Questões sobre Gestão de TI

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A sigla GED significa Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos. Identifique a alternativa que apresenta uma das principais tecnologias relacionadas a GED:

  • A. WALK/THROUGH
  • B. COLD/ERM
  • C. ERWIN/ERP
  • D. GOLD/PLATING
  • E. COCOMO

Assinale a opção que apresenta áreas de conhecimento restritas à perspectiva orientada a processos do BPM CBOK 3.

  • A. organização do gerenciamento de processos, análise de processos e gerenciamento do ciclo de vida dos produtos
  • B. gerenciamento de processos de negócio, gerenciamento de projetos e gestão do conhecimento
  • C. desenho de processos, modelagem de processos e garantia da qualidade dos processos
  • D. gerenciamento corporativo de processos, análise de processos e gerenciamento do desempenho de processos
  • E. gerenciamento de processos de negócio, transformação de processos e tecnologias de BPM

O ECM (enterprise content management) é

  • A. um sistema integrado de gestão empresarial voltado para o gerenciamento de conteúdo corporativo e composto por um conjunto de tecnologias, ferramentas e métodos que a organização utiliza para distribuir conteúdo digital.
  • B. uma metodologia de medição e gestão de desempenho empresarial voltada para o gerenciamento de conteúdo de business intelligence.
  • C. um conjunto de modelos algorítmicos para estimativa de custos empresariais com base na governança de TI.
  • D. uma estratégia de negócio que reúne vários processos de forma organizada e integrada e que emprega sistemas integrados de gestão corporativa, com foco no cliente, para o entendimento e a antecipação das necessidades e dos potenciais de uma empresa.
  • E. uma gestão da cadeia de suprimentos que envolve o planejamento e o controle de todas as atividades envolvidas com abastecimento/aquisição (compras), produção (manufatura) e todas as atividades de logística.

O DDD (domain-driven design)

  • A. consiste em uma técnica que trata os elementos de domínio e que garante segurança à aplicação em uma programação orientada a objetos na medida em que esconde as propriedades desses objetos.
  • B. não tem como foco principal a tecnologia, mas o entendimento das regras de negócio e de como elas devem estar refletidas no código e no modelo de domínio.
  • C. prioriza a simplicidade do código, sendo descartados quaisquer usos de linguagem ubíqua que fujam ao domínio da solução.
  • D. constitui-se de vários tratadores e(ou) programas que processam os eventos para produzir respostas e de um disparador que invoca os pequenos tratadores.
  • E. define se como uma interface de domínio normalmente especificada e um conjunto de operações que permite acesso a uma funcionalidade da aplicação.

Seja o seguinte texto sobre um projeto de TI:

“A equipe de desenvolvimento de software da Companhia de Saneamento de um estado da federação decidiu realizar a implantação de um processo de trabalho que permita o desenvolvimento de suas aplicações de forma organizada e estruturada, com as atividades e resultados definidos. Desta forma, foi formada uma equipe que teve como objetivo realizar a modelagem e a definição dos processos internos necessários para o desenvolvimento de seus softwares”

São atividades imprescindíveis neste processo interno

  • A. Especificação, Projeto e Testes, Validação de Software e evolução.
  • B. Especificação, Projeto e Implementação, Homologação e evolução.
  • C. Especificação, Projeto e Implementação e evolução.
  • D. Especificação, Projeto e Implementação, Validação de Software e evolução.

Sobre a gerência de mudança considere as assertivas a seguir:

I. Consiste de um grupo de colaboradores que apoiará gerente de mudanças em suas análises e tomadas de decisão. Este comitê é formado por membros de diversas áreas, entre elas: todas as áreas de TI, alguns da área de negócios e, se necessário, terceiros e fornecedores.

II. É o analista que terá a tarefa de documentar, planejar, implementar e tesar a mudança.

III. Controla o ciclo de vida de todas as alterações. Sua função principal é levar a criação de mudanças positivas com um mínimo de interrupção dos serviços de TI.

A associação correta entre o papel e a sua função na gerência de mudança é

  • A. I – Comitê Consultivo de Mudança Emergencial (CCME), II – Change Builder, III – Gerente de Mudança.
  • B. I – Comitê Consultivo de Mudança (CCM), II – Change Builder, III – Gerente de Mudança.
  • C. I – Comitê Consultivo de Mudança Emergencial (CCME), II – Gerente de Mudança, III – Change Builder.
  • D. I – Comitê Consultivo de Mudança (CCM), II – Gerente de Mudança, III – Change Builder.

Um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma corporação ou organização empresarial em um único sistema capaz de facilitar o gerenciamento de seus negócios é denominado

  • A. Information System Management (ISM).
  • B. Enterprise Resource Planning (ERP).
  • C. Enterprise Service Management (ESM).
  • D. Enterprise Service Bus (ESB).
  • E. Business Integrated Model (BIM).

A governança de TI é um componente ou um subconjunto da governança corporativa. O sistema estabelecido pela governança de TI direciona e controla o uso corrente e futuro da TI na organização. Nessa perspectiva, constitui um princípio de governança de TI:

  • A. indivíduos e grupos dentro da organização compreendem e aceitam suas responsabilidades a respeito do fornecimento de TI. A autoridade, para que os fornecedores de TI realizem suas ações, é obtida junto aos indivíduos e grupos que demandam serviços de TI na organização.
  • B. a estratégia de negócio da organização é definida com base nas necessidades e expectativas da própria organização e, por isso, não leva em consideração as capacidades atuais e futuras da TI na organização. Cabe à governança de TI adquirir as capacidades necessárias para atender o negócio.
  • C. as aquisições de TI são feitas com base em análise contínua e adequada, com tomada de decisão clara e transparente. Deve haver um equilíbrio apropriado entre benefícios, oportunidades, custos e riscos, tanto em curto quanto em longo prazo.
  • D. a TI deve estar apta a prover os serviços, os níveis de serviço e a qualidade de serviços necessários para atender os requisitos atuais do negócio da organização. Requisitos futuros também podem ser contemplados pela TI, se houver políticas organizacionais claramente definidas nesse sentido.

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. O gerenciamento de serviços de TI tem o objetivo de alocar adequadamente os recursos disponíveis, gerenciando-os de forma integrada. Com isso, evita-se a ocorrência de problemas na entrega e na operação dos serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. A finalidade da filtragem do evento, no processo de gerenciamento de evento, é decidir se o evento será comunicado ou somente registrado em um arquivo de log.

  • C. Certo
  • E. Errado
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