Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a UML, um diagrama de interação mostra uma interação formada por um conjunto de
Analise as seguintes afirmações relacionadas à programação orientada a objetos e a UML.
I. Um relacionamento é uma conexão entre itens. Na modelagem orientada a objetos, os quatro relacionamentos mais importantes são as dependências, as generalizações, as associações e as realizações.
II. Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama, composto por objetos e seus vínculos, que compartilha as mesmas propriedades comuns a todos os outros diagramas, isto é, um nome e o conteúdo gráfico.
III. As exceções são manifestações concretas de uma abstração à qual um conjunto de operações, sempre esperadas e controladas, poderão ser aplicadas.
IV. O diagrama de classes faz a modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de objetos. Um diagrama de classes mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em determinado ponto no tempo.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue o item subseqüente, considerando o diagrama acima construído com UML.
O diagrama contém estereótipos tipicamente usados para representar classes de fronteira (boundary), classes controladoras (controller) e entidades (entity); uma composição descreve o relacionamento entre Turma e Aluno; um Aluno pode não ter uma Pré-matrícula; a uma Pré-matrícula está associada uma Turma e um Aluno precisa estar em pelo menos uma Turma.
Analise a descrição a seguir.
O paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software abrange seis atividades. Na atividade de _____________ são traduzidas as exigências de uma representação do software que podem ser avaliadas quanto à qualidade antes que se inicie a codificação.
Escolha a opção que preenche corretamente a lacuna acima.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue o item a seguir, com relação ao diagrama acima construído com UML.
A interface IPersistencia é implementada por CntrPersistencia; CntrCadastro e CntrAutenticacao dependem dos serviços na interface IPersistencia; a interface IAutenticacao é implementada por CntrAutenticacao; CntrCadastro depende dos serviços na interface IAutenticacao.
A construção de sistemas é difícil devido à sua complexidade. Um fator crucial para gerenciar essa complexidade é o processo adotado para o desenvolvimento. O conjunto básico de atividades e a ordem em que são realizadas nesse processo definem o que é também denominado de ciclo de vida do software. Analise as seguintes informações sobre processos de software:
I- Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo; Exemplos de modelos de processo genéricos são o modelo cascata (seqüencial linear, wartefall); espiral e processo unificado (PU ou UP – Unified Process).
II- O modelo de processo cascata ainda hoje é um dos mais difundidos e tem por característica principal a codificação de uma versão executável do sistema, desde as fases iniciais do desenvolvimento, de modo que o sistema final é incrementalmente construído; daí a alusão à idéia de "cascata".
III- Em um processo de software incremental, o desenvolvimento do sistema é iterativo e partes de sua funcionalidade (denominadas "incrementos") são entregues à medida em que são desenvolvidas; assim, essas entregas parciais tentam priorizar as necessidades mais urgentes do usuário e podem auxiliar a revisão e a melhor definição das partes ainda não entregues.
IV- XP – eXtreme Programming- possibilitou a revolução na forma de desenvolver sistemas em que somente a programação é considerada por pares de desenvolvedores, não sendo necessária documentação e planejamento do software.
Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:
apenas I, II e III estão corretas.
apenas II, III e IV estão corretas.
apenas I e IV estão corretas.
todas as afirmações estão corretas.
apenas III está correta.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue o item seguinte, com relação ao diagrama acima construído com UML.
O relacionamento entre Pedido e Item é uma agregação; um Item não pode existir sem um Pedido; um ClienteEspecial é um Cliente e pode estar associado a vários pedidos; a um PedidoUrgente tem-se associado um Cliente e um ou mais itens; um Item está associado a um Produto.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima apresenta um ciclo de desenvolvimento comum em engenharia de sistemas de software, no qual o encadeamento entre as fases do desenvolvimento desses sistemas é representada por setas e linhas. Acerca dos conceitos apresentados na figura, julgue os itens que se seguem.
Quanto maior o número de linhas que interligam as diversas fases representadas, mais caótico torna-se o processo de desenvolvimento de software, e mais fácil se torna a sua rastreabilidade.Pode-se afirmar que:
A manutenção corretiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção perfectiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção adaptativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção preventiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.
A manutenção investigativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas funcionalidades, modificações em funções existentes.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura I, que apresenta um sumário das áreas de processos da norma ISO 12207:1995, julgue os próximos itens.
Atividades relacionadas ao refactoring de software orientado a objetos estão relacionadas diretamente à área de processo Maintenance.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...