Questões sobre Gestão de TI

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Acerca de web services, e-ping, XML e XSLT, julgue os itens a seguir.

A arquitetura orientada a serviço constitui um modelo arquitetônico que visa aumentar a agilidade e melhorar a relação custo/benefício de uma organização com referência à implantação de sistemas interoperáveis. Esse modelo tem como princípio a disponibilização de unidades lógicas de solução, em que a orientação a serviços tem sido aplicada de forma significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a quarta edição do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), os objetivos do gerenciamento de riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos no projeto e reduzi-los quanto aos eventos negativos. Com relação a essa prática, julgue os itens seguintes.

Na concepção moderna de gerenciamento de projetos, a tolerância ao risco é considerada nula. Ou seja, nenhum grau de risco pode ser aceito, pois as recompensas que poderiam ser obtidas a partir de determinada falha originada em função do risco assumido seriam desprezíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a quarta edição do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), os objetivos do gerenciamento de riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos no projeto e reduzi-los quanto aos eventos negativos. Com relação a essa prática, julgue os itens seguintes.

Os processos de gerenciamento de riscos estão distribuídos em alguns grupos, os quais incluem a iniciação, o planejamento, a execução, o monitoramento e o controle e encerramento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A condução de qualquer projeto pode ser influenciada pela maturidade, cultura e experiência da organização onde ele é desenvolvido, como também pela estrutura dessa organização. Com relação às estruturas organizacionais que podem afetar um projeto, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações cuja renda advém da execução de projetos externos, o uso dos recursos costuma ser mais eficiente e a comunicação entre os membros da equipe de projeto é bem mais efetiva que em outros tipos de organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A condução de qualquer projeto pode ser influenciada pela maturidade, cultura e experiência da organização onde ele é desenvolvido, como também pela estrutura dessa organização. Com relação às estruturas organizacionais que podem afetar um projeto, julgue os itens subsequentes.

As organizações funcionais apresentam uma clara divisão funcional e estão envolvidas em atividades continuadas ou de produção de bens e serviços. Nesse tipo de organização, os projetos são eventuais e definem uma fraca autoridade para o gerente de projeto, além do que, seus funcionários se envolvem mais nas atividades rotineiras que nas atividades de projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a portfólio de TI, considere:

I. Deve abranger todos os itens de investimento e custeio das atividades de TI na organização, estejam estes na área de TI ou não.

II. É composto por projetos, serviços e ativos, no qual projetos podem ser representados, por exemplo, pela implantação de um escritório de projetos de TI, ou por um processo de gestão de configuração, e serviços podem envolver a implantação de um upgrade do sistema operacional, ou mesmo, a instalação de ativos, tais como, hardwares e softwares de suporte.

III. Dentre as várias alternativas de classificação, Benson, Bugnitz & Walton (2004) propõem que, na perspectiva de TI, o portfólio seja classificado em estratégico, fábrica, nova estratégia e obrigatório, correspondendo este último a investimentos requeridos por legislação ou compliance.

IV. Na visão funcional de negócio, a elaboração do portfólio pode considerar, com base em registros históricos, a estimativa de horas de análise e/ou programação necessárias ao atendimento a uma área funcional, dentro de um período estipulado, e registrar a informação no portfólio.

 Está correto o que consta em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre os envolvidos em um projeto, considere:

I. Pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto.

II. Pessoas que estejam ativamente envolvidas no gerenciamento ou na execução do projeto.

III. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma positiva pelo projeto.

IV. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma negativa pelo projeto.

É considerado stakeholder o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Sobre os envolvidos em um projeto, considere:

I. Pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto.

II. Pessoas que estejam ativamente envolvidas no gerenciamento ou na execução do projeto.

III. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma positiva pelo projeto.

IV. Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma negativa pelo projeto.

É considerado stakeholder o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Considere:

I. Tem como foco principal a operação e a gestão da

infraestrutura de tecnologia na organização.

II. Gerenciamento de finanças, de capacidade e de

continuidade dos serviços de TI são alguns de seus

processos.

III. Planejamento e organização; Monitoração e avaliação;

Aquisição e implementação são alguns de

seus domínios de processos.

I, II e III referem-se, respectivamente, a

  • A.

    COBIT, ITIL e ITIL.

  • B.

    COBIT, COBIT e ITIL.

  • C.

    COBIT, ITIL e COBIT.

  • D.

    ITIL, ITIL e COBIT.

  • E.

    ITIL, COBIT e COBIT.

Na visão geral do modelo de Governança de TI, os Princípios de TI apontam diretamente para

  • A.

    Infraestrutura.

  • B.

    Decisões de TI e Priorização.

  • C.

    Arquitetura de TI.

  • D.

    Plano de Tecnologia da Informação.

  • E.

    Organização das operações de serviços.

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