Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

A sobreposição (overriding) é a funcionalidade pela qual duas instâncias de uma classe podem compartilhar, no todo ou em parte, determinada área da memória.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

Uma das conseqüências do encapsulamento de dados e funções em uma classe é a interdição de reutilização do código dessa classe em subclasses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

O envio de uma mensagem permite a um objeto solicitar a outro objeto o acionamento de uma operação da classe deste último, sem que o primeiro tenha conhecimento do modo específico de implementação dessa operação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Associado à programação orientada a objetos, um conceito-chave é

  • A.

    encapsulamento.

  • B.

    objeto.

  • C.

    propriedade.

  • D.

    mensagem.

  • E.

    classe.

Comparativamente com a análise estruturada, a análise orientada a objetos leva em consideração, na seqüência de importância, os componentes

  • A.

    dados, processos e controles.

  • B.

    dados, controles e processos.

  • C.

    processos, controles e dados.

  • D.

    processos, dados e controles.

  • E.

    controles, dados e processos.

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Ao se retornar um valor de função declarada como void, como ocorre entre as linhas de 24 a 29, produz-se erro de sintaxe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Não há como se chamar uma função membro de uma classe até se criar um objeto dessa classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Na linguagem C++, a definição de uma função dentro de outra função gera erro de sintaxe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

Os rótulos public (l.11) e private (l.30) na linguagem C++ são denominados especificadores de acesso. A tentativa de uma função que não seja membro de uma classe particular, ou friend dela, de acessar um membro private dessa classe gera erro de compilação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o código acima, julgue os itens a seguir, em relação à programação em linguagem C++.

O atributo courseName (l.31), por ter sido especificado de acesso private, não pode ser acessado por funções deslocadas exteriormente à classe GradeBook, como na função main – (l.33), ou por funções deslocadas exteriormente à classe como na função-membro de outras classes no programa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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