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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre XML.
I. É uma linguagem de marcações (tags) que permite a definição de marcações customizáveis, descrevendo um dado que será armazenado.
II. Diferente de documentos HTML, documentos XML não contêm informações sobre a forma de apresentação dos dados, mas apenas os dados.
III. A sintaxe de XML é flexível, permitindo a definição de marcações (tags) com quaisquer nomes para a definição de documentos bem formados.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I
Apenas I e II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Na UML 2, o Interaction Overview Diagram e o Communication Diagram
são um diagrama comportamental e um diagrama estrutural, respectivamente.
substituem o Sequence Diagram e o State Machine Diagram, respectivamente.
são ambos diagramas estruturais.
substituem o Activity Diagram e o Timing Diagram, respectivamente.
são ambos diagramas comportamentais.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da qualidade de software, assinale a opção correta.
A garantia da qualidade visa assegurar a adequação de um artefato ao uso e que seja alta a probabilidade de um artefato ter a qualidade requerida. Também visa prover confiança que um produto atende aos requisitos.
O controle de qualidade avalia, identifica e corrige defeitos. Os testes, mas não as revisões, são atividades de controle da qualidade. O controle da qualidade é parte da garantia da qualidade.
Os testes são realizados em várias fases de um desenvolvimento. Testes de unidade são de baixo nível, testes de sistema são executados após os de integração, testes beta empregam apenas desenvolvedores.
Entre os artefatos produzidos por um processo de teste, têmse os casos de teste. Um caso de teste é uma situação real de uso, pois não pode ser sintetizado a partir de parâmetros predefinidos.
Métodos de teste, que garantem que todos os caminhos independentes dentro de um módulo tenham sido exercitados pelo menos uma vez e também exercitem todas as estruturas de dados internas de um módulo para garantir a sua validade, são conhecidos genericamente por
caixa branca.
particionamento de equivalência.
análise de valor limite.
comparação.
técnica de grafo de causa e efeito.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens acerca do levantamento e da especificação de requisitos.
I A um caso de uso concreto deve estar relacionado pelo menos um ator. Em um modelo de casos de uso, os atores podem estar organizados em hierarquias, o que possibilita a herança de relacionamentos.
II Um protótipo pode ser construído para auxiliar o entendimento dos requisitos funcionais de um sistema. Nesse caso, o protótipo pode ser descartável e não precisa focar na implementação interna do sistema.
III Os storyboards facilitam o levantamento de requisitos, sendo compostos por rascunhos de telas. Ao usar um storyboard, um analista deve focar no projeto da interface com o usuário e no funcionamento interno do sistema.
IV Na especificação de requisitos, pode-se construir um documento que descreva o sistema em termos gerais. Esse documento apresenta uma visão do sistema e pode capturar as necessidades dos usuários.
V Em um caso de uso são descritos fluxos com as ações dos atores e as respostas do sistema. Em um caso de uso não pode haver fluxos secundários e nem relacionamentos com fluxos de outros casos de uso.
Estão certos apenas os itens
I, II e IV.
I e V.
II, III e V.
III e IV.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere à qualidade de software, assinale a opção correta.
Inspeções e walkthroughs podem ser usadas para revisar artefatos. Uma walkthrough requer mais tempo de preparação dos revisores do que uma inspeção, também exige que seja feito o acompanhamento das soluções dos problemas identificados e a coleta de métricas associadas à revisão.
Em uma inspeção, os participantes têm papéis definidos. O moderador conduz reuniões e os inspetores devem, durante as reuniões, descrever os problemas identificados e soluções para os mesmos.
Um teste de unidade pode ser projetado usando-se uma estratégia caixa branca. Nesse caso, há um foco nos mecanismos internos da unidade sendo testada. A realização de testes caixa branca pode ser apoiada por métricas de cobertura.
A cobertura de linhas de código informa o percentual de linhas de código executadas. Essa métrica é calculada instrumentando-se manualmente o código, pois não há ferramentas que possibilitem o seu cálculo.
Em desenvolvimento de sistemas, existe a linguagem de modelagem unificada - UML (Unified Modeling Language) -, que trabalha com diagramas que são a apresentação gráfica de um conjunto de elementos desenhados para permitir a visualização de um sistema sob diferentes perspectivas. A esse respeito, considere os seguintes diagramas:
São diagramas da UML:1 e 3 apenas.
1 e 4 apenas.
1, 3 e 5 apenas.
2 e 4 apenas.
2, 3, 4 e 5 apenas.
Considere o diagrama de classes apresentado na figura abaixo:
Com base nesse diagrama, avalie as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
Na engenharia de software, o objetivo do processo de Teste de Software é
A representação de classes em diagramas UML contempla os seguintes tipos básicos de informação:
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