Questões sobre Gestão de TI

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O comitê gestor de TI de determinada organização verificou, por meio dos gestores das áreas, as seguintes necessidades concernentes ao gerenciamento de serviço:

I implantar função ou processo que seja responsável por gerenciar aplicativos durante os seus ciclos de vida;

II utilizar métrica para medir e relatar a confiabilidade de um serviço;

III gerenciar falhas de um item de configuração que ainda não tenha afetado o serviço;

IV gerenciar um problema que tenha causa-raiz e solução de contorno documentadas.

Com referência a essas necessidades, assinale a opção correta com base no ITIL v3.

  • A. A métrica a ser implantada na necessidade II será utilizada sempre que houver ocorrência da necessidade III, mas nem sempre no gerenciamento da IV.
  • B. No ITIL v3, não há função ou processo que resolva a necessidade I; ela deve ser gerenciada, por exemplo, por meio do CMMI-DEV.
  • C. O tempo médio entre incidentes de serviço pode ser utilizado para resolver a necessidade II.
  • D. A necessidade III está relacionada à definição de problema.
  • E. A necessidade IV é gerenciada por meio de processo integrante da transição de serviço.

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI). As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira; e de processos internos — estabelecem relações de causa e efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas para cada uma dessas perspectivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI). De acordo com o guia de elaboração de PDTI do SISP, a preparação é um subprocesso da elaboração do PDTI que visa identificar e sistematizar as estratégias estabelecidas, por exemplo, no planejamento estratégico de TI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico na área de tecnologia da informação (TI). No plano de TI, o alinhamento estratégico determina, com base nas atuais e futuras necessidades do negócio, como a TI deve alinhar-se quanto à infraestrutura, às aplicações, ao processo e à arquitetura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise o fluxograma a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta, para as variáveis i e N, valores que ativam o caminho B.

  • A. i=–1 e N=–1.
  • B. i=–1 e N=1.
  • C. i=0 e N=0.
  • D. i=1 e N=–1.
  • E. i=1 e N=1.

Assinale a opção correta, relativa a BPM.

  • A. Em um ciclo básico PDCA (plan, do, check, act), a criação de novos papéis e a modificação dos papéis existentes são pertinentes à fase planejar (plan).
  • B. No BPM, o analista de processos é responsável por modelar o estado futuro dos processos (TO-BE).
  • C. Os projetos de implementação de BPM em uma instituição devem ser liderados pela área de tecnologia da informação (TI), devido à especificidade dos conhecimentos técnicos requeridos.
  • D. Nas transições de estado, que constituem um dos artefatos criados e utilizados pelo BPM, as fases de desenvolvimento são detalhadas à medida que avançam e se transformam durante o processo.
  • E. Para se obter êxito com a adoção da linguagem BPM, todos os níveis da instituição devem assumir que BPM é o objetivo a ser atingido, bem como gerenciar as etapas que compõem a incorporação de suas práticas.

Ao participar da elaboração do Plano de Continuidade de Negócios − PCN, um Analista afirmou corretamente que o PCN

  • A. é de responsabilidade direta da equipe de TI, pois trata do estabelecimento de procedimentos que garantirão a recuperação apenas dos ativos de informática.
  • B. não pode apresentar falhas em seus procedimentos, então estes devem ser testados uma única vez antes da entrada em vigência do plano.
  • C. pode ser testado na totalidade, parcialmente ou, ainda, por meio de simulações, quando ocorrem representações de situação emergencial.
  • D. é o único requisito de segurança capaz de assegurar que os aspectos de confidencialidade e disponibilidade da informação sejam preservados durante todo o tempo.
  • E. terá sua eficácia garantida se forem cumpridas apenas estas regras: treinamento e conscientização das pessoas envolvidas e processo de manutenção contínua.

De acordo com o CBOK 3, o gerenciamento de processos de negócio

  • A. trata o que, onde, quando, por que, como e por quem o trabalho é realizado.
  • B. trata parte do trabalho com as respectivas correlações das atividades ao longo das funções de negócio.
  • C. dispensa investimentos nas capacidades de negócio.
  • D. é uma prescrição de estrutura de trabalho, de metodologia ou de um conjunto de ferramentas.
  • E. dispensa a implementação de novos papéis e responsabilidades.

Considere que uma organização tenha os seguintes objetivos de TI:

I. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.

II. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.

III. Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão.

IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI.

Estes objetivos de TI são relacionados, correta e respectivamente, com as dimensões do BSC:

  • A. Interna − Treinamento e Crescimento − Cliente − Financeira.
  • B. Cliente − Financeira − Treinamento e Crescimento − Interna.
  • C. Treinamento e Crescimento − Cliente − Financeira − Interna.
  • D. Financeira − Interna − Treinamento e Crescimento − Cliente.
  • E. Cliente − Treinamento e Crescimento − Interna − Financeira.

Com base no CBOK 3, assinale a opção correta acerca das características de um gerenciamento eficaz quando se utilizam indicadores de desempenho de processos.

  • A. Os indicadores de desempenho de processos não fornecem padrões e(ou) tendências para a medição de processos.
  • B. Um indicador de desempenho de processo não tem, necessariamente, um dono de processo ou um gerente de processo responsável pela definição, monitoramento e controle.
  • C. O impacto dos indicadores de desempenho de processos pode ser aumentado quando se fixam compensações ou incentivos.
  • D. Os indicadores de desempenho de processos não devem mudar a forma como a organização se avalia.
  • E. Deve-se estimular o surgimento de muitos indicadores de desempenho de processos, variáveis e informações, de forma a abranger todo ou parte do processo medido.
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