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São, respectivamente, uma técnica e uma saída do processo planejar as respostas aos riscos:
atualizações do registro dos riscos e estratégias de respostas de contingência.
opinião especializada e decisões contratuais relacionadas a riscos.
estratégias para riscos positivos ou oportunidades e plano de gerenciamento dos riscos.
plano de gerenciamento dos riscos e registro dos riscos.
decisões contratuais relacionadas a riscos e estratégias de respostas de contingência.
Trata-se da integração de todas as funções, procedimentos, dados e equipamentos da empresa em um sistema abrangente que produz informações necessárias para todos os níveis da organização:
MRS − Management Reporting Systems.
Hardware.
IPVC − Informações para Vantagem Competitiva.
Software.
SIG − Sistema de informações gerenciais.
As organizações, tipicamente, podem ter suas estruturas baseadas em funções ou em processos de negócios. Todos os fatos a seguir favoreceram a estruturação de organizações em funções, EXCETO
a organização dos artesãos das sociedades anteriores à Revolução Industrial
a eclosão da Revolução Industrial
a adoção, por parte de muitas instituições, dos princípios da Reengenharia de Processos nas décadas de 1980 e 1990
o ganho de escala na produção ao longo dos últimos séculos
o advento de instituições educacionais focadas na formação de especialistas
Um gestor de TI deve decidir se irá implantar ISO 9000, PMBOK, COBIT e ITIL. A respeito dessas práticas, o gestor deverá considerar que
ISO 9000, PMBOK e COBIT são modelos exclusivos e funcionais.
ISO 9000, PMBOK e COBIT são considerados fins e não meios.
ISO 9000 e PMBOK fazem recomendações específicas para determinados tipos de indústria.
ISO 9000, PMBOK e COBIT funcionam melhor se utilizados isoladamente.
PMBOK possui 9 áreas de conhecimento, e COBIT, 4 domínios.
Kaplan e Norton desenvolveram uma ferramenta administrativa denominada Balanced Scorecard (BSC), que é considerada um placar de indicadores. As perspectivas contempladas por essa ferramenta são:
Financeira, Cliente, Técnica, Aprendizado e Crescimento
Operacional, Cliente, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento
Financeira, Cliente, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento
Operacional, Administrativa, Estratégica e Funcional
Financeira, Cliente, Estratégica e Operacional
Quando uma empresa está em fase de elaboração de um plano estratégico de TI, ela precisa entender, inicialmente, qual é a sua missão, de forma a apoiar adequadamente os objetivos de negócio da empresa. Nesse contexto, missão significa a(o)
razão de ser, o motivo da existência ou seu propósito.
elaboração dos indicadores da empresa com base em sua razão de ser.
posição que a empresa pretende alcançar.
atingimento da qualidade na execução dos processos com base em onde se pretende chegar.
cumprimento das metas tangíveis de curto prazo.
A Governança de TI
teve origem no mercado de petróleo mundial.
foi impulsionada pela crescente manipulação de preços na comercialização de commodities.
gera um aumento de risco para os investidores da empresa.
é uma forma de atrair capital.
está relacionada com a redução de rentabilidade das empresas.
Sobre o gerenciamento de níveis de serviços, afirma-se que
o cliente não é envolvido nesse processo, que é executado internamente.
o desenho das metas de serviços é um fator chave nesse processo.
a qualidade do portfólio de serviços está desvinculada desse processo.
a satisfação dos clientes é inversamente proporcional ao atingimento dos níveis de serviço.
as reuniões de revisões de serviços devem ser mensais.
O modelo SWOT reforça a relação estratégia-processo e a necessidade da análise interna e externa. Esse modelo é uma das bases para a definição de qualquer tipo de estratégia. Nesse contexto, um Gestor de TI deve saber que as
ameaças e as fraquezas são consideradas análises do ambiente externo.
forças e as fraquezas são consideradas análises do ambiente interno.
oportunidades e as forças são consideradas análises do ambiente externo.
oportunidades e as ameaças são consideradas análises do ambiente interno.
oportunidades, as forças, as ameaças e as fraquezas são consideradas análises do ambiente interno.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de planejamento estratégico e governança de TI, julgue os itens a seguir.
No Brasil, um dos motivos do elevado índice de fechamento de empresas é a falta de foco e objetivos nos negócios. Esse fato decorre, na maioria das vezes, da inexistência de planejamento estratégico.
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