Questões sobre Engenharia de Software

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Segundo Roger S. Pressman: "Ele tem um lugar definido no trabalho da Engenharia de Software, pois produz um padrão no qual os métodos para análise, projeto, codificação, testes e manutenção podem ser colocados".

O conceito acima refere-se ao paradigma

  • A. das técnicas de quarta geração.
  • B. da prototipação.
  • C. do modelo de dados.
  • D. do ciclo de vida clássico.
  • E. dos modelos de projeto.

Em relação a ferramentas CASE, é correto afirmar que:

  • A. elas devem orientar o sistema através do uso de programação e evitar a decomposição em níveis muito detalhados, para que o código possa ser gerado automaticamente.
  • B. elas são projetadas para utilizarem a modelagem visual, ou seja, representarem por meio de modelos gráficos, o sistema que está sendo definido. A tarefa de manutenção de dados e diagramas é feita de maneira rápida e fácil.
  • C. mesmo que as linguagens não ofereçam estrutura básica para suportar as técnicas utilizadas no ciclo de desenvolvimento, elas oferecem a capacidade de adaptá-las às técnicas de projeto.
  • D. elas eliminam a necessidade do uso da prototipação, por serem capazes de gerar automaticamente o escopo das especificações do projeto físico, a partir das especificações do projeto, e de enviar porções do projeto e especificações para o dicionário de desenvolvimento.
  • E. a implementação da tecnologia CASE não requer grande volume de investimentos, pois dispensa a necessidade de desenvolvimento de um conjunto significativo de requisitos, limitando-se apenas em avaliar o ambiente corporativo de informática.

A UML representa o desenvolvimento de novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bom entendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também aprender a modelar a Orientação a Objetos. Nesse aspecto, é correto afirmar:

  • A. a notação, definida pelos seus vários tipos de diagramas, é o modo pelo qual um gerente de projeto pode descrever os vários aspectos de modelagem pela UML. Se num determinado projeto ele necessitar de um diagrama estático, onde a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema, o diagrama de classe é a ferramenta recomendada.
  • B. o diagrama de seqüências de análises é a implementação de um diagrama de classe, onde os atributos e as operações ainda não estão completamente definidos, o que ocorrerá somente após a inicialização do caso de uso por um ator.
  • C. a UML usa uma combinação de diagramas de estado, diagramas de seqüência e diagramas de atividade para representar o comportamento estático dos objetos e classes que tiverem sido identificados como parte do modelo de análise.
  • D. um diagrama de seqüência representa a associação seqüencial entre os objetos, as seqüências de métodos de um objeto e a conexão dos caminhos do caso de uso.
  • E. um diagrama de caso de uso, quando não contém elementos modelados para um sistema, mostra os diferentes relacionamentos, mas não as generalizações; mostra as associações, mas não as dependências entre estes elementos.

A figura acima apresenta um sumário das áreas usualmente reconhecidas como sendo praticadas na engenharia de software. Considere as seguintes atribuições profissionais exigidas em uma organização: desenvolver sistemas em ambiente de grande porte, atuando preferencialmente nas fases de implementação de códigos e transição do processo de desenvolvimento adotado, utilizando-se de metodologia e ferramentas CASE/IDE homologadas na organização, visando à racionalização e à otimização dos processos do cliente. Julgue os itens a seguir acerca dos conceitos e das áreas de engenharia de software listadas e seus relacionamentos com as atribuições profissionais acima descritas.

A “implementação de códigos” mencionada acima está mais associada, como área de prática de engenharia de software, a “Software design” que a “Software maintenance”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as representações gráficas abaixo, relacionadas aos modelos de elementos usados nos diagramas da UML:

Os diagramas acima representam, respectivamente,

  • A. Dependência, Refinamento e Associação Recursiva.
  • B. Associação Qualificada, Generalização Normal e Refinamento.
  • C. Associação Exclusiva, Associação Qualificada e Dependência.
  • D. Generalização Normal, Generalização Restrita e Refinamento.
  • E. Refinamento, Associação Recursiva e Generalização.

A figura acima apresenta um sumário das áreas usualmente reconhecidas como sendo praticadas na engenharia de software. Considere as seguintes atribuições profissionais exigidas em uma organização: desenvolver sistemas em ambiente de grande porte, atuando preferencialmente nas fases de implementação de códigos e transição do processo de desenvolvimento adotado, utilizando-se de metodologia e ferramentas CASE/IDE homologadas na organização, visando à racionalização e à otimização dos processos do cliente. Julgue os itens a seguir acerca dos conceitos e das áreas de engenharia de software listadas e seus relacionamentos com as atribuições profissionais acima descritas.

Atuar na fase de “transição do processo de desenvolvimento adotado”, caso correspondo a colocar em estado operacional o sistema desenvolvido, está mais relacionado, como prática de engenharia de software, a “Software engineering process” que a “Software testing”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as representações gráficas abaixo, relacionadas aos modelos de elementos usados nos diagramas da UML:

O diagrama acima refere-se

  • A. à Dependência, onde as classes recebem objetos das outras classes como parâmetro para permitir o acesso de objetos globais entre elas.
  • B. ao Refinamento, onde ocorrem várias descrições de uma mesma coisa, mas em níveis de abstração diferentes, ou seja, abstrações tanto simples quanto complexas.
  • C. à Associação Terciária, onde três classes estabelecem uma associação dependente com a superclasse.
  • D. à Associação Recursiva, na qual as subclasses se tornam superclasse em relação às subclasses delas dependentes.
  • E. à Generalização de Sobreposição, que significa que, quando subclasses herdam de uma superclasse por sobreposição, novas subclasses destas podem herdar de mais de uma subclasse.

A figura acima apresenta um sumário das áreas usualmente reconhecidas como sendo praticadas na engenharia de software. Considere as seguintes atribuições profissionais exigidas em uma organização: desenvolver sistemas em ambiente de grande porte, atuando preferencialmente nas fases de implementação de códigos e transição do processo de desenvolvimento adotado, utilizando-se de metodologia e ferramentas CASE/IDE homologadas na organização, visando à racionalização e à otimização dos processos do cliente. Julgue os itens a seguir acerca dos conceitos e das áreas de engenharia de software listadas e seus relacionamentos com as atribuições profissionais acima descritas.

Visar à “racionalização e à otimização dos processos do cliente” está mais associado a “Software requirements” que a “Software engineering process”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao diagrama de classes na notação UML, analise:

I. uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um;

II. o polimorfismo das operações é uma conseqüência da relação de herança entre classes;

III. se um objeto A está associado a um objeto B e B está associado a mais de um objeto C, então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto A.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. III.

Em relação à análise de requisitos funcionais e nãofuncionais, é correto afirmar:

  • A. Dependendo da fase de projeto, a análise dos requisitos funcionais e não-funcionais recebe o mesmo nível de tratamento, em função da necessidade de se definir o que é para fazer, qual produto gerar (requisito não-funcional) e qual a forma, conteúdo, comportamento e atributos deve conter o produto (requisito funcional).
  • B. Os requisitos funcionais e não-funcionais têm tratamento diferenciado em cada fase de projeto. Primeiro, é necessário definir o que é para fazer, qual produto gerar (requisito não-funcional); segundo, qual forma, conteúdo, comportamento e atributos deve conter o produto (requisito funcional). Isto quer dizer que somente se consegue definir atributos ou características de qualidade à medida que se tenha a definição do produto.
  • C. Na fase de estudo preliminar ou estudos de projeto, a validação dos requisitos depende do processo de qualificação das informações de origem, funcionalidade e relacionamento de dependências dos requisitos e do processo de qualificação de exigências pelos stakeholders. Nesta fase os requisitos não-funcionais são documentados e priorizados para serem utilizados na fase de implantação.
  • D. A fase de modelo físico deve agregar aos requisitos funcionais os requisitos não-funcionais obtidos nas várias oportunidades de captura de informações, tratá-los em termos de prioridade, precedência e relacionamentos entre si, com ênfase em como o software deve funcionar.
  • E. Na fase de modelo lógico, são detalhados os eventos e visões dos processos, identificados os papéis e responsabilidades dos stakeholders. Esta fase deve agregar aos requisitos funcionais os requisitos nãofuncionais obtidos nas várias oportunidades de captura de informações, tratá-los em termos de prioridade, precedência e relacionamentos entre si
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