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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
Uma generalização é um relacionamento entre uma classe, chamada superclasse, e variações dessa classe, chamadas subclasses. A superclasse contém atributos, operações e associações comuns às subclasses. As subclasses podem acrescentar atributos, operações e associações específicas. Uma instância de uma subclasse é simultaneamente uma instância das suas superclasses.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
A multiplicidade de uma associação é o mesmo que a sua cardinalidade, ela especifica o número de instâncias de uma classe que podem estar relacionadas a uma instância da classe associada. Se a multiplicidade especifica que uma instância de uma classe pode estar associada com múltiplas instâncias de uma outra classe, então há múltiplas ligações (links) entre cada par de instâncias dessas classes.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
Uma ligação (link) é um relacionamento entre instâncias. Uma associação descreve ligações com estrutura e semântica comuns. Uma instância de uma associação é uma ligação. Uma associação descreve ligações tal como uma classe descreve objetos. Nos diagramas construídos com a UML, associações surgem em diagramas de classe e ligações, em diagramas de colaboração.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos relacionados a programação e Linguagens de Programação Orientadas a Objetos.
I. Na Programação Orientada a Objetos o overflow em operações aritméticas e a divisão por zero não podem ser tratados como exceções.
II. Uma vez que uma exceção é disparada o controle não pode retornar diretamente ao ponto de disparo.
III. Uma exceção termina o bloco no qual ela ocorreu.
IV. O tratamento de exceções é utilizado para tratar erros de sintaxe, isto é, erros que acontecem como resultado da compilação de um programa.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos.
I. Modificações de uma classe base requerem, obrigatoriamente, que as classes derivadas mudem.
II. Uma classe derivada não pode conter atributos adicionais diferentes dos existentes na sua classe base.
III. Criar uma classe derivada não afeta o código-fonte da sua classe base. A integridade de uma classe base é preservada pela herança.
IV. Uma classe derivada contém os atributos e comportamentos de sua classe base.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em algumas linguagens de Programação Orientadas a Objetos, como por exemplo o C++, ao se derivar uma classe a partir de uma classe base, a classe base pode ser herdada como public, protected ou private. Quando a derivação é do tipo public, os membros
public e protected da classe base tornam-se, respectivamente, membros public e protected da classe derivada.
private da classe base serão acessados e utilizados diretamente a partir da classe derivada.
public e protected da classe base tornam-se membros public da classe derivada.
public e protected da classe base tornam-se membros protected da classe derivada.
public, protected e private da classe base tornam-se, todos, membros private na classe derivada, independentemente do tipo de herança utilizada.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Na Programação Orientada a Objetos é correto afirmar que uma Classe
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as seguintes afirmações relacionadas à Programação Orientada a Objetos.
I. Uma mensagem em um objeto é a ação de efetuar uma chamada a um método. Por exemplo, para informar ao objeto "forno" para ele "esquentar", deve-se passar uma mensagem. Para mandar mensagens aos objetos utiliza-se o operador ponto, seguido do método que se deseja utilizar, por exemplo, forno.esquentar().
II. Os Atributos em Programação Orientada a Objetos são os elementos que definem a estrutura de uma Classe. Os atributos podem ser divididos em atributos de instância ou de classe.
III. O Polimorfismo é a criação de objetos que incorporam propriedades e métodos de outros objetos.
IV. A Abstração é o mecanismo utilizado para proteger o acesso direto (referência) aos atributos de uma instância fora da classe onde estes foram declarados.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Dentre os recursos da Programação Orientada a Objetos, um está associado ao mecanismo que permite definir uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse). Outro se preocupa em manter as propriedades e métodos de uma classe no mesmo bloco de código e impõe que a interface para uma classe seja separada da implementação. Esses recursos são conhecidos, respectivamente, por:
encapsulamento e modularidade.
modularidade e coesão.
coesão e polimorfismo.
polimorfismo e herança.
herança e encapsulamento.
Na orientação a objetos, um objeto é composto pelos seus dados e pelas funções que os manipulam, componentes que são conhecidos, respectivamente, por:
processos e atributos.
atributos e métodos.
métodos e propriedades.
propriedades e instâncias.
instâncias e processos.
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