Questões sobre Gestão de TI

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No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. Um dos principais objetivos do gerenciamento de problemas é minimizar os efeitos adversos nos negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue os itens subsequentes. No processo de gerenciamento de incidente, a central de serviços deverá informar ao usuário, mediante requisição, os solucionadores finais do incidente para que eles repassem informações de cunho técnico ao usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao conceito de governança de tecnologia da informação (TI), assinale a alternativa correta.

  • A. Abrange todas as técnicas e processos de TI que permitem a maior eficiência da TI.
  • B. É de responsabilidade da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização.
  • C. Permite que a organização reconheça todos os riscos e oportunidades derivados da TI para o negócio e que decida e tenha planos para mitigá-los na medida que julgue necessário.
  • D. É facilitador do gerenciamento dos serviços de TI, e este é um facilitador da governança corporativa.
  • E. Cabe à área responsável pela execução dos processos de TI.

Acerca das ferramentas, metodologias e boas práticas de tecnologia da informação (TI), assinale a alternativa correta.

  • A. O Information Tecnology Infrastructure Library (ITIL) aborda questões estratégicas de TI.
  • B. O Control Objectives for Information and relatet Technology (COBIT) é um framework de gestão operacional dos serviços de TI.
  • C. O PMBOK é uma metodologia de gerenciamento de projetos específicos de TI, tanto de desenvolvimento quanto de infraestrutura.
  • D. O Project Management Bodyof Knowledge (PMBOK) é um dos livros do COBIT, que relaciona todos os conceitos de gerenciamento de projetos.
  • E. O ITIL é um conjunto de boas práticas voltado para serviços de TI.

No que tange aos conceitos pertinentes a gerenciamento de processos, assinale a alternativa correta.

  • A. Atividade é um conjunto de tarefas executadas por homem ou máquina, que possui uma única saída e agrega valor ao processo.
  • B. Processo é um conjunto de tarefas executadas por uma única unidade funcional da organização.
  • C. Tarefas envolvem processos transversais executados em mais de uma unidade funcional.
  • D. Processo pode ser entendido como um conjunto de atividades e tarefas que transformam os insumos em serviços ou produtos, as quais adicionam valor às pessoas que fazem uso deles.
  • E. Processo transforma, por meio de atividades relacionadas, resultados em insumos para os cidadãos.

Muitas empresas têm visto a utilização da computação em nuvens como uma forma de racionalização dos investimentos em TI (Tecnologia da Informação). Dentro deste cenário uma empresa fez a opção por adquirir uma máquina virtual e o compartilhamento de arquivos, backup e arquivamento como a sua solução em nuvem. Neste cenário assinale a alternativa que apresenta a arquitetura de computação nas nuvens escolhida por essa empresa:

  • A. Software as a Service (SaaS)
  • B. Platform as a Service (PaaS)
  • C. Cloud as a Service (CaaS)
  • D. Hardware as a Service (HaaS)
  • E. Infrastructure as a Service (IaaS)

Na Gestão de Projetos de TI, pode-se estruturar um projeto nas seguintes fases: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Na primeira fase do ciclo de vida de um projeto, muitas vezes chamada de Iniciação, deve-se:

  • A. definir a estrutura analítica do projeto.
  • B. definir um escopo preliminar do projeto.
  • C. coletar informações de desempenho do projeto.
  • D. coletar recursos necessários.
  • E. definir o cronograma do projeto.

A respeito do processo de desenvolvimento de sistemas e das fases dos projetos, julgue os itens a seguir. Quaisquer erros cometidos na fase de planejamento somente serão detectados na fase de finalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento setorial das organizações deve incluir instrumentos de planejamento nos níveis estratégico, tático e operacional, em especial na área de tecnologia da informação (TI). A respeito desse planejamento, assinale a opção correta.

  • A. O planejamento estratégico institucional proporciona o alinhamento das soluções de TI com as metas do negócio, mediante a descrição dos planos de ações para cada meta e indicador estabelecidos.
  • B. O planejamento estratégico de tecnologia de informação estabelece as diretrizes e as metas que orientam a construção do planejamento de TI da organização, incluindo o planejamento de sistemas de informação com vista a apoiar mais efetivamente as estratégias organizacionais.
  • C. O plano diretor de TI deve mostrar, no nível estratégico, como se dará, em determinado período, a gestão dos recursos e dos processos de TI do órgão ou da entidade.
  • D. O nível operacional deverá definir indicadores, em conformidade com os objetivos estratégicos de TI, além de conter o planejamento de investimentos e o plano de tratamento de riscos.
  • E. O planejamento estratégico institucional, integralmente voltado para o ambiente interno da organização, pode desconsiderar a relação com o ambiente externo da organização.

Acerca do planejamento estratégico de negócios e de TI, assinale a opção correta.

  • A. O entendimento da dinâmica do negócio, apesar de importante para o planejamento estratégico institucional (PEI), não deve ser usado para nortear o plano de TI, sob pena de perda de foco do PDTI.
  • B. O plano de TI deve abranger a estratégia de compras, de vendas, de ações finalísticas da organização e, por questões de estratégia de negócio, não deve lidar com sourcing, recursos humanos nem funding.
  • C. No processo de alinhamento do PEI e no da TI, uma vez desenhada a arquitetura de TI, o próximo passo é a definição das necessidades do negócio.
  • D. O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) possui como objetivo restrito eliminar pontos de auditoria, a fim de atender a requisitos de compliance.
  • E. O plano de TI pode ser visto como um plano funcional que deve estar alinhado com a estratégia organizacional e com os demais planos funcionais do órgão.
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