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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A UML faz uso de uma série de diagramas, entre os quais pode-se destacar o diagrama de classes. Sobre este diagrama, é INCORRETO afirmar que:
por meio do diagrama de classes, podem-se visualizar os diversos estados de um objeto, após um estímulo externo.
por meio do diagrama de classes, podem-se estabelecer relações de generalização.
por meio do diagrama de classes, podem-se estabelecer as relações de agregação (relacionamento entre o todo e a parte).
por meio do diagrama de classes, podem-se estabelecer relações de especificação.
por meio do diagrama de classes, podem-se estabelecer associações entre as classes, em que uma associação é definida como um relacionamento estabelecendo conexões semânticas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere aos modelos de desenvolvimento e ciclos de vida, julgue os itens que se seguem.
No modelo iterativo, divide-se o desenvolvimento em iterações. A cada iteração, podem ser acrescentadas novas funcionalidades ao software. Uma iteração parte do estado no qual se encontravam os artefatos ao término da iteração anterior e resulta em um incremento. Uma iteração pode ter disciplinas como captura de requisitos, análise, projeto, implementação e teste.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um software está sendo desenvolvido e algumas decisões foram tomadas quando do seu projeto. A seguir, tem-se as decisões I, II e III que deverão ser atendidas usando-se padrões de projeto (design patterns) adequados.
I Os formatos dos dados de entrada serão validados por métodos nas classes que os modelam. Por exemplo, para validar uma senha, a classe Senha terá um método apropriado. Como o software será fornecido para clientes cujos dados terão diferentes formatos, essas classes devem ser substituídas em conjunto e essas substituições não devem resultar em alterações nos códigos que instanciam essas classes.
II A arquitetura do software será composta por vários módulos e cada módulo será composto por vários objetos interligados. Em cada módulo, o código para criar os objetos e estabelecer os relacionamentos entre os mesmos não deve estar nas classes das quais esses objetos são instâncias. Em cada módulo, esse código deve estar em uma classe responsável por construir o módulo.
III Alguns dos objetos serão persistentes e complexos. Os valores dos atributos de tais objetos serão carregados do banco de dados apenas quando forem referenciados. Um usuário de um objeto persistente receberá uma referência para um objeto em memória que se fará passar pelo objeto no banco de dados. O código do objeto em memória intermediará o acesso ao objeto no banco de dados.
Considerando as informações acima, julgue o seguinte item.
A decisão I pode ser atendida usando-se o padrão de projeto Abstract Factory; a decisão II pode ser atendida usando-se o Builder; e a decisão III pode ser atendida usando-se o Proxy.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima apresenta um modelo conceitual aplicável à melhoria de processos de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas, dos conceitos de análise de processos e de auditoria de sistemas de informação.
Modelos correntes de auditoria de processos de produção de software indicam que a determinação da capacidade de processos deve produzir valores em uma escala graduada formada por níveis contíguos, sendo comum o emprego de uma escala de capacidade que varie de 0 a 5.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A engenharia de software trabalha com diversos modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de um software. Sobre estes modelos, é CORRETO afirmar que:
o modelo de ciclo de vida em cascata caracteriza-se pela implementação imediata do sistema após a definição dos primeiros requisitos.
o modelo de ciclo de vida em cascata trabalha com o conceito de protótipos e refinamento destes.
no modelo de ciclo de vida em cascata puro, o cliente só percebe o produto no final do projeto.
o modelo de ciclo vida em cascata trabalha com diversas versões do sistema ao longo do projeto.
no modelo de ciclo de vida em cascata, o sistema é desenvolvido como se fosse uma espiral por meio de diversas interações junto aos protótipos.
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No que se refere aos modelos de desenvolvimento e ciclos de vida, julgue os itens que se seguem.
A vida de um software pode ser dividida em ciclos. Ao final de cada ciclo, pode-se ter um produto pronto para entrega. Cada ciclo pode ser dividido em fases voltadas para a concepção, a elaboração, a construção e a transição do software. O resultado de uma fase caracteriza-se pelos estados dos artefatos.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere à modularização de um software, julgue os seguintes itens. Um módulo tem as seguintes características: o seu código não pode ser compilado independentemente de outros módulos; a sua especificação externa é requerida pelos usuários do módulo e a sua especificação interna por quem desenvolve o módulo; pode ter interfaces exportadas e importadas, as exportadas são disponibilizadas por módulos servidores e as importadas são esperadas por clientes.
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A figura acima apresenta um modelo conceitual aplicável à melhoria de processos de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas, dos conceitos de análise de processos e de auditoria de sistemas de informação.
O conceito de risco apresentado na figura relaciona-se mais diretamente aos processos de negócios da organização auditada e menos aos processos da auditoria.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere à modularização de um software, julgue os seguintes itens. O acoplamento entre os módulos depende: dos relacionamentos entre módulos; da quantidade de estados pelos quais os módulos podem passar; da complexidade das interfaces exportadas pelos módulos que, por sua vez, depende da quantidade de funções nas interfaces desses módulos, da quantidade de parâmetros nessas funções e da quantidade de variáveis globais.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima apresenta um modelo conceitual aplicável à melhoria de processos de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas, dos conceitos de análise de processos e de auditoria de sistemas de informação.
Uma auditoria, mesmo que realizada de forma satisfatória, nunca consegue eliminar a materialização de riscos nos processos e sistemas auditados.{TITLE}
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