Questões sobre Gestão de TI

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Refere-se ao tratamento de informações internas e externas acerca do mercado, clientes, concorrentes, fornecedores, de cunho político, legal, social e econômico, assim como à avaliação de oportunidades, pontos fracos e pontos fortes, que servem de base para a revisão ou elaboração da estratégia corporativa e competitiva. No modelo de Governança de TI, trata-se de

  • A.

    Estratégia Competitiva e de Posicionamento.

  • B.

    Estratégia Corporativa.

  • C.

    Inteligência Competitiva.

  • D.

    Planos Funcionais.

  • E.

    Plano Estratégico.

Se os Princípios de TI não existirem ou não estiverem claros dentro da organização,

  • A.

    deverão ser utilizados os princípios de segurança da informação para orientar o Plano de TI.

  • B.

    deverão ser utilizadas as informações de infraestrutura de TI para orientar o Plano de TI.

  • C.

    deverão ser utilizados os planos de projeto para orientar o Plano de TI.

  • D.

    estes devem ser definidos tão logo tenha sido concluído o Plano de TI.

  • E.

    o momento de abordá-los é durante a elaboração do Plano de TI.

Considere:

I. O Portfólio de TI é composto por projetos, serviços

e ativos. Tem que englobar todos os itens de investimento

e custeio das atividades de TI na organização,

estando ou não na área de TI.

II. O aumento do time-to-market é um exemplo do

impacto da falta de um portfólio de TI.

III. Balizar mudanças de prioridades da empresa que

são refletidas em TI não é objetivo do Portfólio de

TI.

É INCORRETO o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

NÃO se trata de um objetivo do Portfólio de TI:

  • A.

    especificar a infraestrutura de TI.

  • B.

    comunicar as prioridades de investimentos de TI da empresa.

  • C.

    otimizar recursos alocados à TI.

  • D.

    eliminar as redundâncias nas iniciativas de TI.

  • E.

    mostrar os riscos dos investimentos em TI.

os investimentos de TI podem ser apresentados como portfólio de TI com quatro dimensões: estratégica, informacional, transacional e infraestrutura. Fornecer informações para o gerenciamento e controle da empresa, através do suporte ao controle gerencial, à tomada de decisão, ao planejamento, à comunicação e à contabilidade, são objetivos típicos da dimensão

  • A.

    estratégica.

  • B.

    informacional.

  • C.

    transacional.

  • D.

    estratégica, bem como da infraestrutura.

  • E.

    transacional, bem como da infraestrutura.

Um plano de contingência se situa no contexto dos resultados da criação de uma estrutura de gestão e numa estrutura de gerenciamento de incidentes, continuidade de negócios e planos de recuperação de negócios que detalhem os passos a serem tomados durante e após um incidente para manter ou restaurar as operações. No ciclo de vida da Gestão de Continuidade de Negócio, tal afirmação está associada ao elemento:

  • A.

    Desenvolvendo e implementando uma resposta de GCN.

  • B.

    Entendendo a organização.

  • C.

    Determinando a estratégia de continuidade de negócios.

  • D.

    Testando, mantendo e analisando criticamente os preparativos de GCN.

  • E.

    Incluindo a GCN na cultura da organização.

Sobre a Gestão da Continuidade do Negócio, é correto afirmar:

  • A.

    As cópias dos Planos de Continuidade do Negócio devem estar atualizadas mas não precisam ser protegidas no mesmo nível de segurança como aplicado no ambiente principal. Outros materiais necessários para a execução do plano de continuidade do negócio devem estar armazenados no ambiente principal, em local de fácil acesso.

  • B.

    O processo de planejamento da continuidade de negócios deve considerar a implementação dos procedimentos que permitam a recuperação e restauração das operações do negócio e da disponibilidade da informação nos prazos necessários, sem dispensar atenção à avaliação de dependências externas ao negócio e aos contratos existentes.

  • C.

    Convém que uma estrutura de planejamento, para continuidade de negócios, contemple os requisitos de segurança da informação identificados e considere condições para ativação dos planos, os quais descrevem os processos a serem seguidos (como se avaliar a situação, quem deve ser acionado etc.) antes de cada plano ser ativado.

  • D.

    É conveniente que cópias do plano de continuidade do negócio sejam guardadas no ambiente principal, em um local de fácil acesso.

  • E.

    Apesar de ser necessário atualizar os planos de continuidade do negócio regularmente, não é aconselhável que eles sejam testados com frequência para não impactar em aumento de custos para a área de TI.

Analise as recomendações direcionadas aos empresários que intencionam divulgar seus negócios em mídias sociais.

1. É preciso estar atento ao perfil dos usuários que compõem cada mídia social, alguns sites podem ser acessados por usuários que não representam o seu público-alvo.

2. Não basta estar presente, é fundamental criar conteúdos interessantes e atraentes.

3. É recomendável escolher poucos sites e concentrar suas campanhas de marketing do que não fazer um bom trabalho em muitas mídias sociais.

Está (ão) correta(s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    1, apenas.

  • C.

    1 e 2, apenas.

  • D.

    1 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

Minimizar os impactos negativos nas áreas de negócios por meio da restauração dos serviços, o mais rápido possível, com o mínimo de interrupção, é a missão do processo de Gerenciamento

  • A.

    da Capacidade

  • B.

    da Disponibilidade

  • C.

    da Integração

  • D.

    de Incidentes

  • E.

    de Mudanças

Sabendo que, para uma melhor gestão e governança de tecnologia da informação (TI), deve-se assessorar a administração do ambiente informatizado, julgue os itens a seguir.

Quando o impacto da TI — cujo direcionamento se relaciona ao melhoramento dos processos-chave — é alto nas operações-chave e baixo nas estratégias-chave, o dia a dia do negócio depende da TI, mas seu futuro não.

  • C. Certo
  • E. Errado
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