Questões sobre Gerência de Projetos

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Com relação às atribuições de um Gerente de Projetos e de um escritório de projetos, considere:

I. O Gerente de Projetos concentra-se nos objetivos especificados do projeto, enquanto o escritório de projetos gerencia as principais mudanças do escopo do programa que podem ser vistas como possíveis oportunidades para melhor alcançar os objetivos de negócios.

II. O Gerente de Projetos tem como função principal dar suporte ao escritório de projetos por meio do gerenciamento de recursos compartilhados entre todos os projetos, enquanto o escritório de projetos atua no treinamento e supervisão da equipe do projeto, incluindo o gerente.

III. O Gerente de Projetos controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do projeto, enquanto o escritório de projetos otimiza o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os projetos.

IV. O Gerente de Projetos gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo, qualidade etc.) dos projetos individuais, enquanto o escritório de projetos gerencia as metodologias, padrões, o risco/oportunidade global e as interdependências entre os projetos no nível da empresa.

Segundo o Guia PMBoK 4ª edição, as diferenças entre o papel do gerente de projetos e de um escritório de projetos incluem o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. II e IV.

Uma área de processo é um conjunto de práticas relacionadas a uma área que, quando implementadas, satisfazem a um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas naquela área. O modelo CMMI-DEV versão 1.2 é composto por 22 áreas de processo organizadas nas categorias Gestão de Processo, Gestão de Projeto, Engenharia e Suporte. As áreas de processo da categoria Gestão de Projeto tratam das atividades de gestão relacionadas a planejamento, monitoramento e controle de projeto. Dentre as áreas de processo de Gestão de Projeto estão Planejamento de Projeto, Monitoramento e Controle de Projeto, Gestão Quantitativa de Projeto,

  • A. Garantia da Qualidade de Processo e Gestão de Riscos.
  • B. Gestão de Contrato com Fornecedores e Implantação de Inovações na Organização.
  • C. Gestão de Requisitos e Integração de Produto.
  • D. Gestão de Contrato com Fornecedores e Gestão de Riscos.
  • E. Gestão Integrada de Projeto e Treinamento na Organização.

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes. A criação de uma WBS (work breakdown structure) refere-se ao processo de subdividir os entregáveis e os trabalhos de um projeto em componentes menores e mais manejáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes. O Diagrama de Pareto é um tipo de histograma ordenado por tempo de execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes. Comparativamente a projetos, programas têm menor escopo e geram menos benefícios significativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes. A cultura organizacional, o estilo e a estrutura influenciam no desempenho de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes. A administração de projetos, que é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas a fim de atender os requisitos do projeto, é composta por três grupos de processos: inicialização, execução e fechamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à gerência de projetos. As funções do patrocinador de projeto em organizações com orientação a projetos são análogas às do gerente do projeto: fornecer recursos e suporte para o sucesso do projeto e elaborar a Estrutura Analítica de Projeto (EAP).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial, julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento de projetos, à luz do PMBOK5.

Não cabe ao gerenciamento de projetos planejar a resposta aos riscos dos processos listados no item III, pois esse processo é inerente à governança corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da metodologia PMI (project management institute) para desenvolvimento de projetos de software, julgue os itens a seguir. No grupamento de processos de iniciação de um projeto, no termo de abertura do projeto definem-se os requisitos iniciais do projeto e o que não será feito nesse projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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