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Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, com relação à Instrução Normativa n.º 4/2010 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A análise de riscos, parte integrante do planejamento da contratação de serviços de TI, é realizada pela equipe de planejamento da contratação.
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Considere que, após a avaliação de uma organização acerca dos processos relativos à qualidade, constatou-se o seguinte:
I o processo gerência de portfólio de projetos é executado e gerenciado.
II o objetivo estratégico da organização é atingir o nível E de maturidade, conforme o MPS.BR (ago/2012).
III o processo gerenciamento de requisitos está no nível 3 de capacidade, conforme o CMMI-DEV 1.3.
IV o processo garantia da qualidade é executado segundo a norma ISO/IEC 12.207:1998.
V é necessário validar a completude de definição de requisitos dos softwares.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
O processo descrito em IV integra o grupo fundamentais do ciclo de vida.
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Considere que, após a avaliação de uma organização acerca dos processos relativos à qualidade, constatou-se o seguinte:
I o processo gerência de portfólio de projetos é executado e gerenciado.
II o objetivo estratégico da organização é atingir o nível E de maturidade, conforme o MPS.BR (ago/2012).
III o processo gerenciamento de requisitos está no nível 3 de capacidade, conforme o CMMI-DEV 1.3.
IV o processo garantia da qualidade é executado segundo a norma ISO/IEC 12.207:1998.
V é necessário validar a completude de definição de requisitos dos softwares.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Os parâmetros indicados na NBR ISO/IEC 9126:2003 podem ser utilizados para suprir a necessidade descrita em V.
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Considere que, após a avaliação de uma organização acerca dos processos relativos à qualidade, constatou-se o seguinte:
I o processo gerência de portfólio de projetos é executado e gerenciado.
II o objetivo estratégico da organização é atingir o nível E de maturidade, conforme o MPS.BR (ago/2012).
III o processo gerenciamento de requisitos está no nível 3 de capacidade, conforme o CMMI-DEV 1.3.
IV o processo garantia da qualidade é executado segundo a norma ISO/IEC 12.207:1998.
V é necessário validar a completude de definição de requisitos dos softwares.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Há previsão do processo descrito em I tanto no CMMI-DEV quanto no MPS.BR. No CMMI-DEV, esse processo é exigido para se atingir o nível 2 de maturidade.
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Considere que, após a avaliação de uma organização acerca dos processos relativos à qualidade, constatou-se o seguinte:
I o processo gerência de portfólio de projetos é executado e gerenciado.
II o objetivo estratégico da organização é atingir o nível E de maturidade, conforme o MPS.BR (ago/2012).
III o processo gerenciamento de requisitos está no nível 3 de capacidade, conforme o CMMI-DEV 1.3.
IV o processo garantia da qualidade é executado segundo a norma ISO/IEC 12.207:1998.
V é necessário validar a completude de definição de requisitos dos softwares.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Se o nível descrito em II for atingido plenamente, a organização terá implantado os processos gerência de reutilização e gerência de recursos humanos.
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Considere que, após a avaliação de uma organização acerca dos processos relativos à qualidade, constatou-se o seguinte:
I o processo gerência de portfólio de projetos é executado e gerenciado.
II o objetivo estratégico da organização é atingir o nível E de maturidade, conforme o MPS.BR (ago/2012).
III o processo gerenciamento de requisitos está no nível 3 de capacidade, conforme o CMMI-DEV 1.3.
IV o processo garantia da qualidade é executado segundo a norma ISO/IEC 12.207:1998.
V é necessário validar a completude de definição de requisitos dos softwares.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
A aferição do processo descrito em III está errada, pois o processo descrito nesse item pode atingir, no máximo, o nível 2 de capacidade.
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Considerando as soluções existentes para a promoção do aumento da eficiência no uso de recursos de TI das organizações, julgue os itens de 105 a 107.
Considerando as soluções existentes para a promoção do aumento da eficiência no uso de recursos de TI das organizações, julgue os itens de 105 a 107.
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Considerando as soluções existentes para a promoção do aumento da eficiência no uso de recursos de TI das organizações, julgue os itens de 105 a 107.
A consolidação de servidores pode ser definida como o processo de reestruturação da infraestrutura de TI de uma organização para fins de redução de custos e melhoria do controle por meio da otimização dos recursos.
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Considerando as soluções existentes para a promoção do aumento da eficiência no uso de recursos de TI das organizações, julgue os itens de 105 a 107.
A utilização de clusters de servidores proporciona serviços com alta disponibilidade e balanceamento de carga, porém, implica em perda significativa de desempenho do sistema.
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O planejamento do emprego da tecnologia de informação (TI) deve estar alinhado aos objetivos do negócio e dar suporte às estratégias competitivas de uma empresa. Para apoiar esse planejamento, diversos modelos e metodologias podem ser utilizados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O modelo de cadeia de valor se destina a identificar o elemento-chave da cadeia de suprimento, de modo a possibilitar o direcionamento dos investimentos de TI para esse elemento.
A visualização com base em recursos do modelo da empresa orienta o gestor a localizar uma vantagem competitiva na homogeneidade do fornecimento de um recurso pelas empresas do mesmo setor.
Visto que os fatores críticos de sucesso são comuns para organizações de um mesmo setor ou categoria de negócio, é necessária a coleta de informações específicas para medição de desempenho.
Liderança em custo, diferenciação e nicho são estratégias empregadas para desenvolver uma vantagem competitiva e direcionar o planejamento de emprego da TI em uma empresa.
De acordo com o modelo de forças competitivas, a Internet tende a diminuir o poder de barganha dos clientes, visto que ela possibilita uma redução dos custos de troca de fornecedor.
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