Questões sobre Engenharia de Software

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Segundo a UML, um diagrama de interação mostra uma interação formada por um conjunto de

  • A. objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que poderão ser enviadas entre eles.
  • B. classes e métodos, excluindo-se as mensagens que poderão ser enviadas entre eles.
  • C. métodos, incluindo as mensagens que poderão ser enviadas entre eles.
  • D. métodos, excluindo-se as mensagens que poderão ser enviadas entre eles.
  • E. classes, incluindo as mensagens que poderão ser enviadas entre elas.

Analise as seguintes afirmações relacionadas à programação orientada a objetos e a UML.

I. Um relacionamento é uma conexão entre itens. Na modelagem orientada a objetos, os quatro relacionamentos mais importantes são as dependências, as generalizações, as associações e as realizações.

II. Um diagrama de objetos é um tipo especial de diagrama, composto por objetos e seus vínculos, que compartilha as mesmas propriedades comuns a todos os outros diagramas, isto é, um nome e o conteúdo gráfico.

III. As exceções são manifestações concretas de uma abstração à qual um conjunto de operações, sempre esperadas e controladas, poderão ser aplicadas.

IV. O diagrama de classes faz a modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de objetos. Um diagrama de classes mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em determinado ponto no tempo.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. II e III
  • B. I e II
  • C. III e IV
  • D. I e III
  • E. II e IV

Julgue o item subseqüente, considerando o diagrama acima construído com UML.

O diagrama contém estereótipos tipicamente usados para representar classes de fronteira (boundary), classes controladoras (controller) e entidades (entity); uma composição descreve o relacionamento entre “Turma” e “Aluno”; um “Aluno” pode não ter uma “Pré-matrícula”; a uma “Pré-matrícula” está associada uma “Turma” e um “Aluno” precisa estar em pelo menos uma “Turma”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise a descrição a seguir.

O paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software abrange seis atividades. Na atividade de _____________ são traduzidas as exigências de uma representação do software que podem ser avaliadas quanto à qualidade antes que se inicie a codificação.

Escolha a opção que preenche corretamente a lacuna acima.

  • A. projeto
  • B. engenharia de sistemas
  • C. teste e análise de riscos
  • D. coleta de requisitos
  • E. análise

Julgue o item a seguir, com relação ao diagrama acima construído com UML.

A interface “IPersistencia” é implementada por “CntrPersistencia”; “CntrCadastro” e “CntrAutenticacao” dependem dos serviços na interface “IPersistencia”; a interface “IAutenticacao” é implementada por “CntrAutenticacao”; “CntrCadastro” depende dos serviços na interface “IAutenticacao”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A construção de sistemas é difícil devido à sua complexidade. Um fator crucial para gerenciar essa complexidade é o processo adotado para o desenvolvimento. O conjunto básico de atividades e a ordem em que são realizadas nesse processo definem o que é também denominado de ciclo de vida do software. Analise as seguintes informações sobre processos de software:

I- Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo; Exemplos de modelos de processo genéricos são o modelo cascata (seqüencial linear, wartefall); espiral e processo unificado (PU ou UP – Unified Process).

 II- O modelo de processo cascata ainda hoje é um dos mais difundidos e tem por característica principal a codificação de uma versão executável do sistema, desde as fases iniciais do desenvolvimento, de modo que o sistema final é incrementalmente construído; daí a alusão à idéia de "cascata".

III- Em um processo de software incremental, o desenvolvimento do sistema é iterativo e partes de sua funcionalidade (denominadas "incrementos") são entregues à medida em que são desenvolvidas; assim, essas entregas parciais tentam priorizar as necessidades mais urgentes do usuário e podem auxiliar a revisão e a melhor definição das partes ainda não entregues.

IV- XP – eXtreme Programming- possibilitou a revolução na forma de desenvolver sistemas em que somente a programação é considerada por pares de desenvolvedores, não sendo necessária documentação e planejamento do software.

Levando-se em conta as quatro afirmações acima, identifique a única alternativa válida:

  • A.

    apenas I, II e III estão corretas.

  • B.

    apenas II, III e IV estão corretas.

  • C.

    apenas I e IV estão corretas.

  • D.

    todas as afirmações estão corretas.

  • E.

    apenas III está correta.

Julgue o item seguinte, com relação ao diagrama acima construído com UML.

O relacionamento entre “Pedido” e “Item” é uma agregação; um “Item” não pode existir sem um “Pedido”; um “ClienteEspecial” é um “Cliente” e pode estar associado a vários pedidos; a um “PedidoUrgente” tem-se associado um “Cliente” e um ou mais itens; um “Item” está associado a um “Produto”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima apresenta um ciclo de desenvolvimento comum em engenharia de sistemas de software, no qual o encadeamento entre as fases do desenvolvimento desses sistemas é representada por setas e linhas. Acerca dos conceitos apresentados na figura, julgue os itens que se seguem.

Quanto maior o número de linhas que interligam as diversas fases representadas, mais caótico torna-se o processo de desenvolvimento de software, e mais fácil se torna a sua rastreabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pode-se afirmar que:

  • A.

    A manutenção corretiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • B.

    A manutenção perfectiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • C.

    A manutenção adaptativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • D.

    A manutenção preventiva é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas capacidades, modificações em funções existentes.

  • E.

    A manutenção investigativa é aplicada quando um pacote de software é bem sucedido, porém durante a sua utilização surgem recomendações para novas funcionalidades, modificações em funções existentes.

Considerando a figura I, que apresenta um sumário das áreas de processos da norma ISO 12207:1995, julgue os próximos itens.

Atividades relacionadas ao refactoring de software orientado a objetos estão relacionadas diretamente à área de processo “Maintenance”.

  • C. Certo
  • E. Errado
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