Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a conceitos fundamentais de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma classe ou componente poderá realizar apenas alguns tipos de interfaces. As classes possuem a característica exclusiva de poder participar de relacionamentos de generalização, associação e dependência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceitos fundamentais de programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma interface pode participar de relacionamentos realizados e generalizações, nos quais há um relacionamento semântico entre dois classificadores, em que um deles especifica um contrato e a execução é assegurada pelo outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando se usa classes do tipo bean, não é necessário instanciar explicitamente um objeto da classe para poder acessar seus métodos. A instância do objeto é criada pelo elemento especial:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

A descrição de um conjunto de entidades (reais ou abstratas) de um mesmo tipo e com as mesmas características e comportamentos. Trata-se da definição de

  • A.

    String.

  • B.

    Método.

  • C.

    Conjunto.

  • D.

    Classe.

  • E.

    Objeto.

O conceito de Herança, na orientação a objetos, está especificamente associado ao significado de

  • A.

    cardinalidade.

  • B.

    generalização.

  • C.

    multiplicidade.

  • D.

    encapsulamento.

  • E.

    composição.

Na orientação a objetos, ao nível de classe, são definidos os

  • A.

    atributos e os valores dos atributos.

  • B.

    atributos e a invocação das operações.

  • C.

    atributos e os métodos.

  • D.

    métodos e os valores dos atributos.

  • E.

    métodos e a invocação das operações.

Sobre a visibilidade dos métodos na orientação a objetos considere:

 I. Os métodos públicos de uma classe definem a interface da classe.

II. Os métodos privativos de uma classe não fazem parte da interface da classe.

III. O nome dos métodos é a informação reconhecida como a assinatura dos métodos.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II.

  • E.

    I.

Acerca de arquitetura orientada a serviços (SOA), análise de pontos de função e padrões de projeto, julgue os itens a seguir.

Na análise de ponto de funções, a contagem de pontos relativos aos arquivos lógicos internos que se referem a grupo de dados ou informações de controle logicamente relacionados, reconhecidos pelo usuário e mantidos dentro da fronteira da aplicação, é contabilizada como pontos não ajustados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as informações que se seguem, relacionadas aos conceitos de Orientação a Objetos (OO).

I - O conceito de herança possibilita a especialização de comportamentos pré-existentes em classes ancestrais.

II - Para que um método seja ativado num objeto, uma mensagem não precisa necessariamente ter uma referência explícita a ele, se o objeto default da classe correspondente estiver adequadamente configurado.

III - Uma das desvantagens da herança é a criação de dependência entre as classes envolvidas.

IV - De acordo com a ideia do encapsulamento, é desejável, do ponto de vista de um objeto, que seus atributos internos estejam protegidos contra modificações diretas e que o acesso seja realizado por meio de métodos específicos (setters e getters).

V - Polimorfismo está relacionado à vinculação dinâmica de mensagens e sobrescrita de métodos, sendo que o método correto a ser chamado só será definido em tempo de execução e dependerá do tipo da instância do objeto referenciado pela mensagem.

São corretas APENAS as afirmações

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, III, IV e V.

Em programação orientada a objetos, há sobrecarga (overloading) de um método de uma classe quando

  • A. o método é utilizado em uma grande quantidade de módulos do sistema.
  • B. o método invoca uma grande quantidade de métodos de outras classes.
  • C. o método possui a maior complexidade ciclomática da hierarquia de classes a que pertence.
  • D. um outro método, com o mesmo nome e parâmetros de entrada (assinatura) diferentes, existe na classe.
  • E. um outro método, com o mesmo nome e mesmos parâmetros de entrada (assinatura), existe em uma subclasse.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...