Questões sobre Engenharia de Software

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No que se refere à qualidade de software, assinale a opção correta.

  • A.

    Inspeções e walkthroughs podem ser usadas para revisar artefatos. Uma walkthrough requer mais tempo de preparação dos revisores do que uma inspeção, também exige que seja feito o acompanhamento das soluções dos problemas identificados e a coleta de métricas associadas à revisão.

  • B.

    Em uma inspeção, os participantes têm papéis definidos. O moderador conduz reuniões e os inspetores devem, durante as reuniões, descrever os problemas identificados e soluções para os mesmos.

  • C.

    Um teste de unidade pode ser projetado usando-se uma estratégia caixa branca. Nesse caso, há um foco nos mecanismos internos da unidade sendo testada. A realização de testes caixa branca pode ser apoiada por métricas de cobertura.

  • D.

    A cobertura de linhas de código informa o percentual de linhas de código executadas. Essa métrica é calculada instrumentando-se manualmente o código, pois não há ferramentas que possibilitem o seu cálculo.

A medida da interconexão entre os módulos de uma estrutura de software denomina-se

  • A.

    coesão.

  • B.

    refinamento.

  • C.

    acoplamento.

  • D.

    ocultação.

  • E.

    abstração.

Considerando o diagrama de classes UML mostrado, assinale a opção correta.

  • A.

    As classes ProdutoB1 e ProdutoB2 são generalizações da classe ProdutoB.

  • B.

    Se a Classe1 é abstrata, as Classe2 e Classe3 têm que ser abstratas.

  • C.

    No diagrama, as setas sólidas representam dependências e as setas pontilhadas representam associações.

  • D.

    A Classe5 implementa a Interface1 e a Classe6 implementa a Interface2.

Ainda considerando o diagrama de classes UML mostrado, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas hierarquias, cada classe derivada herda de mais de uma classe base.

  • B.

    Cada interface é implementada por mais de uma classe.

  • C.

    Uma instância da Classe4 pode ter uma referência para uma instância da classe ProdutoA1.

  • D.

    ProdutoA1 e ProdutoB1 têm uma mesma superclasse.

Quanto aos padrões de projeto orientados a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    O Facade pode ser usado quando se deseja prover uma interface simples para um subsistema complexo; existem muitas dependências entre clientes e as classes que implementam uma abstração.

  • B.

    Pode-se usar o Decorator quando um sistema deve ser configurado com uma entre várias famílias de produtos; uma família de produtos relacionados foi projetada para ser usada em conjunto.

  • C.

    O Adapter pode ser usado quando objetos se comunicam de forma definida, mas complexa; as interdependências entre os objetos são difíceis de entender; o reúso está sendo dificultado, pois um objeto se comunica com vários outros.

  • D.

    Pode-se usar o Builder quando o comportamento de um objeto muda em tempo de execução e depende do seu estado; as operações têm múltiplos enunciados condicionais que dependem do estado do objeto.

O diagrama de classes UML acima descreve

  • A.

    o padrão de projeto Composite.

  • B.

    o padrão de projeto Builder.

  • C.

    o padrão de projeto Abstract factory.

  • D.

    o padrão de projeto Proxy.

O diagrama de classes UML acima descreve

  • A.

    o padrão de projeto Template method.

  • B.

    o padrão de projeto Singleton.

  • C.

    o padrão de projeto Adapter.

  • D.

    o padrão de projeto State.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um sistema de computação é um produto de software que, via de regra, apresenta alta complexidade no que se refere à captura dos seus objetivos e funcionalidades. A fase do desenvolvimento que trata desse aspecto do sistema é denominado de:

  • A. programação.
  • B. análise de requisitos.
  • C. testes e depuração de códigos.
  • D. implantação.

A associação específica representada na UML na qual uma classe que está contida, é parte de, e tem sua vida dependente de outra, é definida por

  • A.

    generalização de sobreposição.

  • B.

    agregação compartilhada.

  • C.

    especialização.

  • D.

    agregação de composição.

  • E.

    generalização disjuntiva.

Acerca da análise e do projeto orientados a objetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Um modelo de análise é menos abstrato que um de projeto e as classes em um modelo de análise não podem ser conceituais. As classes na análise podem modelar objetos persistentes, mas não transientes.

  • B.

    Uma importante responsabilidade da análise é definir a arquitetura do sistema, dividindo-o em subsistemas. Um subsistema expõe serviços via interfaces, que devem ser especificadas na análise.

  • C.

    Uma classe descreve objetos com as mesmas responsabilidades, relacionamentos, operações, atributos e semântica. As instâncias de uma classe têm, portanto, os mesmos valores para os seus atributos.

  • D.

    Um modelo de análise pode realizar casos de uso. A realização de um caso de uso descreve interações entre objetos. Na UML, essas realizações podem ser documentadas via diagramas de colaboração.

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