Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

UML é uma linguagem comumente utilizada para a modelagem de sistemas em análise e projeto orientados a objetos. Com respeito aos diagramas UML, considere as afirmativas abaixo:

1. O diagrama de colaboração é usado para representar a organização estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens.

2. O diagrama de classes mostra um conjunto de classes, interfaces e colaborações e é usado para ilustrar a visão estática do projeto de um sistema.

3. Os diagramas de seqüências e de objetos são usados para representar partes dinâmicas de um sistema.

Assinale a alternativa correta

  • A. Apenas a afirmativa 1 é falsa.
  • B. Apenas a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • D. Apenas a afirmativa 3 é falsa.
  • E. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Julgue os itens a seguir, no referente aos processos, métodos, técnicas e ferramentas de engenharia de software e sistemas de informação, aplicáveis ao desenvolvimento de sistemas para a organização referida no diagrama da figura incluída no texto, atendendo áreas finalísticas de negócios como registro de projetos e produtos audiovisuais, controle e arrecadação de tributos e taxas, sistemas de informação gerenciais que emitem relatórios de monitoramento de desempenho, de gestão eletrônica de documentos e de fluxo de trabalho.

Conforme o RUP, para realizar modelagem de fluxos de atividades finalísticas apoiadas por sistemas de informação, é indicado usar diagramas de atividade UML em vez de diagramas de classe UML.

  • C. Certo
  • E. Errado

No SW-CMM, o ciclo de vida dos projetos é assunto tratado em vários níveis de maturidade. As áreas chave de processo, nas quais o ciclo de vida é abordado, são

  • A. Garantia da Qualidade do Software, Prevenção de Defeitos e Gerência de Mudança de Processo.
  • B. Planejamento do Projeto de Software, Gerência da Qualidade do Software e Gerência de Mudança de Processo.
  • C. Definição de Processo da Organização, Garantia de Qualidade do Software e Gerência de Contratação de Terceiros.
  • D. Gerência da Qualidade de Software, Gerência de Requisitos e Gerência da Configuração do Software.
  • E. Definição de Processo da Organização, Gerência Quantitativa do Processo e Engenharia do Produto de Software.

Em relação aos modelos de objetos, das opções seguintes, aquela que só contém características em geral NÃO aceitas por esses modelos é:

  • A.

    visões, catálogo, restrições de integridade declarativas e métodos;

  • B.

    chaves estrangeiras, catálogo, restrições de integridade declarativas e visões;

  • C.

    catálogo, visões, chaves estrangeiras e encapsulamento;

  • D.

    restrições de integridade declarativas, chaves estrangeiras, visões e métodos;

  • E.

    encapsulamento, chaves estrangeiras, catálogo e restrições de integridade declarativas.

Assinale a alternativa que contém os nomes e a seqüência correta das fases que compõem o RUP (Rational Unified Process):

  • A. Concepção, Construção, Transição e Manutenção.
  • B. Planejamento, Teste, Codificação, Projeto.
  • C. Concepção, Elaboração, Construção e Transição.
  • D. Planejamento, Projeto, Teste e Codificação.
  • E. Planejamento, Projeto, Codificação, Teste e Transição.

Julgue os itens a seguir, no referente aos processos, métodos, técnicas e ferramentas de engenharia de software e sistemas de informação, aplicáveis ao desenvolvimento de sistemas para a organização referida no diagrama da figura incluída no texto, atendendo áreas finalísticas de negócios como registro de projetos e produtos audiovisuais, controle e arrecadação de tributos e taxas, sistemas de informação gerenciais que emitem relatórios de monitoramento de desempenho, de gestão eletrônica de documentos e de fluxo de trabalho.

Conforme o RUP, o desenvolvimento de uma descrição formal de necessidades de funções ou funcionalidades a serem providas por tais sistemas deve ser realizado por meio de diagramas de caso de uso UML, em detrimento de diagramas de instalação (deployment) UML.

  • C. Certo
  • E. Errado

O RUP (Rational Unified Process)

  • A. tem sua arquitetura desenvolvida em paralelo aos use cases, englobando apenas os aspectos estáticos do software.
  • B. é um processo estático que viabiliza a definição seqüencial de um problema e tem como única finalidade o teste do produto final.
  • C. estabelece, em sua fase de concepção, um plano de projeto e uma arquitetura sólida, por meio do desenvolvimento estático de software, dentro do seu ciclo de vida.
  • D. é o modelo de processo que estabelece a topologia do hardware necessária para executar o sistema.
  • E. dá ênfase à criação e à manutenção de modelos e tem sua atividade de desenvolvimento orientada por use case como parte funcional do sistema que agrega valor ao resultado do software.

Em relação ao projeto de interface com o usuário, dos estilos de interação com o usuário, aquele que é aplicado nos sistemas operacionais, apresenta como principal vantagem ser flexível e com grande capacidade, tendo como principal desvantagem a dificuldade de aprender e o gerenciamento de erros ser inadequado, é:

  • A.

    manipulação direta;

  • B.

    linguagem natural;

  • C.

    preenchimento de formulário;

  • D.

    linguagem de comando;

  • E.

    seleção de menu.

Considere as afirmativas seguintes:

1. UML é uma linguagem de modelagem que pode ser usada com diferentes processos de engenharia de software.

2. Rational Unified Process e Extreme Programing são processos de engenharia de software.

3. Rational Rose é uma ferramenta CASE usada para criar modelos UML.

4. Rational Unified Process (RUP) e Rational Rose são processos de engenharia de software que usam UML como linguagem para criação de modelos.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Apenas a afirmativa 4 é falsa.

  • C.

    Apenas as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Apenas a afirmativa 1 é verdadeira

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Julgue os itens a seguir, no referente aos processos, métodos, técnicas e ferramentas de engenharia de software e sistemas de informação, aplicáveis ao desenvolvimento de sistemas para a organização referida no diagrama da figura incluída no texto, atendendo áreas finalísticas de negócios como registro de projetos e produtos audiovisuais, controle e arrecadação de tributos e taxas, sistemas de informação gerenciais que emitem relatórios de monitoramento de desempenho, de gestão eletrônica de documentos e de fluxo de trabalho.

A fim de desenvolver, durante uma reunião de trabalho, um desenho de interface web para acesso aos sistemas mencionados na figura em uma intranet, deve-se empregar técnicas de prototipação em papel devido ao baixo custo e rapidez.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...