escopo é o esboço do projeto de software e, em linhas gerais, tem como finalidade identificar os macro tópicos do projeto.
  • B. As premissas constituem um dos produtos gerados na análise de riscos, em decorrência da identificação dos fatores considerados verdadeiros ou falsos quando da decisão de se transformar uma idéia em um projeto. Elas é que determinam a função do escopo do software.
  • C. As premissas constituem um dos produtos gerados na análise de riscos, em decorrência da identificação apenas dos fatores considerados verdadeiros, já que os fatores considerados falsos, além de serem irrelevantes ao escopo do projeto, podem comprometer o cronograma de execução do projeto.
  • D. O escopo do projeto descreve a função, o desempenho, as restrições, as interfaces e a confiabilidade do projeto de software. Sua declaração deve se restringir apenas ao que está dentro dos limites do projeto.
  • E. O escopo do projeto descreve a função, o desempenho, as restrições, as interfaces e a confiabilidade do projeto de software. Sua declaração deve ser delimitada, definindo, desta forma, o que está dentro dos limites do projeto e o que está fora dos limites.

Considere a tabela abaixo (parcialmente preenchida), para cálculo de pontos de função:

Sabendo que a complexidade funcional (Simples, Média e Complexa) é determinada em função da quantidade de registros e/ou arquivos lógicos e itens de dados referenciados, é correto afirmar que, aos totais atribuídos a Arquivo Lógico Interno, Arquivo de Interface Externa e Entrada Externa, correspondem, respectivamente, as classificações

  • A. Complexa, Média e Simples.
  • B. Simples, Simples e Complexa.
  • C. Simples, Média e Complexa.
  • D. Média, Média e Complexa.
  • E. Média, Complexa e Simples.

Analise os quadros abaixo, relativos às categorias de atributos direcionadores de custo do modelo básico do COCOMO:

A correta associação entre os elementos das duas tabelas é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

E ab (KLOC) exp (bb) é uma equação típica do modelo COCOMO básico, onde "E" é o esforço aplicado em pessoas-mês, KLOC é o número estimado de linhas de código do projeto. O coeficiente ab e o expoente bb referem-se a valores extraídos da tabela de classes de projetos, de acordo com sua classificação em modo

  • A. simples, modo intermediário ou modo complexo.
  • B. orgânico, modo semidestacado ou modo embutido.
  • C. embutido, modo semidestacado ou modo destacado.
  • D. orgânico, modo intermediário ou modo sistêmico.
  • E. hardware, modo software e modo recursos.

Em relação aos conceitos e fundamentos de engenharia de software, é correto afirmar:

  • A. Enquanto a classificação dos requisitos determina as prioridades relativas dos requisitos e avalia a estabilidade e a complexidade de realização, a revisão dos requisitos determina se todos eles satisfazem os critérios de qualidade e se as especificações dos requisitos do software estão claras e bem entendidas por todas as partes interessadas.
  • B. Na especificação dos requisitos, nem todo requisito presente é um requisito a ser construído, tampouco podem ser rastreáveis.
  • C. Entre as medidas diretas do processo de engenharia de software, incluem-se a funcionalidade, a eficiência, a qualidade e a confiabilidade.
  • D. As ferramentas da engenharia de software constituem o elo de ligação que mantém juntos os procedimentos e os métodos, possibilitando o desenvolvimento racional e oportuno do software.
  • E. A engenharia de software é definida por um conjunto de métodos que são escolhidos tendo-se como base a natureza da aplicação, os controles e os produtos que precisam ser entregues.
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