Questões sobre Gestão de TI

Lista completa de Questões sobre Gestão de TI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para realizar a gestão de mudanças, um analista convocou o Comitê Gestor de Mudanças (CAB). Segundo as melhores práticas de serviços de TI, o que o CAB deve fazer?

  • A. Evitar os riscos da mudança.
  • B. Definir os recursos técnicos necessários e adquiri-los.
  • C. Avaliar o impacto da mudança e priorizá-la.
  • D. Agrupar os diferentes pontos de vista da equipe interna de TI.
  • E. Reduzir a quantidade de mudanças.

A Governança em TI, segundo os autores Weill e Ross (2012), é um Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decisões que encorajam comportamentos desejáveis no uso de TI. Com relação a essa definição analise os itens a seguir:

I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia.

II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização.

III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização.

IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível.

A sequência correta é:

  • A. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • B. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

Um analista foi convocado para uma reunião acerca de mudanças no ambiente web, na qual diversas questões foram colocadas pela área de TI. Ele gostaria, no entanto, de se certificar de quais demandas realmente seriam mudanças. De acordo com as melhores práticas de serviços de TI, uma definição adequada para mudança planejada é:

  • A. O gerenciamento de itens de configuração para garantir sua disponibilidade.
  • B. O acréscimo, modificação ou remoção de qualquer coisa que possa afetar Serviços de TI.
  • C. A busca da causa raiz de erros de TI ou de eventos reincidentes, a fim de garantir uma estabilidade máxima dos serviços de TI.
  • D. Uma categoria de incidente que não provoca interrupção ou falha na infraestrutura de TI.
  • E. Qualquer evento que não seja parte da operação padrão de um serviço e que causa uma interrupção ou redução na qualidade daquele serviço.

  • A. incidente − identificação da causa, tratamento da causa, aplicação da correção, validação do contorno e registro do problema − gerenciamento de problema − Operação de Serviços
  • B. problema − detecção, planejamento, execução e encerramento − gerenciamento de configuração e ativos de serviços de TI − Transição de Serviços
  • C. problema − detecção, diagnóstico, reparo, recuperação e restauração − gerenciamento de disponibilidade − Desenho de Serviços
  • D. evento − identificação da causa, tratamento da causa, aplicação da correção, validação do contorno e encerramento − gerenciamento de incidentes − Operação de Serviços
  • E. incidente − detecção, diagnóstico, reparo, recuperação e restauração − gerenciamento de problema − Operação de Serviços

O TRT da 16ª Região tem necessidades prementes que precisam ser gerenciadas através de práticas internacionalmente aceitas. Dentre estas necessidades estão:

I. Garantir que o provedor de serviço de TI possa sempre prover o mínimo nível de serviço acordado, através da redução do risco a um nível aceitável e planejamento da recuperação dos serviços de TI do Tribunal.

II. Garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras dos negócios do Tribunal, de uma maneira mais efetiva em custo e mais oportuna. É necessário definir, analisar, planejar, medir e melhorar todos os aspectos da oferta de serviços de TI e garantir que todos os processos, infraestrutura, ferramentas, papéis etc, de TI sejam adequados para as metas de nível de serviço acordadas para disponibilidade.

III. Proteger as conveniências das principais partes interessadas, reputação, marca e atividades de criação de valor do Tribunal. Reduzir os riscos a um nível aceitável e ter um planejamento para a recuperação de processos de negócio do Tribunal, caso ocorra uma interrupção.

Ana, que trabalha como Analista Judiciária do Tribunal, recomendou que há processos da ITIL v3 indicados para tratar as necessidades elencadas em I, II e III. Estes processos são, respectivamente, Gerenciamento de

  • A. continuidade de serviço de TI, Gerenciamento de disponibilidade e Gerenciamento de continuidade de negócio, todos do estágio Desenho de Serviços.
  • B. configuração e ativos de serviços de TI (do estágio Transição de Serviços), Gerenciamento de liberação e implantação (do estágio Transição de Serviços) e Gerenciamento de continuidade de serviço de TI (do estágio Desenho de Serviços).
  • C. continuidade de serviço de TI, Gerenciamento de liberação e implantação, Gerenciamento de continuidade de negócio, todos do estágio Transição de Serviços.
  • D. continuidade de negócio (do estágio Transição de Serviços), Gerenciamento de disponibilidade (do estágio Operação de Serviços) e Gerenciamento de continuidade de serviço de TI (do estágio Transição de Serviços).
  • E. configuração e ativos de serviços de TI (do estágio Operação de Serviços), Gerenciamento de liberação e implantação (do estágio Operação de Serviços) e Gerenciamento de continuidade (do estágio Desenho de Serviços).

___________ é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre as partes interessadas, no intuito de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização, e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

  • A. Projeto de Sistemas
  • B. Análise da Tarefa
  • C. Planejamento Estratégico de TI
  • D. Análise de Negócios
  • E. Gestão de Riscos

________________ é um corpo de princípios, métodos e ferramentas para desenhar, analisar, executar e monitorar processos de negócio. Uma notação muito usada para isto é o(a) ________________, padronizado( a) pelo OMG (Object Management Group).

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.

  • A. Especificação de Requisitos – XML
  • B. Modelagem Comportamental – Modelo Entidade- Relacionamento
  • C. Modelagem de Processos de Negócio – BPMN
  • D. Modelagem de Processos de Software – CMM
  • E. Análise Orientada a Aspectos – UML

Um documento que estrutura o processo de Gestão de Dados num conjunto de funções e atividades, é conhecido como

  • A. CWM
  • B. DAMA-DMBOK
  • C. Dublin Core
  • D. MTD-BR
  • E. WIKI-METADATA

Data stewards são frequentemente citados como importantes atores em atividades vinculadas à administração e gestão de dados. A função deles é

  • A. atuar como patrocinadores e responsáveis pelo apoio financeiro aos projetos.
  • B. atuar como administradores de bancos de dados, em geral com amplo conhecimento dos sistemas de TI.
  • C. atuar como responsáveis pelo controle e uso dos dados, em geral com amplo domínio e conhecimento da área de negócios.
  • D. realizar estudos estatísticos e de caráter prognóstico, especialmente em empresas que fazem uso das técnicas de bigdata.
  • E. atuar como coletores e organizadores de metadados, tanto das áreas de negócio como de TI.

As atividades de iniciação e definição do escopo, de planejamento e de execução e de controle atinentes à gestão de projetos são descritas na norma NBR ISO/IEC 12207 como atividades do processo de

  • A. melhoria.
  • B. gestão de projetos.
  • C. desenvolvimento.
  • D. manutenção.
  • E. gerência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...