Questões sobre Gestão de TI

Lista completa de Questões sobre Gestão de TI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a referência mundial em Gerenciamento de Processos de Negócio − BPM, durante a Análise de Processo o Analista deve observar diversas situações. Dentre elas:

I. Fatores que impõem restrições e direcionam decisões que impactam a natureza e o desempenho do processo. Frequentemente esses fatores são criados sem suficiente compreensão dos cenários que a organização pode encontrar ou se tornam desconectados devido a mudanças não gerenciadas.

II. Elementos que testam os limites de sustentação inferior e superior do processo e determinam se seus fatores de execução podem apropriadamente diminuir ou aumentar em escala para atender à demanda.

III. Elementos que restringem a capacidade do processo e criam uma fila.

Os itens I, II e III correspondem, correta e respectivamente, aos elementos

  • A. gargalo, regras de negócio e capacidade.
  • B. gargalo, capacidade e regras de negócio.
  • C. capacidade, regras de negócio e gargalo.
  • D. regras de negócio, capacidade e gargalo.
  • E. regras de negócio, gargalo e capacidade.

O controle da criação dos processos de tecnologia da informação (TI), a garantia de que a TI faça o que for preciso para atender às necessidades do negócio, o gerenciamento correto dos recursos, a minimização ou o tratamento dos riscos e a garantia de que as operações estejam em conformidade com as leis estão relacionados

  • A. à implantação de uma certificação empresarial.
  • B. à realização de uma auditoria interna.
  • C. à implantação da governança de TI.
  • D. ao levantamento dos processos da TI.
  • E. à criação de um planejamento estratégico.

Considerando que a tecnologia da informação (TI) tem papel imprescindível no contexto das organizações públicas brasileiras e que, por isso, é importante a realização de um bom planejamento de TI que viabilize e potencialize a melhoria contínua do desempenho organizacional, assinale a opção correta.

  • A. O planejamento estratégico de negócio refere-se à formalização de metas e metodologias dos objetivos institucionais e descreve, em detalhes, os recursos necessários para o desenvolvimento e a implantação das ações estratégicas.
  • B. O planejamento estratégico traduz os objetivos gerais e as estratégias da alta administração em objetivos e atividades específicas a serem realizadas pela alta administração.
  • C. O planejamento estratégico institucional determina as políticas e estratégias, os principais objetivos a serem alcançados e o uso e a disponibilização dos recursos para a realização desses objetivos.
  • D. O planejamento estratégico de TI é um documento que substitui o plano diretor de TI (PDTI), por meio da inclusão de ações e atividades no nível operacional de TI do órgão.
  • E. O PDTI, situado no nível estratégico, deve definir indicadores e conter o planejamento de investimentos necessários, com a identificação de riscos relacionados à TI, mas sem o tratamento desses riscos.

Uma regra que defina expressamente os critérios de divulgação das informações de negócio da organização para o público interno e para o público externo faz parte da política de

  • A. classificação de informações.
  • B. uso aceitável da infraestrutura de TI.
  • C. becape.
  • D. senhas.
  • E. descarte de mídias de armazenamento.

Um dos objetivos da gestão de continuidade de negócios é

  • A. prover recursos financeiros suficientes para evitar que os sistemas operacionais da organização sejam atingidos por falhas ou desastres.
  • B. assumir a gestão de riscos dos recursos de TI para garantir e manter a operacionalidade da organização.
  • C. proteger os processos críticos da organização contra impactos causados por falhas ou desastres.
  • D. tornar a organização cada vez menos dependente de tecnologia e de sistemas computacionais.
  • E. responsabilizar a gerência de segurança da informação pela implementação integral do plano de continuidade de negócios.

Considere que uma organização já consolidada no mercado decida melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. Considere, ainda, que, com esse objetivo, ela passe a considerar a implementação de gerenciamento de serviços de TI tendo em vista que seu ramo de negócios depende fortemente de um bom serviço prestado pela TI. Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir. A implantação simultânea dos processos de gerenciamento de incidentes e de gerenciamento de problemas pode ser considerada uma boa estratégia de implantação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o suporte de serviços oferece aos usuários um serviço apropriado às suas atividades e negócios, julgue os itens que se seguem, a respeito dos processos relacionados a suporte de serviços. Em uma grande corporação, algumas liberações podem acontecer sem que sejam administradas pelo processo de gerenciamento de liberação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o suporte de serviços oferece aos usuários um serviço apropriado às suas atividades e negócios, julgue os itens que se seguem, a respeito dos processos relacionados a suporte de serviços. As atividades relacionadas ao processo de gestão de incidentes devem ser executadas, inicialmente, pelo pessoal da central de serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca de processos relacionados à entrega de serviços. O gerenciamento de capacidade utiliza informações relativas a necessidades atuais e futuras do negócio para a elaboração do plano de capacidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema de vendas de uma empresa atacadista será informatizado e se chamará, SisSold. Durante o levantamento de requisitos do SisSold, foi percebido que, entre os atores participantes, João tinha diversos problemas de relacionamento com os demais, apesar de participar de atividades em conjunto. Mesmo assim, a opinião de João sobre o sistema era imprescindível. Nesse contexto, a técnica mais adequada para se conseguir a visão de João em um curto espaço de tempo é:

  • A. Questionário;
  • B. Grupo de Foco;
  • C. Workshop;
  • D. Brainstorming;
  • E. Entrevista.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...