Questões sobre Gestão da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Gestão da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A engenharia de software busca sistematizar a produção de software com qualidade. No que concerne ao estágio de projeto, julgue os seguintes itens.

A independência dos componentes é um dos atributos que reflete a qualidade do projeto. O grau de independência pode ser medido a partir dos conceitos de acoplamento e coesão, os quais, idealmente, devem ser alto e baixo, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa XYZ deseja implantar um sistema de gestão de qualidade (SGQ), baseado na Norma ISO 9001:2000. Para isso, criou um manual de qualidade que contém:

I - o alcance do sistema do SGQ, com uma lista das exclusões ao SGQ, mas não as justifi cativas dessas exclusões;

II - as referências a todos os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, mas não os procedimentos propriamente ditos;

III - uma descrição da interação entre os processos do SGQ.

A respeito dessas informações especificamente, o manual está em conformidade com a Norma?

  • A.

    Sim e contém informações adicionais não exigidas.

  • B.

    Sim, porque contém todas as informações relevantes.

  • C.

    Não, pois deveria conter as justificativas dessas exclusões.

  • D.

    Não, pois deveria conter os procedimentos propriamente ditos.

  • E.

    Não, pois deveria conter as justificativas das exclusões e os procedimentos propriamente ditos.

Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de software.

Para a verificação de resultados de um protótipo de sistema, podem-se utilizar testes back-to-back, nos quais os mesmos casos de teste são submetidos ao protótipo e ao sistema em teste a fim de se produzir um relatório de diferenças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do balanced scorecard (BSC), julgue os itens a seguir.

O BSC baseia-se na premissa de que a monitoração do desempenho organizacional é possível por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho, mensuráveis e estruturados, relacionados a quatro dimensões: aprendizagem e crescimento, processos internos, clientes e financeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do balanced scorecard (BSC), julgue os itens a seguir.

'O BSC utiliza indicadores para comunicar aos dirigentes e empregados de uma organização os vetores do sucesso atual e futuro, sendo uma forma de traduzir a estratégia organizacional em termos operacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do balanced scorecard (BSC), julgue os itens a seguir.

O BSC pode ser considerado uma ferramenta para a gestão estratégica da organização, cujo pressuposto central é a ideia de que o gerenciamento estratégico deve ser visto além da dimensão financeira, pois ela é predominantemente orientada ao passado e muito pouco diagnóstica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do balanced scorecard (BSC), julgue os itens a seguir.

Entende-se uma organização como um conjunto de processos relacionados cada um com suas atividades, que podem ser desmembradas em tarefas e assim sucessivamente. Por ser uma ferramenta estratégica, o BSC deve contemplar apenas o nível gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do balanced scorecard (BSC), julgue os itens a seguir.

Os mapas estratégicos procuram demonstrar as relações de causa e efeito entre as diversas variáveis do BSC e são úteis para fixar as estratégias a partir das explicações obtidas pelas relações de correlação que emergem do modelo. Entre as técnicas possíveis para avaliar os indicadores, são exemplos a análise qualitativa de dados históricos, de dados de empresas do mesmo ramo, dados de concorrentes e quantitativa de dados de especialistas no assunto (benchmarking).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Índices representam o padrão de medida dos indicadores, que possuem a desvantagem de não permitir o estabelecimento de metas e critérios de acompanhamento. Deve-se, sempre que possível, usar valores relativos, como, por exemplo, satisfação de clientes (número de reclamações / número de clientes) e produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Recentemente vem ganhando destaque a implantação de painéis de controle, que informam os tomadores de decisão acerca da evolução da organização e de fatores críticos para o seu desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...