Questões sobre Gestão de TI

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Em relação à terceirização de serviços de TI, é INCORRETO afirmar que dentre os riscos associados a esse procedimento, pode-se enquadrar

  • A.

    a irreversibilidade da decisão de terceirização, possíveis quebras de contrato pelo fornecedor ou a incapacidade de entregar o produto.

  • B.

    a negligência de um fornecedor, quando ele deliberadamente tem um desempenho abaixo do esperado e reivindica pagamento integral.

  • C.

    o uso indevido de uma aplicação desenvolvida estrategicamente para um cliente e posteriormente oferecendo essa aplicação a outros clientes.

  • D.

    a renegociação de preços oportunista (ou "holdup"), quando o fornecedor, ao possuir contrato de longo prazo com o cliente, cobra abusivamente aprimoramentos não previstos.

  • E.

    a concentração no desenvolvimento, a execução de atividades básicas do negócio, a delegação do desenvolvimento em TI (design, produção e a aquisição) e responsabilidade operacional aos fornecedores.

A utilização da TI impõe mudanças na estrutura organizacional das empresas e alguns critérios devem ser atendidos por essa nova estrutura organizacional. Considere os seguintes 3 possíveis critérios:

I. Redução de níveis hierárquicos.

II. Maior centralização de decisões.

III. Maior delegação de responsabilidades pela exigência de implementação mais rápida de ações.

De fato são critérios a serem considerados na estrutura organizacional, tendo em vista a utilização de TI, o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Para se estabelecer as cláusulas do nível de serviço (SLA) em uma empresa, ao se projetar os detalhes dos níveis de serviço, é essencial definir

  • A.

    os indicadores de qualidade.

  • B.

    a linguagem de desenvolvimento do sistema.

  • C.

    o percentual de incidentes resolvidos, apenas.

  • D.

    a listagem de incidentes resolvidos e não resolvidos.

  • E.

    a quantidade de distribuições (releases) do sistema.

Considere as afirmativas sobre Governança de TI:

I. A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração e consiste na liderança, nas estruturas e nos processos organizacionais que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.

II. Como as responsabilidades são atribuídas à alta administração, poucos níveis da organização sofrem influência das ações de governança, e os fatores que contribuem, ou não, para o sucesso da governança são produzidos apenas pela alta gerência de TI.

III. Governança de TI é um processo pelo qual decisões são tomadas sobre os investimentos em TI, que envolve como as decisões são tomadas, quem toma as decisões, quem é responsabilizado e como os resultados são medidos e monitorados.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    III, apenas.

As ferramentas para traduzir as declarações estratégicas genéricas em hipóteses, objetivos, indicadores e metas específicas são fornecidas pelo Balanced Scorecard (BSC) que, nessa perspectiva conceitual,

  • A.

    narra a história da estratégia.

  • B.

    cria a consciência estratégica nos colaboradores.

  • C.

    explica o destino estratégico da organização.

  • D.

    estimula o diálogo na organização.

  • E.

    coloca a visão em movimento.

É um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e, consequentemente, alinhar TI aos negócios.

Esta definição se refere a

  • A.

    Gerenciamento de Serviços.

  • B.

    ITIL v3.

  • C.

    Governança de TI.

  • D.

    Business Intelligence (Inteligência nos Negócios).

  • E.

    Gerenciamento de Projetos.

A estratégia da empresa é refletida em quatro diferentes perspectivas do Balanced Scorecard. NÃO se trata de uma perspectiva do BSC:

  • A.

    Financeira.

  • B.

    Cliente.

  • C.

    Colaboradores.

  • D.

    Processos internos.

  • E.

    Aprendizagem e renovação.

Considere os seguintes objetos:

I. Apenas uma Solução de Tecnologia da Informação em um único contrato.

II. Gestão de processos de tecnologia da informação.

III. Gestão de segurança da informação.

IV. Suporte técnico aos processos de planejamento.

V. Avaliação da qualidade das Soluções de Tecnologia da Informação.

Poderá ser objeto de contratação, segundo a Instrução Normativa Nº 4/2010, APENAS o que consta em

  • A.

    I, IV e V.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II e III.

As atividades de transição contratual e encerramento do contrato dentro da fase de Planejamento da Contratação, segundo a Instrução Normativa Nº 4/2010, são consideradas na etapa

  • A.

    Análise de Viabilidade da Contratação.

  • B.

    Plano de Sustentação.

  • C.

    Estratégia da Contratação.

  • D.

    Análise de Riscos.

  • E.

    Termo de Referência ou Projeto Básico.

De acordo com a ISO/IEC 15408, Security Targets (ST) especificam, antes e durante a fase de avaliação, o que deve ser avaliado. Neste papel, as ST servem de base de acordo para definição das propriedades exatas de segurança do alvo da avaliação, bem como do escopo exato de avaliação negociados entre o

  • A.

    desenvolvedor e o avaliador.

  • B.

    avaliador e o consumidor.

  • C.

    consumidor e o desenvolvedor.

  • D.

    auditor e o consumidor.

  • E.

    avaliador e o auditor.

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