Questões sobre Gestão de TI

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Com relação à situação apresentada no texto, julgue os itens que se seguem.

Os processos relativos a aquisição e manutenção da infraestrutura tecnológica estão definidos e ocorrem estruturadamente na organização, com atuação proativa da gestão no que diz respeito a esses processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Michael Porter, liderança em custo ou diferenciação são as duas formas de vantagem competitiva que podem ser obtidas a partir da análise criteriosa de sua cadeia de valor. Esta cadeia é constituída de todas as atividades relevantes para criação de valor para o cliente, portanto a organização deve desempenhar estas atividades empregando menos recursos ou de forma diferenciada. Neste contexto, as estratégias, chamadas genéricas, que uma empresa pode adotar e que, para cada uma delas difere o nível de utilização de sistemas de informação estratégicos para a vantagem competitiva, são:

I. Produção de mais baixo custo, apropriada para produtos padronizados, onde a tônica é produzir a um custo abaixo dos concorrentes.

II. Produção de um produto específico, cuja diferenciação pode ser estabelecida pela qualidade, por um design especial ou por serviços agregados que melhorem o valor agregado.

III. Produção direcionada a um mercado específico, quer seja por razões geográficas, quer seja por necessidade específica.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação à situação apresentada no texto, julgue os itens que se seguem.

O ganho de maturidade apresentado no objetivo de controle “determinar direcionamento tecnológico” é resultado da definição de diretrizes tecnológicas tais como adoção de BPM e SOA, preconizadas no PDTI 2008-2010.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto do CRM e do SCM, considere:

I. Gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia que permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos e no aumento da qualidade.

II. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para proporcionar o melhor atendimento ao cliente, colocando-o no centro do desenho dos processos do negócio, para perceber e antecipar as suas necessidades atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma.

III. Utiliza ferramentas que permitem identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados.

IV. Ciclo de vida dos processos que compreendem os fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento, cujo objetivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados.

Os itens I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a

  • A. SCM, CRM, CRM, SCM.
  • B. CRM, SCM, SCM, CRM.
  • C. SCM, SCM, CRM, CRM.
  • D. CRM, CRM, CRM, SCM.
  • E. CRM, CRM, SCM, SCM.

Com relação à situação apresentada no texto, julgue os itens que se seguem.

A edição da Instrução Normativa n.º 4 parece ter motivado a organização a sistematizar o ciclo de planejamento estratégico de TI, o que pode ser verificado pelo incremento de maturidade obtido no que se refere ao objetivo de controle “definir plano estratégico de TI”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, que versam acerca das diretrizes de TI apresentadas para a organização, conforme descrito no texto.

Não há, nas diretrizes de TI apresentadas, menção explícita de como a TI servirá para apoiar e potencializar os objetivos de negócio da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, que versam acerca das diretrizes de TI apresentadas para a organização, conforme descrito no texto.

As diretrizes para contratação de serviços fazem diferenciação da estratégia de contratação e gerenciamento para terceirização de serviços de natureza operacional e rotineira e aporte de novas tecnologias e métodos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de conceitos relacionados à governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

As ferramentas GUT (gravidade, urgência e tendência), o Diagrama de Pareto e a Curva de Tendência fornecem suporte à atividade do planejamento estratégico de filtrar informações de interesse da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de conceitos relacionados à governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

Um dos objetivos da governança de TI é possibilitar o alinhamento das atividades da equipe de TI com as prioridades das demais áreas de negócios da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de conceitos relacionados à governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

Os marcos de regulação, o ambiente de negócios, a transparência da administração e a segurança da informação são fatores que motivam o uso da governança de TI nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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