Questões sobre Gestão de TI

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São, respectivamente, uma técnica e uma saída do processo planejar as respostas aos riscos:

  • A.

    atualizações do registro dos riscos e estratégias de respostas de contingência.

  • B.

    opinião especializada e decisões contratuais relacionadas a riscos.

  • C.

    estratégias para riscos positivos ou oportunidades e plano de gerenciamento dos riscos.

  • D.

    plano de gerenciamento dos riscos e registro dos riscos.

  • E.

    decisões contratuais relacionadas a riscos e estratégias de respostas de contingência.

Trata-se da integração de todas as funções, procedimentos, dados e equipamentos da empresa em um sistema abrangente que produz informações necessárias para todos os níveis da organização:

  • A.

    MRS − Management Reporting Systems.

  • B.

    Hardware.

  • C.

    IPVC − Informações para Vantagem Competitiva.

  • D.

    Software.

  • E.

    SIG − Sistema de informações gerenciais.

As organizações, tipicamente, podem ter suas estruturas baseadas em funções ou em processos de negócios. Todos os fatos a seguir favoreceram a estruturação de organizações em funções, EXCETO

  • A.

    a organização dos artesãos das sociedades anteriores à Revolução Industrial

  • B.

    a eclosão da Revolução Industrial

  • C.

    a adoção, por parte de muitas instituições, dos princípios da Reengenharia de Processos nas décadas de 1980 e 1990

  • D.

    o ganho de escala na produção ao longo dos últimos séculos

  • E.

    o advento de instituições educacionais focadas na formação de especialistas

Um gestor de TI deve decidir se irá implantar ISO 9000, PMBOK, COBIT e ITIL. A respeito dessas práticas, o gestor deverá considerar que

  • A.

    ISO 9000, PMBOK e COBIT são modelos exclusivos e funcionais.

  • B.

    ISO 9000, PMBOK e COBIT são considerados fins e não meios.

  • C.

    ISO 9000 e PMBOK fazem recomendações específicas para determinados tipos de indústria.

  • D.

    ISO 9000, PMBOK e COBIT funcionam melhor se utilizados isoladamente.

  • E.

    PMBOK possui 9 áreas de conhecimento, e COBIT, 4 domínios.

Kaplan e Norton desenvolveram uma ferramenta administrativa denominada Balanced Scorecard (BSC), que é considerada um placar de indicadores. As perspectivas contempladas por essa ferramenta são:

  • A.

    Financeira, Cliente, Técnica, Aprendizado e Crescimento

  • B.

    Operacional, Cliente, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento

  • C.

    Financeira, Cliente, Processos Internos, Aprendizado e Crescimento

  • D.

    Operacional, Administrativa, Estratégica e Funcional

  • E.

    Financeira, Cliente, Estratégica e Operacional

Quando uma empresa está em fase de elaboração de um plano estratégico de TI, ela precisa entender, inicialmente, qual é a sua missão, de forma a apoiar adequadamente os objetivos de negócio da empresa. Nesse contexto, missão significa a(o)

  • A.

    razão de ser, o motivo da existência ou seu propósito.

  • B.

    elaboração dos indicadores da empresa com base em sua razão de ser.

  • C.

    posição que a empresa pretende alcançar.

  • D.

    atingimento da qualidade na execução dos processos com base em onde se pretende chegar.

  • E.

    cumprimento das metas tangíveis de curto prazo.

A Governança de TI

  • A.

    teve origem no mercado de petróleo mundial.

  • B.

    foi impulsionada pela crescente manipulação de preços na comercialização de commodities.

  • C.

    gera um aumento de risco para os investidores da empresa.

  • D.

    é uma forma de atrair capital.

  • E.

    está relacionada com a redução de rentabilidade das empresas.

Sobre o gerenciamento de níveis de serviços, afirma-se que

  • A.

    o cliente não é envolvido nesse processo, que é executado internamente.

  • B.

    o desenho das metas de serviços é um fator chave nesse processo.

  • C.

    a qualidade do portfólio de serviços está desvinculada desse processo.

  • D.

    a satisfação dos clientes é inversamente proporcional ao atingimento dos níveis de serviço.

  • E.

    as reuniões de revisões de serviços devem ser mensais.

O modelo SWOT reforça a relação estratégia-processo e a necessidade da análise interna e externa. Esse modelo é uma das bases para a definição de qualquer tipo de estratégia. Nesse contexto, um Gestor de TI deve saber que as

  • A.

    ameaças e as fraquezas são consideradas análises do ambiente externo.

  • B.

    forças e as fraquezas são consideradas análises do ambiente interno.

  • C.

    oportunidades e as forças são consideradas análises do ambiente externo.

  • D.

    oportunidades e as ameaças são consideradas análises do ambiente interno.

  • E.

    oportunidades, as forças, as ameaças e as fraquezas são consideradas análises do ambiente interno.

Acerca de planejamento estratégico e governança de TI, julgue os itens a seguir.

No Brasil, um dos motivos do elevado índice de fechamento de empresas é a falta de foco e objetivos nos negócios. Esse fato decorre, na maioria das vezes, da inexistência de planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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