Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A análise e o projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento desse sistema se dá por meio do relacionamento e troca de mensagens entre esses objetos. Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Com relação à herança múltipla é correto afirmar:

  • A.

    O usuário não necessita conhecer detalhes do funcionamento interno do sistema para poder utilizá-lo.

  • B.

    É o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação mas comportamentos distintos.

  • C.

    As mensagens enviadas a um objeto podem mudar o valor de um ou mais atributos.

  • D.

    Possibilita que uma classe herde atributos e métodos de duas ou mais classes.

“Na programação orientada a objetos, _________________ permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, um mesmo método poderá apresentar várias formas, de acordo com seu contexto.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior:

  • A. a herança
  • B. o polimorfismo
  • C. o objeto
  • D. a classe
  • E. o encapsulamento

Em relação à representação da informação e aos sistemas de numeração, assinale a opção correta.

  • A. O número 49 na base 10 equivale a 110011 na base 2.
  • B. O número 6,8125 na base decimal equivale ao número 6,65 na base octal.
  • C. O número 517 na base 8 equivale a 101 001 111 na base 2.
  • D. O número 71C na base 16 equivale a 0111 0000 1100 na base 2.
  • E. O resultado da multiplicação dos dois números binários 110110 e 110011 é 101011000011.

Considerando a análise e a programação orientadas a objetos, bem como as linguagens de programação que seguem esse paradigma, julgue os itens subseqüentes.

Na análise orientada a objetos, a descoberta de um conjunto de operações que pode ser definido para determinado objeto do domínio de análise, de modo que tais operações apliquem-se a todas as ocorrências desse objeto, indica a necessidade de polimorfismo nas mensagens da classe que representará tal objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a análise e a programação orientadas a objetos, bem como as linguagens de programação que seguem esse paradigma, julgue os itens subseqüentes.

O padrão de projeto orientado a objetos denominado singleton exprime o fenômeno recorrente na análise que é a existência de muitas aplicações nas quais há um objeto que é a única instância de sua classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a análise e a programação orientadas a objetos, bem como as linguagens de programação que seguem esse paradigma, julgue os itens subseqüentes.

Mensagens e métodos são de fato correlacionados, dado que as mensagens são os meios pelos quais os objetos interagem, e cada mensagem a um objeto ativa um comportamento desse objeto que é descrito no correspondente método.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Há métodos de classes que podem ser invocados mesmo quando não há instâncias das classes das quais esses métodos são membros; em subclasses, pode-se implementar métodos abstratos de superclasses e algumas linguagens de programação possibilitam que classes tenham atributos que sejam instâncias de outras classes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

Na programação orientada a objetos, uma classe define a estrutura de armazenamento e as funcionalidades associadas a cada objeto da classe, de modo que um objeto instanciado deve ter um ponteiro para a sua classe, permitindo o acesso às funcionalidades dessa classe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

No relacionamentos entre classes, podem existir ligações entre objetos de uma mesma classe; em uma associação ternária existem três papéis; qualquer associação ternária pode ser convertida em associações binárias; se o relacionamento entre as classes A e B é uma composição, na qual A é o todo e B é a parte, as instâncias de A devem ser criadas por código em B.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da orientação a objetos e das linguagens e metodologias de análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens que se seguem.

Um ponteiro é um tipo de objeto destinado a armazenar dados cujos valores devem ser calculados a partir de posições predefinidas na memória.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...