Questões sobre Gestão da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Gestão da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das estratégias que podem ser utilizadas por uma empresa para que possa realizar atividades de uma forma diferente de uma concorrente e aumentar sua competitividade no mercado é estratégia de nicho, que consiste em

  • A.

    trabalhar com parceiros de negócio em alianças, joint ventures ou empresas virtuais.

  • B.

    aumentar a fatia de mercado, adquirir mais clientes ou vender mais produtos.

  • C.

    selecionar um segmento de curto alcance e ser o melhor em qualidade, velocidade ou custo nesse mercado.

  • D.

    introduzir novos produtos e serviços, adicionar novos recursos aos produtos e serviços existentes ou desenvolver novas maneiras de produzi-los.

  • E.

    produzir produtos e/ou serviços com o custo mais baixo na indústria.

São exemplos de protocolos de sinalização no contexto QoS:

  • A.

    ECN e WRED.

  • B.

    CFQ e CIDR.

  • C.

    LDP e RSVP.

  • D.

    CIDR e LDP.

  • E.

    RSVP e CBQ.

O termo ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A respeito desse modelo, considere as afirmações a seguir.

I - Sua adoção reduz o esforço de implantação da gestão da qualidade nas organizações, pois ele defi ne como os procedimentos e processos devem ser executados.

II - O trabalho realizado e os resultados são revisados uma vez ao ano.

III - Auditorias internas e externas são necessárias, pois ambas são insumos para o processo de melhoria contínua da qualidade.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

São processos de TI do domínio Planejamento e Organização (PO) do CobiT 4.1:

  • A.

    Gerenciar a qualidade e Gerenciar Mudanças.

  • B.

    Gerenciar os recursos humanos e Identificar soluções automatizadas.

  • C.

    Comunicar Objetivo e direcionamentos gerenciais e Adquirir Recursos de TI.

  • D.

    Definir um plano estratégico para TI e Definir a arquitetura da informação.

  • E.

    Gerenciar Projetos e Adquirir e manter infraestrutura tecnológica.

A adoção de Sistemas Integrados de Gestão cria a expectativa de benefícios para a operação empresarial. Diversas pesquisas com usuários desses sistemas identificaram não apenas esses benefícios, mas também algumas barreiras e dificuldades para uma implantação rápida e bem-sucedida.

Dentre esses benefícios e barreiras, a literatura cita, entre outros, respectivamente, a(o)

  • A.

    reação à mudança e o uso de um mesmo banco de dados.

  • B.

    otimização da comunicação e a redução do retrabalho.

  • C.

    integração das informações que fluem pela empresa e a reação à mudança.

  • D.

    custo e o prazo elevados e a integração das informações que fluem pela empresa.

  • E.

    desinteresse gerencial e a otimização da comunicação.

Os objetivos principais da adoção de Sistemas Integrados de Gestão (ERP) são facilitar a identificação da ação dos concorrentes e acompanhar os principais índices de atividade econômica da área de atuação da empresa adotante.

PORQUE

Os Sistemas Integrados de Gestão são construídos com as melhores características dos sistemas de informação executiva e dos sistemas especialistas.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

De acordo com a ISO 9001:2008, as informações recebidas como entradas para a revisão do sistema de gerenciamento de qualidade pela gerência de alto nível, incluem

  • A.

    mudanças no desempenho do processo e nas recomendações de auditoria

  • B.

    recomendações de melhorias e status das auditorias

  • C.

    resultado das auditorias e necessidades de recursos

  • D.

    status das ações de auditoria e recomendações de mudanças no sistema de gerência de qualidade

  • E.

    status das ações preventivas e corretivas e resultado das auditorias

Com relação aos processos de entrega e suporte de serviços, julgue os seguintes itens.

Para se assegurar a integridade das configurações de software e de hardware de um serviço de TI, é adequado estabelecer uma ferramenta de suporte que contenha as configurações e os perfis básicos dos itens de configuração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao modelo MPS.BR.

De acordo com o modelo MPS.BR, um atributo de processo é algo que a organização considera relevante para atingir os seus objetivos estratégicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao modelo MPS.BR.

O modelo MPS.BR é descrito por meio de documentos em formato de guias: guias gerais, de aquisição, de avaliação e de implementação. O guia de aquisição descreve o processo de aquisição de software e serviços correlatos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...