Questões sobre Gestão de TI

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Identificar os fatores críticos para a implantação do PDTI é um dos processos que compõem a Fase 3 - Planejamento da elaboração do PDTI. Acerca das atividades do processo apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. Identificar os pontos-chave que precisam, necessariamente, ser satisfeitos para que o PDTI tenha sucesso.
  • B. Analisar os critérios de aceitação de riscos existentes na lista de princípios e diretrizes a luz do conhecimento das metas e ações planejadas.
  • C. Revisar os planos específicos, para analisar a necessidade de inclusão ou alteração de ações, em função do planeja mento de respostas aos riscos.
  • D. Analisar e aprovar os planos de metas e ações, de gestão de pessoas, de investimentos e custeio, e proposta orçamentária de TI, elaborados pela EqPDTI.
  • E. Compor a proposta orçamentária da TI, evidenciando se o orçamento disponível para o exercício suprirá os futuros gastos, ou se serão necessárias adequações e restrições.

As fases que compõem o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) são: preparação, diagnóstico e planejamento. São processos que compõem a fase 1 – Preparação:

  • A. Definir metas e ações e definir a equipe de elaboração do PDTI.
  • B. Priorizar as necessidades inventariadas e realizar análise SWOT da TI.
  • C. Descrever a metodologia de elaboração do PDTI e analisar a organização da TI.
  • D. Identificar estratégias da organização e definir a abrangência e o período do PDTI.
  • E. Planejar a execução das ações e identificar e reunir os documentos de referência.

Tendo como referência o padrão BPMN 2.0, assinale a opção correta.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A PCF (Process Classification Framework) é uma arquitetura para a melhoria de processos. Possui duas camadas ou categorias de processos conhecidos como processos operacionais e processos de gerência e de serviços de apoio. Sobre tais classificações, relacione adequadamente as colunas a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 2, 1, 2, 1.
  • B. 1, 2, 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 2, 1, 2, 1.
  • D. 2, 1, 2, 1, 1, 2.
  • E. 2, 2, 1, 2, 1, 2.

O Manual de Práticas de Contagem (CPM) [IFPUG, 2010b] apresenta as regras de contagem de pontos de função de projetos de desenvolvimento, projetos de melhoria e aplicações implantadas. O CPM 4.3 define lógica de processamento como requisitos especificamente solicitados pelo usuário para completar um processo elementar. Assinale a alternativa abaixo INCORRETA acerca desses requisitos.

  • A. Dados são reordenados.
  • B. Comportamento do sistema alterado.
  • C. Dados filtrados e selecionados sem necessidade de critérios.
  • D. Reparação e apresentação de informações para fora da fronteira.
  • E. Recebimento de dados ou informações de controle que entram pela fronteira da aplicação.

O alinhamento estratégico é uma das áreas focadas na Governança de TI, pois busca principalmente

  • A. acompanhar e monitorar a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance e entrega dos serviços.
  • B. assegurar a melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI.
  • C. garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo a proposta de valor de TI.
  • D. ter um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade.
  • E. usar os “balanced scorecards” que traduzem a estratégia em ações para atingir os objetivos.

A análise SWOT, ou modelo de Harvard, é uma importante ferramenta de diagnóstico na elaboração da estratégia empresarial, sendo embasada, em sua forma completa, na

  • A. análise externa dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização em relação a outras empresas.
  • B. observação dos pontos fortes, fracos e oportunidades da organização.
  • C. análise interna dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização.
  • D. análise interna dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças do ambiente externo.
  • E. análise externa dos pontos fortes e fracos da organização em relação a outras empresas e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente interno da organização.

A governança de tecnologia da informação (TI) é um conjunto de práticas e padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização. Com base nessas informações, assinale a alternativa que está relacionada ao papel da governança de TI em uma instituição.

  • A. Foco no direcionamento e monitoramento das práticas de gestão e uso de TI de uma organização, tendo como principal beneficiário a alta administração da instituição.
  • B. Processos realizados pelas áreas de TI, visando ao planejamento e à realização das atividades necessárias à entrega de soluções e serviços de TI.
  • C. Conjunto de processos, regulamentos, decisões, costumes e ideias que traduzem a forma pela qual uma instituição é dirigida ou administrada.
  • D. Boas práticas cujas finalidades são aumentar o valor da instituição, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.
  • E. Implementação e gerenciamento dos sistemas informatizados de uma instituição, com foco na disponibilidade e na segurança.

Nas melhores práticas de Governança de TI, a transparência é atingida primariamente através de qual área de foco?

  • A. Alinhamento estratégico
  • B. Entrega de valor
  • C. Gestão de Risco
  • D. Gestão de Recursos
  • E. Mensuração de Desempenho

Na Instrução Normativa nº 04 de 2010, da SLTI/MPOG, que dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) do Poder Executivo Federal, há algumas restrições quanto ao objeto de contratação. Essa Instrução Normativa prevê, para o objeto da contratação, a seguinte restrição:

  • A. um conjunto de hardware e software de TI.
  • B. mais de uma solução de TI em um único contrato.
  • C. software não homologado pelo Portal do Software Público.
  • D. o conjunto dos serviços de TI de um órgão em vários contratos.
  • E. a gestão de processos de TI separada da gestão de segurança da informação.
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