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Refere-se ao tratamento de informações internas e externas acerca do mercado, clientes, concorrentes, fornecedores, de cunho político, legal, social e econômico, assim como à avaliação de oportunidades, pontos fracos e pontos fortes, que servem de base para a revisão ou elaboração da estratégia corporativa e competitiva. No modelo de Governança de TI, trata-se de
Estratégia Competitiva e de Posicionamento.
Estratégia Corporativa.
Inteligência Competitiva.
Planos Funcionais.
Plano Estratégico.
Se os Princípios de TI não existirem ou não estiverem claros dentro da organização,
deverão ser utilizados os princípios de segurança da informação para orientar o Plano de TI.
deverão ser utilizadas as informações de infraestrutura de TI para orientar o Plano de TI.
deverão ser utilizados os planos de projeto para orientar o Plano de TI.
estes devem ser definidos tão logo tenha sido concluído o Plano de TI.
o momento de abordá-los é durante a elaboração do Plano de TI.
Considere: I
e ativos. Tem que englobar todos os itens de investimento
e custeio das atividades de TI na organização,
estando ou não na área de TI.
II
. O aumento do time-to-market é um exemplo doimpacto da falta de um portfólio de TI.
III
. Balizar mudanças de prioridades da empresa quesão refletidas em TI não é objetivo do Portfólio de
TI.
É INCORRETO o que consta APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
NÃO se trata de um objetivo do Portfólio de TI:
especificar a infraestrutura de TI.
comunicar as prioridades de investimentos de TI da empresa.
otimizar recursos alocados à TI.
eliminar as redundâncias nas iniciativas de TI.
mostrar os riscos dos investimentos em TI.
os investimentos de TI podem ser apresentados como portfólio de TI com quatro dimensões: estratégica, informacional, transacional e infraestrutura. Fornecer informações para o gerenciamento e controle da empresa, através do suporte ao controle gerencial, à tomada de decisão, ao planejamento, à comunicação e à contabilidade, são objetivos típicos da dimensão
estratégica.
informacional.
transacional.
estratégica, bem como da infraestrutura.
transacional, bem como da infraestrutura.
Um plano de contingência se situa no contexto dos resultados da criação de uma estrutura de gestão e numa estrutura de gerenciamento de incidentes, continuidade de negócios e planos de recuperação de negócios que detalhem os passos a serem tomados durante e após um incidente para manter ou restaurar as operações. No ciclo de vida da Gestão de Continuidade de Negócio, tal afirmação está associada ao elemento:
Desenvolvendo e implementando uma resposta de GCN.
Entendendo a organização.
Determinando a estratégia de continuidade de negócios.
Testando, mantendo e analisando criticamente os preparativos de GCN.
Incluindo a GCN na cultura da organização.
Sobre a Gestão da Continuidade do Negócio, é correto afirmar:
As cópias dos Planos de Continuidade do Negócio devem estar atualizadas mas não precisam ser protegidas no mesmo nível de segurança como aplicado no ambiente principal. Outros materiais necessários para a execução do plano de continuidade do negócio devem estar armazenados no ambiente principal, em local de fácil acesso.
O processo de planejamento da continuidade de negócios deve considerar a implementação dos procedimentos que permitam a recuperação e restauração das operações do negócio e da disponibilidade da informação nos prazos necessários, sem dispensar atenção à avaliação de dependências externas ao negócio e aos contratos existentes.
Convém que uma estrutura de planejamento, para continuidade de negócios, contemple os requisitos de segurança da informação identificados e considere condições para ativação dos planos, os quais descrevem os processos a serem seguidos (como se avaliar a situação, quem deve ser acionado etc.) antes de cada plano ser ativado.
É conveniente que cópias do plano de continuidade do negócio sejam guardadas no ambiente principal, em um local de fácil acesso.
Apesar de ser necessário atualizar os planos de continuidade do negócio regularmente, não é aconselhável que eles sejam testados com frequência para não impactar em aumento de custos para a área de TI.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Analise as recomendações direcionadas aos empresários que intencionam divulgar seus negócios em mídias sociais.
1. É preciso estar atento ao perfil dos usuários que compõem cada mídia social, alguns sites podem ser acessados por usuários que não representam o seu público-alvo.
2. Não basta estar presente, é fundamental criar conteúdos interessantes e atraentes.
3. É recomendável escolher poucos sites e concentrar suas campanhas de marketing do que não fazer um bom trabalho em muitas mídias sociais.
Está (ão) correta(s):
1, apenas.
1, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
Minimizar os impactos negativos nas áreas de negócios por meio da restauração dos serviços, o mais rápido possível, com o mínimo de interrupção, é a missão do processo de Gerenciamento
da Capacidade
da Disponibilidade
da Integração
de Incidentes
de Mudanças
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Sabendo que, para uma melhor gestão e governança de tecnologia da informação (TI), deve-se assessorar a administração do ambiente informatizado, julgue os itens a seguir.
Quando o impacto da TI cujo direcionamento se relaciona ao melhoramento dos processos-chave é alto nas operações-chave e baixo nas estratégias-chave, o dia a dia do negócio depende da TI, mas seu futuro não.
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