Questões sobre Gestão de TI

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Uma das características identificadas nas pesquisas sobre a operação das organizações centradas em processo é o(a)

  • A.

    desenvolvimento de uma cadeia de valor bem definida e o estímulo à competição entre departamentos como forma de aumentar a produtividade.

  • B.

    utilização dos seus organogramas funcionais como ponto de partida para o planejamento estratégico.

  • C.

    consideração do valor agregado pelos processos como contribuição menor para a competitividade, resultado da competência da mão de obra da organização.

  • D.

    valorização da especificação das funções departamentais, de forma a não haver intersecções, sempre prejudiciais à eficiência dos processos.

  • E.

    valorização da visão adotada, com distribuição de recompensas e prêmios com base em metas de processos.

No contexto do BPM, várias técnicas podem ser úteis durante a modelagem do estado atual do processo (As In), entre elas, a técnica conhecida por JAD (Joint Application Development). Nessa técnica, bastante utilizada em desenvolvimento de software,

  • A.

    as reuniões são realizadas com procedimentos flexíveis e improvisados, garantindo o exercício da criatividade dos participantes.

  • B.

    o formato da reunião promove o espírito de cooperação e valoriza o trabalho em equipe de desenvolvedores e usuários.

  • C.

    o líder da reunião é eleito entre os usuários, garantindo o comprometimento da categoria.

  • D.

    o levantamento de informações entre os participantes utiliza técnica de entrevista com questionários fechados.

  • E.

    a equipe de usuários é selecionada no nível gerencial de todas as áreas da organização, garantindo a visão institucional das especificações.

Alguns autores consideram a evolução das TI como fator de indução da difusão do BPM. Exemplo dessa influência está, na mudança dos processos de trabalho do setor bancário, onde, a automação transferiu diversas atividades dos funcionários para os clientes. A crescente importância das TI para os negócios conduziu à proposta, defendida por muitos autores, da integração dos sistemas de informação com os processos de negócios. Esse desdobramento leva à criação de ferramentas de TI para apoiar o BPM. Nesse contexto, essas ferramentas devem

  • A.

    valorizar o esforço legado, considerando a origem e a infraestrutura disponíveis para apoiar processos colaborativos.

  • B.

    direcionar todos os fluxos dos processos para a cadeia de valor, considerando sempre a necessidade de aumentar a receita marginal.

  • C.

    melhorar o nível de segurança física dos processos, aumentando as redundâncias (criando backup) e proporcionando recursos de controle de acesso.

  • D.

    melhorar a agilidade, o controle e o monitoramento do negócio, eliminando redundâncias e valorizando a automação.

  • E.

    ordenar o fluxo de mudanças, impedindo que a evolução muito rápida do mercado prevaleça sobre a visão conservadora do negócio.

Considere duas tabelas “A” e “B” com um único campo denominado CHAVE em cada uma delas e a figura abaixo ilustrando a interseção entre as mesmas. Qual das consultas a seguir permite a visualização dos dados da área sombreada na figura?

  • A. SELECT B.* FROM A LEFT JOIN B ON A.CHAVE = B.CHAVE
  • B. SELECT B.* FROM A INNER JOIN B ON A.CHAVE = B.CHAVE
  • C. SELECT B.* FROM A RIGHT JOIN B ON A.CHAVE = B.CHAVE
  • D. SELECT B.* FROM A INNER JOIN B ON A.CHAVE = B.CHAVE WHERE A.CHAVE IS NULL
  • E. SELECT B.* FROM A RIGHT JOIN B ON A.CHAVE = B.CHAVE WHERE A.CHAVE IS NULL

Refletem possíveis dificuldades relacionadas a Sistemas Integrados de Gestão (ERP – Enterprise Resource Planning):

I - problemas relativos à legislação da região onde a empresa se localiza;

II - aceitação da nova tecnologia pelos funcionários;

III - falta de foco nos agentes externos da empresa;

IV - customização do software frente a necessidades específicas da empresa contratante.

São dificuldades relativas a ERP

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

A utilização de animações que têm os objetivos de entreter o usuário e aumentar o seu tempo de permanência em um website constitui técnica de usabilidade para ampliar a satisfação do usuário com a interface do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alguns padrões existentes atualmente visam a certificação de empresas como possuidoras de um processo de desenvolvimento, o que garantiria certo grau de confiança aos seus contratantes. Identifique a opção que não faz parte dos padrões existentes atualmente:

  • A.

    CMMI

  • B.

    SPIRE 15504

  • C.

    ISO 12207

  • D.

    MPS/Br

Sistemas ERP revelam-se, de fato, como softwares que automatizam as etapas dos projetos de Tecnologia de Informação de organizações.

PORQUE

Workflows representam a automação de processos de negócio, no todo ou em partes, onde documentos, informação e tarefas são transferidas de um ponto a outro, de acordo com uma sequência previamente definida.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Atende adequadamente ao atributo de eficiência uma interface de navegação que apresente baixo grau de exigência de reaprendizagem na ocasião de retorno do usuário, após certo período de tempo, a essa interface.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Tecnologia da Informação criou diferenciais competitivos importantes para as empresas. A utilização de Sistemas de Informação tornou possível a expansão das atividades de negócio das organizações, principalmente pela automatização de processos de negócio. A esse respeito, considere os objetivos a seguir.

I - Excelência operacional

II - Auxílio do processo de tomada de decisões

III - Vantagem Competitiva

IV - Sobrevivência da organização

São objetivos organizacionais dos sistemas de informação

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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