Questões sobre Gestão do Escopo do projeto

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Com relação aos processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais, julgue os itens a seguir. As consequências de perda de confidencialidade, integridade e disponibilidade devem ser tratadas no sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) e não constam da análise de riscos, visto que podem ser mensuradas somente após a avaliação do risco.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Gerenciamento do Escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto abrange todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Está de acordo com o guia PMBoK 4ª edição afirmar que

  • A.

    no contexto do projeto, o termo escopo pode se referir ao escopo das funcionalidades, que descreve as características e funções de um produto e ao escopo de entrega, que se refere ao trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto com as características e funções especificadas.

  • B.

    os processos usados para gerenciar o escopo, assim como as ferramentas e técnicas de suporte, são os mesmos, independentemente da área de aplicação, e são definidos como parte do ciclo de vida do projeto. A declaração detalhada e aprovada do escopo do projeto é linha de base para os requisitos do projeto.

  • C.

    o resultado do trabalho envolvido na execução dos 10 processos de gerenciamento do escopo é usado para se definir o processo “Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto”, que produz um plano de gerenciamento do escopo fornecendo diretrizes sobre como o escopo do projeto será definido, documentado, verificado, gerenciado e controlado.

  • D.

    coletar os requisitos é parte da definição do escopo. Estes requisitos se transformam no termo de abertura do projeto. O planejamento do custo, do cronograma e do escopo são todos construídos com base nesses requisitos. O desenvolvimento dos requisitos começa com uma análise da informação contida no escopo e no registro dos stakeholders.

  • E.

    definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. A preparação detalhada da declaração do escopo é crítica para o sucesso e baseia-se nas entregas principais, premissas e restrições que são documentadas durante a iniciação do projeto. Durante o planejamento, o escopo é definido e descrito com maior especificidade, conforme as informações a respeito do projeto são conhecidas.

O plano de continuidade do negócio deve

  • A.

    ter a mesma definição e desenvolvimento para todas as organizações e utilizar uma abordagem genérica, já que dessa forma poderá abranger todos os aspectos críticos que causam impactos negativos ao negócio.

  • B.

    ser eficiente e eficaz, ser mantido atualizado e ser testado periodicamente contando com a participação de todos os envolvidos.

  • C.

    ser do conhecimento apenas da alta administração que deve conhecer e aprovar as ameaças e riscos que estão fora do escopo do plano.

  • D.

    ser elaborado de forma que possibilite seu funcionamento em condições perfeitas, em nível otimizado, garantindo que não haja a possibilidade de incidentes que gerem impactos financeiros ou operacionais.

  • E.

    prever um plano para recuperação de desastre elaborado apenas em situações em que não haja perda de recursos, apesar da imagem da organização ser afetada, por exemplo, pela falha de um produto.

Sistemas de gestão integrada (ERP) têm sido adotados por muitas empresas como uma maneira de melhorar a administração corporativa e aumentar a integração dos dados. A implementação desses sistemas pode ser feita de várias maneiras, sendo que muitas empresas adotam a estatrégia BIG BANG.

Entre as vantagens dessa estratégia, inclui-se o(a)

  • A.

    aprendizado com os erros das fases iniciais, que pode melhorar a implementação das fases subsequentes.

  • B.

    mudança contínua dos processos de TI, a qual se estende por um período longo de tempo.

  • C.

    complexidade da implementação de cenários de retorno (fallback), caso sejam necessários.

  • D.

    possibilidade de permitir que cada setor da empresa realize o processo de mudança de acordo com sua conveniência.

  • E.

    concentração dos esforços empresariais em um único período de tempo, com uma data de implementação conhecida e igual para todos.

A respeito de sistemas de informação corporativos integrados, afirma-se que tais sistemas

  • A.

    garantem a manutenção do fluxo existente de informações em uma empresa.

  • B.

    facilitam o processo de treinamento, pois utilizam o conhecimento tácito dos funcionários.

  • C.

    reduzem, consideravelmente, os prazos para implantação de sistemas.

  • D.

    representam uma redução significativa dos custos de implantação de sistemas de informação.

  • E.

    otimizam os processos operacionais nas empresas.

Estudiosos de Sistemas de Informação preconizam que muitas das soluções desenvolvidas para a área empresarial são combinações de questões pertinentes a três dimensões: tecnológica, organizacional e humana.

Nesse contexto, a capacidade do sistema projetado, a estrutura hierárquica da empresa, a avaliação e o monitoramento do trabalho dos funcionários são questões, respectivamente, referentes às dimensões

  • A.

    tecnológica, organizacional e humana

  • B.

    tecnológica, humana e organizacional

  • C.

    organizacional, tecnológica e humana

  • D.

    organizacional, humana e tecnológica

  • E.

    humana, organizacional e tecnológica

Uma das definições de Coletar os Requisitos é dada pelo PMBOK 4ª edição, com a seguinte descrição:

  • A.

    documento pelo qual a empresa identifica marcos e métricas importantes para o processo de desenvolvimento das atividades de entrega de um produto, serviço ou resultado.

  • B.

    produto necessário para o cumprimento dos compromissos de entrega entre as gerências internas e externas da empresa.

  • C.

    processo de definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.

  • D.

    processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.

  • E.

    trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características especificadas pelos interessados.

Um gerente de projetos estabelece o seguinte planejamento para o Projeto XYZ sob sua responsabilidade:

- A atividade 1 inicia o projeto e tem duração de 8 horas.

- A atividade 2 deve começar imediatamente após o término da atividade 1 e tem duração de 12 horas.

- A atividade 3 deve começar imediatamente após o término da atividade 1 e tem duração de 16 horas.

- A atividade 4 só pode começar após o término das atividades 2 e 3 e também tem duração de 16 horas.

- A atividade 5 é a última atividade a ser executada, começa imediatamente após o término da atividade 4 e tem duração de 8 horas.

Considere que a atividade 2 tenha sofrido um atraso em sua execução, levando, na realidade, 20 horas para ser concluída. Como as demais atividades foram executadas no tempo e na sequência inicialmente previstos pelo gerente de projetos, é IMPROCEDENTE a afirmação de que o

  • A. impacto do atraso da atividade 2 alterou o início da execução da atividade 4 do projeto.
  • B. impacto do atraso da atividade 2 alterou o início da execução da atividade 5 do projeto.
  • C. impacto do atraso da atividade 2 no cronograma geral do projeto foi de 8 horas.
  • D. caminho crítico mudou de 1, 3, 4 e 5 para 1, 2, 4 e 5.
  • E. o novo caminho crítico ficou com 52 horas.

Com base na Instrução Normativa para Contratação de Soluções de TI n.º 4/2010, julgue os itens que se seguem.

O termo de referência, também denominado projeto básico, deve ser elaborado pelo gestor do contrato, com o apoio do requisitante do serviço e da área de TI, a partir da estratégia de contratação, e conter diversas informações, tais como a definição do objeto, a fundamentação da contratação, a estimativa de preços e a adequação orçamentária.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    Governança de TI.

  • B.

    ERP − Enterprise Resource Planning.

  • C.

    Gerenciamento de Serviços de TI.

  • D.

    Automação de Processos de Trabalho (workflow).

  • E.

    CRM − Customer Relationship Management.

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